Marc Rich Marc Rich

Marc Rich

Perfil de Marc Rich
Nome Completo Marcell David Reich
Nascimento 18/12/1934
Local de Nascimento Antuérpia, Bélgica
Data de Falecimento 26 de junho de 2013
Filhos 3
Nacionalidade Belga
Conhecido Como Rei do Petróleo

Biografia de Marc Rich

Quem é Marc Rich

Marc Rich, também conhecido como Rei do Petróleo, foi um bilionário comerciante de commodities em empresas de todo mundo. Faleceu em 2013.

Marc Rich também se tornou um dos maiores fugitivos da história dos Estados Unidos. Ele passou a fugir da justiça em 1983, depois de ser condenado por mais de 50 crimes.

Entre as acusações ao empresário estão fraude eletrônica, desvio de fundos, fraude fiscal e violação do embargo ao Irã.

Foi perdoado pelo então presidente norte-americano Bill Clinton em 2001.

Trajetória de Marc Rich

Marc Rich

Nascido em 1934 na cidade da Antuérpia, na Bélgica, Marcell David Reich foi com os pais para os Estados Unidos em 1941, fugindo dos nazistas, na Segunda Guerra.

Marc Rich estudou na New York University por apenas um semestre. Na época, largou o curso para trabalhar na atual Phibro LLC.

No grupo, ocupou o posto de revendedor de metais – foi quando aprendeu sobre mercados internacionais de matéria-prima e comércio exterior com países subdesenvolvidos.

Mais tarde, já fora da Phibro LLC, fundou com o amigo Pincus Green a Marc Rich + Co. AG, na Suíça.

Com o tempo, a empresa de Rich foi renomeada para Glencore Xstrata Plc.

Foi a partir da própria empresa que mudou os rumos no comércio de petróleo pelo mundo. Marc Rich acreditava que o petróleo, assim como outras matérias-primas, poderiam ser negociados com menos capital e menos ativos do que os grandes produtores de petróleo pensavam, se apoiados por financiamento bancário.

Ao longo da carreira, ele criou laços que facilitaram sua incursão no ramo do petróleo com nações subdesenvolvidas e regimes ditatoriais.

Entre os governos com que fez negócios estão a Cuba de Fidel Castro, Nicarágua, Angola, Romênia e Chile – todos países em situações políticas delicadas na época.

Em declaração ao biógrafo Daniel Ammann, revelou que o que fez de mais importante e lucrativo em sua carreira foi violar embargos comerciais internacionais; além de fazer negócios com o regime do apartheid, na África do Sul.

Sempre se colocando como um empresário, ele não se arrependia dos negócios que fazia. Dizia não ser político e negociava com quem queria negociar com ele, vendendo para quem queria o bem de consumo que ele tinha.

Marc Rich e o Oriente Médio

Um dos casos mais emblemáticos de sua carreira foi a relação criada por Marc Rich com o Oriente Médio.

Ao contornar embargos, conseguiu negociar barris de petróleo com Irã e Iraque. Vendeu o produto pelo dobro do preço para o governo dos Estados Unidos.

A partir do petróleo iraniano, fez também negócio com outros países, como Israel.

Marc Rich e a lei

Rich foi, ao lado dos sócios, um dos donos da 20th Century Fox na década de 1980. Mas, à época, começaram a pipocar acusações dos Estados Unidos contra ele.

Ele conseguiu vender sua parte na empresa e, 1983, foi condenado a 300 anos de prisão por ter cometido dezenas de crimes.

Entre as acusações estavam fraude eletrônica, desvio de fundos e fraude fiscal.

Marc recebeu as acusações na Suíça e, desde então, não retornou mais aos Estados Unidos.

Marc Rich recebeu perdão do presidente Bill Clinton em 2001. Até 2010, três anos antes de falecer vítima de um derrame, a fortuna dele era estimada em US$ 1 bilhão.

Ler mais

Perfis Relacionados a Marc Rich

Compartilhe sua opinião