Olavo Egydio Monteiro de Carvalho Olavo Egydio Monteiro de Carvalho

Olavo Egydio Monteiro de Carvalho

Perfil de Olavo Egydio Monteiro de Carvalho
Nome Completo Olavo Egydio Monteiro de Carvalho
Nascimento 24 de fevereiro de 1942
Local de Nascimento Rio de Janeiro, Brasil
Filhos 4
Nacionalidade Brasileiro
Formação Engenharia mecânica
Ocupação Empresário
Estado Civil Casado

Biografia de Olavo Egydio Monteiro de Carvalho

Quem é Olavo Monteiro de Carvalho

Olavo Monteiro de Carvalho é o presidente do conselho de administração do Grupo Monteiro Aranha, empresa fundada por seu avô.

Fazem parte dos investimentos do Grupo Monteiro Aranha, de Olavo Monteiro de Carvalho, a Ultrapar, a Klabin e a Owens-Illinois.

Além de presidir o conselho da holding, Carvalho também é membro do conselho de administração da Klabin e da Ultrapar.

Trajetória de Olavo Monteiro de Carvalho

Olavo Egydio Monteiro de Carvalho é formado em engenharia mecânica pela Technische Universität München, em Munique, na Alemanha.

No país, estagiou na Wolfsburg, matriz da Volkswagen. Depois, na mesma empresa, fez parte da área financeira.

Durante a experiência na Europa, trabalhou na J. Henry Schroder Bank, em Londres, na Inglaterra. Posteriormente migrou para o escritório de Nova York, nos Estados Unidos.

De volta ao Brasil, em 1978, Olavo Monteiro de Carvalho ocupou o cargo de presidente da Monteiro Aranha, empresa fundada por seu avô no início do século XX.

Dois anos após assumir o cargo, Carvalho conduziu a venda da metade da participação acionária da empresa na Volkswagen do Brasil para o governo do Kuwait.

Na época, o Grupo Monteiro Aranha tinha negócios presentes nas áreas automobilística, de telecomunicações, saneamento, no setor financeiro e petroquímico.

No final da década de 1980, Carvalho participou da fundação do Instituto de Estudo para o Desenvolvimento Industrial (IEDI), entidade criada por representantes de grandes empresas nacionais com a proposta de discutir estratégias para o desenvolvimento do Brasil.

Em 1996, Olavo Monteiro de Carvalho deixou a presidência da Monteiro Aranha e assumiu o conselho administrativo da holding.

Já no ano de 1997, Carvalho fundou o Instituto Marquês de Salamanca (IMDS). Por parte da mãe, Maria Salamanca Monteiro de Carvalho, que pertenceu a nobreza espanhola, ele herdou o título de marquês de Salamanca.

O empresário foi também presidente da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ), posto que ocupou de 2005 a 2009.

Carvalho investiu em outras empresas ao longo de sua trajetória. Entre elas estão EcoAqua Soluções, de saneamento industrial, e Bioexton, de tratamento de resíduos orgânicos. Além disso, o empresário também é exportador de cavalos mangalarga marchador.

Olavo Monteiro de Carvalho faz parte do quadro de conselheiros da Klabin e Ultrapar, empresas que o Monteiro Aranha detêm ações.

A Ultrapar é uma das maiores companhia multinegócios do Brasil e exerce posição de liderança em todos os segmentos que atua. O faturamento da empresa é altíssimo. Por isso, a Suno fez um artigo específico sobre o tema, explicando as frentes de atuação e motivos de sucesso da Ultrapar.

Já a Klabin, que também conta com Olavo Monteiro de Carvalho no conselho, é uma das gigantes do mercado de Papel e Celulose. Confira o artigo que Suno preparou falando mais sobre o faturamento da Klabin.

Ler mais

Compartilhe sua opinião