Nevaldo Rocha

  • Nome Completo: Nevaldo Rocha de Oliveira
  • Local de Nascimento: Caraúbas, Rio Grande Norte, Brasil
  • Filhos: 3
  • Idade: 88
  • Nacionalidade: Brasileiro
  • Ocupação: Empresário
  • Fortuna: US$ 1,7 bilhão
  • Estado Civil: Viúvo
  • Redes Sociais:

Quem é Nevaldo Rocha

Nevaldo Rocha de Oliveira é tido como um dos melhores exemplos de empreendedorismo do Brasil. Fundador e dono da Riachuelo, gigante cadeia de lojas especializada em vestuário, ele nasceu em Caraúbas, no interior do Rio Grande do Norte.

Viúvo e pai de três filhos, a história de Nevaldo Rocha de Oliveira é bem diferente da maior parte dos bilionários brasileiros.

De família humilde, morador de uma cidade castigada pela seca no sertão e com pouca oportunidade de estudar, acumulou patrimônio de US$ 1,7 bilhão, de acordo com levantamento da Forbes de 2017.

Hoje, o grupo Guararapes tem sob seu guarda-chuva a Riachuelo, transportadora própria, cartões de crédito, entre outros.

Biografia de Nevaldo Rocha de Oliveira

Ao 12 anos de idade, Nevaldo abandonou a escola e mudou-se para Natal em busca de melhor de vida.

Começou a trabalhar em uma relojoaria e, para melhorar as vendas, ia oferecer os produtos na base de aviadores que tinha na cidade.

Avesso a entrevistas, a biografia de Nevaldo é cheia de lacunas. Sabe-se que ele cresceu como vendedor na loja de relógios e os ganhos permitiram que comprasse o comércio do seu ex-patrão.

A primeira loja de roupas de Nevaldo Rocha foi aberta em parceria com o irmão Newton, na década de 1940. Chamada de A Capital, estava instalada em Natal.

Cerca de quatro anos depois, eles expandiram o negócio: abriram uma confecção própria em Recife. Para vender o que produziam no empreendimento, adquiriram novos pontos de venda.

No final da década de 1950, surgiu o Grupo Guararapes, inicialmente sediado em Recife e depois transferido para Natal. A compra da Riachuelo veio em 1979.

Com a reestruturação proposta por eles, como a venda de roupas a preço de custo, a Riachuelo tornou-se uma rede competitiva.

No país, hoje em dia, entre as varejistas do segmento, só perde em faturamento para a C&A e para a Renner, respectivamente.

Cerca de 30 lojas Riachuelo são abertas por ano em diferentes cidades e estados brasileiros – representa mais de 70% do faturamento do Grupo Guararapes.

Além da Riachuelo, a empreendimento criado por Nevaldo Rocha de Oliveira inclui também a Confecções Guararapes, Midway Financeira, Transportadora Casa Verde e Shopping Midway Mall.

Ao todo, são mais de 40 mil colaboradores diretos e indiretos.

Flávio Rocha, filho de Nevaldo Rocha de Oliveira, foi CEO do Grupo Guararapes até o início de 2018. Abandonou o posto para se candidatar à presidência da república pelo Partido Republicano Brasileiro (PRB).

Na lista da Forbes que contabiliza os bilionários brasileiros, Nevaldo Rocha de Oliveira e sua família apareceram pela primeira vez em 2016.

O modelo de negócio adotado por eles na Riachuelo faz com que o lucro do grupo só cresça, de acordo com matéria da Exame de 2017.

Ainda que seja uma gigante, na Bolsa de Valores o desafio é maior: são negociados todos dias 2 milhões de reais em ações ordinárias da Guararapes. A Renner, concorrente direta, negocia 74 milhões de reais em papéis.

Em 2017, o valor das ações da empresa criada por Nevaldo Rocha de Oliveira cresceu mais do que o dobro da Renner em 2017: 116% contra 49%.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!
Deixe sua opinião sobre Nevaldo Rocha