Mikhail Prokhorov

  • Nome Completo: Mikhail Prokhorov
  • Data de Nascimento: 03/05/1965
  • Local de Nascimento: Moscou, Rússia
  • Idade: 53
  • Nacionalidade: Russo
  • Formação: Finanças
  • Ocupação: Político
  • Fortuna: US$ 9,6 bilhões
  • Conhecido como: Mikhail Prokhorov
  • Estado Civil: Solteiro
  • Redes Sociais:

Quem é Mikhail Prokhorov

Mikhail Prokhorov é um magnata, empresário e político, que possui boa parte de sua fortuna e carreira associadas ao setor de mineração, sendo que foi presidente da Norilsk Nickel e da Polyus Gold, duas das maiores empresas do ramo na Rússia. Mikhail também é conhecido no setor financeiro, sendo que já foi banqueiro, além disso é dono da equipe estadunidense de basquete Brooklyn Nets.

Outro campo de atuação de Mikhail Prokhorov é o mercado financeiro. Ele é o criador do fundo de investimento privado Onexim Group, negócio que começou com o valor de 17 bilhões de dólares. O empresário também está entre as pessoas mais ricas do mundo.

Prokhorov tem uma fortuna estimada em 9,6 bilhões de dólares. Valor que o coloca na 158ª posição de pessoa mais rica do mundo, segundo o ranking da Forbes de 2018.

Formando como agente financeiro, o término de sua graduação coincidiu com o fim da União Soviética – URSS.

Algo que contribuiu para que seus primeiros empregos e negócios fossem conturbados.

No início da década de 90, ele trabalhou para a Potain; em 1995, trocou a Potain pela Norilsk Nickel, uma das principais empresas de nickel e paládio da Rússia.

Aproveitando o processo de privatização que acontecia, Mikhail, como tantos empresários como Roman Abramovich, fez fortuna ao comprar parcela de estatais por preços abaixo do mercado.

Principalmente no setor de mineração.

Também foi no período que Prokhorov se aproximou do mercado financeiro. Assumindo cargos de importância em bancos como o MKF e o Onexim.

Em todas a empresas e instituições que ele passou, se tornou acionista posteriormente.

Mais tarde ele se tornou presidente da Polyus Gold.

Em 2007, ele lançou o fundo Onexim Group.

No final de 2011, Mikhail se afastou da governança corporativas que tinha setor privado para se dedicar à política. Concorrendo à presidência da Rússia em 2012.

Trajetória de Mikhail Prokhorov

Mikhail Prokhorov

Mikhail Prokhorov nasceu no dia 3 de maio de 1965, na cidade de Moscou, Rússia.

No final da década de 80 se formou no Instituto de Finanças de Moscou.

Em 1989, se tornou gerente do International Bank for Economic Corporation. Também foi gerente no MKF bank.

O término da URSS favoreceu uma série de empresários, isto porque o processo de privatização das estatais russas burlou uma série de leis e convenções.

Parte da fortuna de Mikhail Prokhorov surge do processo de privatização das empresas russas de minério.

Por muitos anos Mikhail foi o nome forte da Polyus Gold e da Norilsk Nickel, duas das maiores empresas de minério do país.

Outra aproximação de Prokhorov com o estado se deu na relação entre MKF e governo.

A instituição financeira trabalhou em conjunto com o governo em diversas oportunidades, além de ser um dos bancos a mais emprestar dinheiro ao estado em seu período de reestruturação.

Em 2007, ele lançou o fundo Onexim Group. Um fundo de investimentos que administrava inicialmente 17 bilhões de dólares.

Além disso, o negócio de Mikhail tinha sua política voltada para o investimento em empresas com pesquisas voltadas ao campo da nanotecnologia.

Em 2011, Prokhorov decidiu deixar as empresas no qual atuava para se dedicar a carreira política.

Mikhail Prokhorov e a política

Mikhail Prokhorov

Assim como uma série de empresários russos que enriqueceram na década de 90 e depois trilharam o caminho da política, Mikhail seguiu este roteiro.

No final de 2011, ele deixou as posições que ocupava no setor privado para seguir carreira política.

Um ano mais tarde, em 2012, ele concorreu à presidência da Rússia. Na ocasião ficou em terceiro lugar nas eleições, com 7,94% dos votos.

Algum tempo depois ele lançou o “Partido da Plataforma Cívica”.

Como uma das pessoas mais ricas do mundo, Mikhail Prokhorov ainda tem enorme influência e monopólio no setor de mineração russo.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!
Deixe sua opinião sobre Mikhail Prokhorov