Maurizio Billi

  • Nome Completo: Maurizio Billi
  • Data de Nascimento: 1957
  • Local de Nascimento: São Paulo, Brasil
  • Idade: 60
  • Nacionalidade: Brasileiro
  • Ocupação: Presidente da Eurofarma
  • Fortuna: US$ 1 bilhão
  • Conhecido como: Maurizio Billi
  • Estado Civil: Casado
  • Site Oficial: http://www.eurofarma.com.br/
  • Redes Sociais:

Quem é Maurizio Billi

Maurizio Billi é presidente da multinacional farmacêutica Eurofarma. Empresa que está entre as maiores fabricantes de remédios do Brasil e que tem atuação em mais de 20 países. O negócio possui seu foco no mercado latino-americano. Região que, graças à investimento de longo prazo, conseguiu alcançar 87% do mercado.

De acordo com o ranking de bilionários de 2018 da revista Forbes, Maurizio Billi é a 2124ª pessoa mais rica do mundo e 41ª do Brasil, com uma fortuna estimada de 1 bilhão de dólares.

O negócio começou em 1972 pelo imigrante italiano Galliano Billi, pai de Maurizio. Começou conhecida como Fundação Billi Farmacêutica.

O empreendimento se tornou nacionalmente conhecido dez anos após sua inauguração, quando iniciou a produção de penicilina, o primeiro laboratório nacional a fazer isso.

Porém, sua maior expansão se deu nos anos 80.

Em 1993, a Billi Farmacêutica passa a se chamar Eurofarma.

Em 2000, Galliano se afastou do dia a dia da empresa. Fazendo com que Maurizio assumisse a presidência do negócio, no qual atua desde seus 19 anos.

Biografia de Maurizio Billi

Nascido na cidade de São Paulo em 1957, Maurizio Billi é filho de imigrantes italianos.

Seus pais – Galliano Billi e Maria Teresa Caselli –, se mudaram para o Brasil no mesmo ano de seu nascimento. Fato que se deve ao momento que a Itália vivia pós Segunda Guerra Mundial.

Galliano Billi era formado em química. Especialização que utilizou para conseguir seu primeiro emprego no país, no laboratório Lepetit.

Em 1971, o químico iniciou a construção de um prédio localizado Avenida das Nações Unidas, em São Paulo. Um ano após a compra – em 1972 –, a Billi Farmacêutica é fundada naquele local.

A diferença inicial do negócio era um equipamento, o liofilizador, isso porque somento o a Bili possuía tal tecnologia no país. Com isso, o empreendimento da família conseguia prestar serviço para outras farmácias.

No ano de 1976 Maurizio – com 19 anos -, começa a auxiliar o pai nos negócios.

Seis anos depois, o Laboratório ISA é adquirido pelo grupo. O local é responsável pela fabricação de penicilina, atividade pioneira no Brasil até aquele momento.

Também na década 80 a Billi Farmacêutica aumenta sua participação no segmento de OTC com a compra do laboratório Majer Meyer.

Além de começar a investir em uma nova frente, com a linha “Gillian”, que produzia cosméticos e produtos de beleza.

Em 1993, com a expansão da renda do grupo aconteceu uma reformulação na marca. A partir daquele momento o empreendimento começou a se chamar Eurofarma Laboratório Ltda. Empresa que reunia as marcas INAF, ISA e Majer Meyer.

O nome faz referência as origens da família.

No ano de 2000, Galliano Billi afasta-se da rotina do grupo. Maurizio Billi vira presidente Eurofarma em seu lugar.

Durante a primeira década dos anos 2000 e sob nova liderança o negócio começou a atuar em novas frentes.

Um ano depois – em 2001 -, o grupo criou uma unidade de negócios voltado para o setor de medicamentos genéricos. Medida que a partir de 2014 traria um retorno sobre o capital investido milionário, graça ao início da fabricação do genérico do Viagra.

Em 2002, a empresa adquiriu sua primeira subsidiária estrangeira, a Themaxis – localizada na Cidade do México. Iniciando assim a exportação de seus produtos.

Em 2009, iniciou-se o processo de internacionalização da marca através da compra da empresa farmacêutica argentina Quesada, empreendimento com atuação em outros países da América do Sul e América Central.

Um ano depois a multinacional adquire os Laboratorios Gautier e Volta S.A. e Farmindustria S.A. Empresas Uruguai e Chilena respectivamente.

Processo de investimento no exterior que seguiria com a compra da indústria farmacêutica colombiana Merck Sharp & Dohme (MSD), em 2012.

Maurizio Billi também é conhecido pela sua paixão por carros. Tanto que nas horas vagas se arrisca como piloto. O bilionário chegou a vencer a competição Porsche Master Cup do Brasil em 2013.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!
Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Deixe sua opinião sobre Maurizio Billi

eBook Gratuito

Manual do Investidor

Tudo o que você precisa para dar os primeiros passos na Bolsa de Valores