Márcio Appel

  • Nome Completo: Márcio Appel
  • Data de Nascimento: 1973
  • Idade: 45
  • Nacionalidade: Brasileiro
  • Formação: Engenheiro eletrônico
  • Ocupação: Direto da Adam Capital
  • Conhecido como: Márcio Appel
  • Site Oficial: http://adamcapital.com.br/
  • Redes Sociais:

Quem é Márcio Appel

Márcio Appel

Márcio Appel é cofundador e acionista da Adam Capital, uma das maiores empresas de gestão de capital do país. O negócio de Márcio acumula mais de 26 bilhões de reais em patrimônio, valor adquirido em quase três anos de existência. Para se ter uma ideia, se este valor estivesse distribuído apenas no Brasil, a Adam estaria na 18ª colocação em ativos, pelos dados demostrados pela Anbima no primeiro trimestre de 2018.

O sucesso meteórico de Márcio Appel fez com que o investidor ganhasse os holofotes do mercado a ponto de o colocarem como a figura que guia o mercado.

O currículo de Márcio Appel é diretamente ligado ao setor bancário.

Sua primeira profissão após se formar foi no extinto banco Bozano Simonsen, na instituição financeira o jovem ficou por cinco anos.

Em 2000, o Bozano foi comprado pela multinacional espanhola Santander.

Na transição Márcio mudou de área, assumindo o setor de construção de asset da organização no país.

A mudança da área de atuação foi um risco que o investidor quis correr, como contou o próprio em entrevista ao O Globo em 2017.

Durante sete anos em que ele fez parte do grupo, o investidor ganhou experiência em um campo pouco explorado em sua carreira até então, o mercado financeiro.

Em 2008, ele aceitou o desafio de ser o responsável pela gestão dos fundos do Banco Safra.

Durante seu tempo na instituição, sua eficiência e habilidades no mercado melhoraram, ainda assim seu nome ainda era desconhecido pelo setor.

No final de 2015, Appel deixou o grupo Safra com objetivo de  fundar, em parceria com André Salgado, a gestora de recursos Adam Capital.

A empresa lançou quatro fundos desde então, os dois principais são: Adam Macro II e a Adam Advanced II. O primeiro equivale a quase metade do patrimônio total do grupo.

Outro fator de destaque é a idade de Márcio Appel, aos 45 anos já é um dos maiores investidores do Brasil.

O nascimento do investidor Márcio Appel

Márcio Appel

Márcio Appel nasceu no ano de 1973, no bairro de Leblon, cidade do Rio de Janeiro.

Seu sonho de infância era trabalhar na NASA.

Por tal desejo, Appel ingressou no curso de engenharia aeronáutica no Instituto Tecnológico de Aeronáutica – ITA, em 1990.

Porém, em 1992, o jovem se interessou por outro assunto, finanças.

Em 1992, Márcio transferiu seu curso para engenharia eletrônica.

No campo acadêmico, ele também possui MBA pela University of Michigan.

Após se formar, em 1995, o engenheiro foi contratado como trainee do banco Bozano. Em seu período na instituição, ele chegou ao cargo de tesoureiro.

Nas mudanças estabelecidas pelo Santander pós compra do Bozano, em 2000, Márcio mudou para área de captação de ativos da empresa.

Chegando ao posto de Head do Santander Asset Management.

Na busca por novos desafios, Appel se mudou, em 2008, ao grupo criado por Joseph Safra.

Na organização ele ocupou, por quase sete anos, o cargo de diretor da Safra Asset Management, braço responsável pela gestão de fundos do grupo.

Em outubro de 2015, Márcio decidiu seguir carreira independente no mundo dos investimentos ao criar a Adam Capital.

No processo, ele ficou com 70% de porcentagem do grupo, os 30% restantes ficaram divididos entre sete sócios que ele conhece há mais de 15 anos.

O nome do negócio foi escolhido como homenagem ao seu avô.

Em 2016, o investidor abriu à captação seus primeiros fundos multimercado. Todas as suas frente acumularam ganhos acima da média do mercado.

A rápida ascensão do empresário no universo dos investimentos chamou a atenção de especialistas do setor.

Segundo Márcio, uma das principais dicas é tentar adquirir um portfólio de ações que “sintam” menos as oscilações de curto prazo da bolsa de valores.

A forte personalidade de Márcio Appel também é destaque em sua trajetória no mercado financeiro, principalmente quando faz declarações que apontam um caminho oposto ao da grande maioria.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!
Deixe sua opinião sobre Márcio Appel