Mário Henrique Simonsen

  • Nome Completo: Mário Henrique Simonsen
  • Data de Nascimento: 19/02/1935
  • Local de Nascimento: Rio de Janeiro, Brasil
  • Data de Falecimento: 09/02/1997
  • Filhos: 3
  • Nacionalidade: Brasileiro
  • Conhecido como: Mário Henrique Simonsen
  • Redes Sociais:

Quem é Mário Henrique Simonsen

Mário Henrique Simonsen foi um economista brasileiro que teve a maior parte de sua trajetória voltada para carreira de Estado. Especialista em macroeconomia, Mário Henrique ocupou cargos de relevância no governo, principalmente na década de 70.

Mário Henrique Simonsen ainda é conhecido por sua trajetória como professor, sendo que deu aulas na Fundação Getúlio Vargas (FGV) e na Universidade de Brasília (UNB).

Formado em engenharia e economia, Simonsen atuou tanto no setor privado quanto público ao longo de sua carreira.

Destaque, principalmente, por ter ocupado o posto de ministro nos Ministério da Fazenda e Ministério do Planejamento, na década de 70.

Mário Henrique ainda é lembrado por sua atuação no banco Bozano.

A Ordem dos Economistas do Brasil nomeou Simonsen, nos anos de 1970 e 1995, como economista do ano do país.

Mário Henrique morreu no dia 9 de fevereiro de 1997, aos 62 anos de idade, por insuficiência respiratória, decorrência de um câncer de pulmão.

Trajetória de Mário Henrique Simonsen

Mário Henrique Simonsen

Mário Henrique Simonsen nasceu no dia 19 de fevereiro de 1935, na cidade do Rio de Janeiro, Brasil.

Proveniente de uma família de classe média alta carioca, Mário Henrique frequentou escolas tradicionais do Rio de Janeiro durante a juventude. No período ele se destacou por sua capacidade em matemática e pelo seu autodidatismo.

Após encerrar o colegial, Simonsen ingressou no curso de engenharia civil da extinta Escola Nacional de Engenharia da Universidade do Brasil.

Posteriormente ele se formou, também, em economia, na Faculdade de Economia e Finanças do Rio de Janeiro (SUESC).

Sendo que era pós-graduado em econometria. Área da economia que tem Irving Fisher como um dos principais pesquisadores e divulgadores.

Na carreira acadêmica, Mário Henrique foi professor de economia da FGV, sendo que o economista contribuiu na criação na Escola de Pós-Graduação em Economia (EPGE) da instituição.

Outra instituição que Simonsen lecionou foi na UNB, como professor convidado.

Ao longo da carreira, Mário Henrique se destacou no setor bancário. Com maior destaque para o período, quando ainda jovem, em que foi sócio-consultor da instituição de investimentos Banco Bozano.

Segundo o próprio, foi o período que mais ganhou dinheiro. E defende que teve ‘sorte’ no caso, por ser amigo de infância de Júlio Bozano, que o convidou para ser sócio minoritário do negócio.

A Consultec, negócio voltado a prestar consultorias, foi outra empresa que que Simonsen trabalhou por um determinado período de sua trajetória profissional.

Ao longo de sua trajetória Mário Henrique foi autor de diversos artigos e livros, como destaque, principalmente, para o livro Macroeconomia (1989) e a obra Ensaios Analíticos (1994).

Mário Henrique Simonsen e o governo federal

Mário Henrique Simonsen

Durante a década de 60, Simonsen ocupou o posto de presidente do Banco Central do Brasil (BACEN).

Entre 1969 e 1974, ele foi presidente do Movimento Brasileiro de Alfabetização (MOBRAL). No período, o economista foi figura atuante no Conselho Monetário Nacional.

Como era especialista em macroeconomia, Mário Henrique tinha boa parte de seu trabalho voltado para questões ligadas a: inflação, nível de emprego e contenção monetária.

Tais características contribuíram para que ele fosse escolhido no início de 1974, por Ernesto Geisel, para o cargo de Ministro da Fazenda do Brasil. Função que ocupou até março 1979.

Naquele mesmo mês, João Figueiredo, sucessor de Geisel, nomeou Simonsen como Ministro do Planejamento, posição que ficou até agosto de 1979.

Por sua influência no setor privado, no governo federal e no sistema de ensino, Mário Henrique Simonsen é considerado um dos economistas de maior relevância de sua geração. Não à toa, ao longo de sua carreira foi presidente do Bacen. Para entender a importância o Banco Central, a Suno tem um artigo sobre o tema.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Deixe sua opinião sobre Mário Henrique Simonsen
Group 285

O portal que vai te ajudar a começar
a investir.

Todos os conteúdos gratuitos 
da Suno em um só lugar!

revenue

eBook Gratuito

Manual do Investidor

Tudo o que você precisa para dar os primeiros passos na Bolsa de Valores

kisspng-warren-buffett-business-stock-nebraska-sales-warren-buffett-5b5ea4d6586671.9006389715329292383621

eBook Gratuito

Invista Como
Warren Buffett

Aprenda a usar a estratégia do Value Investing, usada pelo maior investidor do mundo!