Mu Hak You

  • Nome Completo: Mu Hak You
  • Local de Nascimento: Coreia do Sul
  • Filhos: 2
  • Idade: 67
  • Nacionalidade: Sul-coreana
  • Ocupação: Investidor
  • Conhecido como: Rei do termo
  • Estado Civil: Casado
  • Redes Sociais:

Quem é Mu Hak You

Mu Hak You é o fundador e dono da GWI Asset Management – gestora com fundo patrimonial de R$ 5,3 bilhões.

Tido como uma figura controversa no mercado, Mu Hak You, por meio de sua empresa, já investiu em companhias como Lojas Americanas e Saraiva. O executivo também raramente concede entrevistas.

Até fevereiro de 2019, Mu Hak You era presidente do conselho administrativo da Gafisa. Deixou o posto quando a GWI Asset Management vendeu sua parte das ações, que já chegou a mais de 50%, na empresa.

Quando era o maior acionista da Gafisa, Mu Hak trocou todo o quadro de administradores e conselheiros do grupo, um dos maiores do ramo imobiliários brasileiro.

Segundo o site Capital Aberto, essa é uma das caraterísticas do investidor, que não se restringe a ter uma pequena participação nas empresas negociadas. O objetivo final é influenciar na gestão.

A revista IstoÉ Dinheiro definiu em uma reportagem Mu Hak You como “persona non grata nas companhias em que investe”.

Trajetória de Mu Hak You

Nascido na Coreia do Sul, Mu Hak You mudou para o Brasil quando tinha 18 anos de idade. O destino escolhido foi a cidade de São Paulo. A trajetória profissional teve início no Bankers Trust, onde atuava nas áreas de fusão e aquisição.

No ano de 1995, fundou, com 13 sócios pertencentes à comunidade sul-coreana, a GWI. Na época, a empresa tratava-se de uma factoring. Contudo, três anos depois, Mu Hak You comprou as ações dos demais sócios e transformou a GWI em uma gestora de ativos.

A IstoÉ Dinheiro descreve que o início da nova empresa refletia a personalidade do dono: as mesas eram todas voltadas para a mesma direção e, de sua baía que ficava no fundo, Mu Hak podia conferir o que os colaboradores faziam ao longo da jornada de trabalho.

A publicação conta ainda que no dia a dia, o investidor mantinha distância dos funcionários e era sempre assessorado por seus familiares, que tinham cargo na GWI.

Boa parte da fortuna de Mu Hak veio da compra da siderúrgica capixaba Tubarão, posteriormente vendida para o conglomerado luxemburguês ArcelorMittal.

Mu Hak You e os contratos a termo

A estratégia de negócio de Mu Hak rendeu a ele o apelido de “o rei do termo”. Isso porque ele utiliza um tipo de contrato que permite deter ações sem desembolsar no presente o valor total das mesmas. Esse tipo de operação futura é utilizada para hedge, mas também pode ser usada em estratégia de especulação de alto risco.

Por usar esse tipo de instrumento, Mu Hak conseguiu por em prática estratégias agressivas de compra de participação em empresas. Com isso, conquistou o papel de investidor que participa diretamente da condução dessas companhias.

O apetite por risco demasiado já rendeu a Mu Hak suspensão do direito de administrar carteiras de valores mobiliários por cinco anos. A punição foi dada pela CVM em maio de 2017.

Nas Lojas Americanas, em 2017, chegou a ser dono de 16,2% das ações – e, com isso, ter uma posição no quadro de conselheiros administrativos. Tempo depois, se desfez de seus papéis na rede varejista.

No ano de 2016, detendo mais de 38% das ações da Saraiva, tentou tomar o controle do grupo. A família Saraiva entrou com ação contra o sul-coreano – até que em 2017 a GWI deixou de ter ações na empresa.

Na Gafisa, empresa que chegou a ser o sócio majoritário com 50,17% das ações, impôs mudança radical no quadro administrativo e de conselheiros. Além das demissões, deixou de pagar fornecedores e passou a renegociar contratos.

Quer aprender a fazer negócios como os grandes investidores? Baixe o e-book e aprenda a estratégia de Warren Buffet.

Em fevereiro de 2019, Mu Hak You deixou a presidência do conselho administrativo da gigante do mercado imobiliário. A mudança se deu com as vendas da ações que a GWI Asset Management possuía no grupo.

Uma das empresas que já despertou interesse de Mu Hak You foi a Lojas Americanas, uma das maiores redes de varejo do mercado brasileiro. A Suno preparou um artigo especial, no qual explica seu faturamento expressivo e o que faz as Lojas Americanas crescer.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Deixe sua opinião sobre Mu Hak You
bull

eBook Gratuito

Como analisar uma ação

Conheça o Passo A Passo para você analisar quais as melhores ações para investir!

Group 285

NÃO VÁ EMBORA AINDA..

O portal que vai te ajudar a começar
a investir.

Todos os conteúdos gratuitos 
da Suno em um só lugar!

Group 285

O portal que vai te ajudar a começar
a investir.

Todos os conteúdos gratuitos 
da Suno em um só lugar!

revenue

eBook Gratuito

Manual do Investidor

Tudo o que você precisa para dar os primeiros passos na Bolsa de Valores

kisspng-warren-buffett-business-stock-nebraska-sales-warren-buffett-5b5ea4d6586671.9006389715329292383621

eBook Gratuito

Invista Como
Warren Buffett

Aprenda a usar a estratégia do Value Investing, usada pelo maior investidor do mundo!