Mark Mobius Mark Mobius

Mark Mobius

Perfil de Mark Mobius
Nome Completo Joseph Benhard Mark Mobius 
Nascimento 17/08/1936
Local de Nascimento Hempstead, Estados Unidos
Idade 84
Nacionalidade Norte-americana, naturalizado alemão
Formação Comunicação
Ocupação Fundador da Mobius Capital Partners
Conhecido Como Mark Mobius
Site Oficial https://www.mobiuscapitalpartners.com/
Redes Sociais Twitter Linkedin

Biografia de Mark Mobius

Quem é Mark Mobius

Mark Mobius é o fundador da Mobius Capital Partners, negócio que tem seu foco voltado na gestão de fundos compostos por ativos de países emergentes. Mark é conhecido por ser um especialista na área, sendo que trabalha no campo desde os anos 70.

Além de sua empresa, Mark Mobius é conhecido, principalmente, por sua atuação Templeton Energing Market Group, onde permaneceu por mais de 30 anos e se tornou um símbolo.

Formado em comunicação e com especialização em economia, Mobius tem a maior parte de sua carreira destinada ao trabalho e estudo de mercados emergentes.

Área em que focou em sua trajetória na Templeton Energing Market Group e que seu negócio, a Mobius Capital Partners, tem como foco.

Tal carreira faz com que Mark seja um dos nomes mais conhecidos deste campo, recebendo diversos prêmios ao longo dos anos.

Trajetória de Mark Mobius

Mark Mobius

Joseph Benhard Mark Mobius nasceu em 17 de agosto de 1938, na cidade de Hempstead, Nova Iorque, Estados Unidos.

Após concluir o colegial, Mark ingressou na Universidade de Boston, onde se graduou em comunicação. Na mesma instituição de ensino, ele concluiu seu mestrado, também na área de comunicação.

Ainda no campo acadêmico, Mobius concluiu, nos anos 60, seu Ph.D. em economia pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), ele ainda tem cursos de especialização pela Universidade de Wisconsin, Universidade do Novo México e Universidade de Kyoto.

Antes de começar sua carreira na Templeton, Mark trabalhou por um tempo na Vickers-da-Costa, empresa que atua na área de valores mobiliários.

Mobius também foi presidente da International Investment Trust Company, grupo que ficava localizado no Taiwan.

Porém, o empresário foi ganhar relevância quando foi contratado pela  Templeton Energing Market Group, em 1987.

Mark permaneceu no fundo privado até 2018, sendo que durante o período ele ganhou protagonismo na área do grupo voltada para mercados emergentes.

Mobius foi por vários anos o gerente-chefe do Fundo de Investimento em Mercados Emergentes da Templeton (TEMIT), chegando a ser responsável por US$ 50 bilhões em portfólio de mercados emergentes.

Além de ser responsável por 50 fundos mútuos.

Em 2015, Mark anunciou que aposentaria da empresa. Em 2018, ele deixou o cargo após 31 anos.

Naquele mesmo ano, o executivo fundou a Mobius Capital Partners, negócio focado em mercados emergentes.

Mark Mobius e os mercados emergentes

Mark Mobius

O currículo faz com que Mark seja considerado um dos maiores especialistas de assuntos ligados à mercados emergentes, sendo que tem atuação na área há 40 anos.

Não à toa, no final dos anos 90, Mobius chegou a servir no Fórum Global de Governanças Corporativa do Banco Mundial, fazendo parte do Grupo Consultivo do Setor Privado e no posto de liderança da área de Força-Tarefa de Responsabilidade do Investidor.

Seu trabalho no campo também foi reconhecido diversas vezes, sendo que ele já esteve presente na lista das “50 pessoas mais influentes” da Bloomberg, além de ter ganho diversos prêmios de destaque.

Frequentemente Mark tem espaço em grandes mídias para passar seu conhecimento sobre assuntos ligados a economia global.

Nos últimos tempos Mark Mobius vem ganhando destaque por sua defesa da compra do ouro, como opção para a baixa nos juros. Para entender como funciona a compra e cotação do ouro, leia o artigo da Suno sobre o tema.

Ler mais

Compartilhe sua opinião