Naji Nahas

  • Nome Completo: Naji Robert Nahas
  • Data de Nascimento: 3 de novembro de 1947
  • Local de Nascimento: Líbano
  • Idade: 71
  • Nacionalidade: Libanês
  • Ocupação: Investidor
  • Redes Sociais:

Quem é Naji Nahas

Naji Nahas é um empresário libanês que atua como especulador no mercado financeiro. Foi tido como o responsável pela quebra da Bolsa de Valores do Rio de Janeiro em 1989.

Devido a acusação, Naji Nahas ficou preso por um ano em prisão domiciliar e, posteriormente, foi absolvido das acusações.

Naji Nahas mudou-se para o Brasil em 1969 com alguns milhões de dólares cedidos pela família e montou um conglomerado, que incluía empresas, fazendas de produção de coelhos, banco, seguradora e outros.

Trajetória de Naji Nahas

Naji Robert Nahas nasceu no Líbano em 1947. Mudou-se para o Brasil em busca de melhores oportunidades.

Veio para cá em 1969, quando tinha 22 anos. Na mudança, trouxe consigo alguns milhões que herdou da família para começar sua vida nova.

Com a fortuna, Naji Robert Nahas construiu um império que envolvia fábricas, fazendas de produção de coelhos, banco, seguradora, entre outros negócios.

Antes dos 40 anos de idade, já era dono de um conglomerado multimilionário.

Na década de 1980, o empresário começou a investir em ações na Bolsa de Valores do Rio de Janeiro. Ele era dono também de ações em estatais como Vale e Petrobras.

Em 1988, o nome de Naji Nahas tomou as manchetes dos jornais. Na época, ele comprou quantidades enormes de opções de compra de ações da Petrobras no momento que o valor estava baixo.

Por meio de laranjas e com a ajuda de empréstimos bancários, ele contabilizava cada vez mais lucros comprando ações e negociando com ele mesmo, numa forma de manipulação.

Naji Nahas manteve esse tipo de ação por meses, até que o presidente e diretores da Bovespa, insatisfeitos com o jogo de manipulação de Nahas que inflacionava as ações, convenceram credores a pararem de emprestar dinheiro para o investidor.

Sem dinheiro, os cheques sem fundos começaram a aparecer e as corretoras que intermediaram os negócios ficaram com a dívida. A Bovespa então confiscou a carteira de ações de US$ 500 milhões de Nahas, compensando o prejuízo.

Esse evento levou a quebra da Bolsa de Valores do Rio de Janeiro em 1989 e causou fragilidade no órgão, que nunca mais se recuperou.

Naji Nahas foi preso e ficou em reclusão domiciliar por um ano. Depois, foi inocentado do caso.

Em 2008, Naji Nahas foi preso novamente. Ao lado de outros nomes, como o do banqueiro Daniel Dantas, Nahas foi levado pela Polícia Federal durante a ação Satiagraha – operação contra o desvio de verbas públicas, a corrupção e a lavagem de dinheiro. A Satiagraha foi um dos desdobramentos do Mensalão.

A biografia de Naji Nahas está intrinsecamente ligada a Bolsa de Valores do Rio de Janeiro. Se você não entende como funciona uma bolsa de valores e quer investir, a Suno fez um artigo que explica seu funcionamento. Clique e leia.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Deixe sua opinião sobre Naji Nahas
Group 285

O portal que vai te ajudar a começar
a investir.

Todos os conteúdos gratuitos 
da Suno em um só lugar!

revenue

eBook Gratuito

Manual do Investidor

Tudo o que você precisa para dar os primeiros passos na Bolsa de Valores

kisspng-warren-buffett-business-stock-nebraska-sales-warren-buffett-5b5ea4d6586671.9006389715329292383621

eBook Gratuito

Invista Como
Warren Buffett

Aprenda a usar a estratégia do Value Investing, usada pelo maior investidor do mundo!