Mansueto Almeida

Quem é Mansueto Almeida

Mansueto Almeida

Mansueto Almeida é secretário do Tesouro Nacional desde de 2018, além de ocupar o cargo de chefe na Secretaria de Acompanhamento Econômico, um dos órgãos do estado responsável por tratar assuntos como a reforma econômica do país, fator diretamente relacionado a melhoria no grau de investimento feito do Brasil.

Mansueto Almeida também é conhecido por sua atuação no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – Ipea. Ele é considerado um dos principais nomes do país se tratando de contas públicas.

Mansueto se formou em economia, na área ele também possui o título de mestre.

Almeida é um funcionário de carreira do Ipea, estando desde 1995, relacionado ao instituto.

Inicialmente ele foi contratado como coordenador-geral de Política Monetária e Financeira na Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda. Ocupando por dois anos a posição.

Desde então passou por mais algumas posições no órgão. Experiência que fez com que fosse um nome de respeito dentro do setor público.

Tanto que, em 2014, atuou como consultor do candidato a presidência Aécio Neves, do PSDB.

Em 2016, Mansueto Almeida virou Secretário na Secretaria de Acompanhamento Econômico – Seae.

Foi o início da carreira de Mansueto Almeida na Fazenda.

O contexto político e econômico fez com que o economista assumisse em uma área com complexidades e em crise. Ainda assim sua figura é bem vista pela situação.

Com o passar do tempo ele também ganhou maior confiança de seus pares no setor.

Como secretário ele faz parte de uma equipe que tem suas ações direcionadas – especialmente – a três pilares.

São eles: ajuste fiscal, reforma da legislação trabalhista e na reforma da previdência.

Após a substituição de Henrique Meirelles do seu cargo no Ministério da Fazenda, no início de 2018, a equipe econômica passou por algumas mudanças. Na reformulação Mansueto assumiu a chefia do Tesouro Nacional.

Carreira de Mansueto Almeida

Mansueto Almeida

Mansueto Facundo de Almeida Junior nasceu no dia 30 de setembro de 1967, na cidade de Fortaleza, capital do estado de Ceará.

Almeida se formou em economia pela Universidade Federal do Ceará – UFC, em 1989.

Um ano mais tarde se mudou para cidade de São Paulo para realizar seu mestrado na Universidade de São Paulo – USP. Em 1994, concluiu sua especialização com ênfase em macroeconomia.

Quatro anos mais tarde, em 1998, ele faria sua tese de doutorado no Massachusetts Institute of Technology – MIT, no Estados Unidos, porém não chegou a apresentaka.

Em sua trajetória no Ipea, Mansueto ocupou diversos cargos.

Incluindo o de assessor da Comissão de Desenvolvimento Regional e de Turismo do Senado Federal por determinado período na primeira década dos anos 2000.

Por ser um funcionário de carreira, a sua imagem no meio sempre foi vista de forma mais respeitosa.

Em maio de 2016, Almeida teve um breve retorno ao Ipea. Porém, foi convidado a assumir posto no Ministério da Fazenda.

Integrando a equipe econômica do então ministro da fazenda Henrique Meirelles.

O economista sempre é lembrado como uma figura de posições fortes e que não se importava em comentar assuntos mais delicados.

Desde que assumiu cargo de alto escalão no governo, Mansueto defende a redução de gastos e aumento na arrecadação como medida para estancar os déficits apresentados pelo governo.

Política que ele já apoiava antes de ser convidado para sua função na Fazenda.

Outro assunto que o economista se posiciona é em relação à reforma da previdência, colocando o assunto como uma das prioridades a serem resolvidas pelo governo.

Em abril de 2018, Henrique Meirelles deixou seu cargo no Ministério da Fazenda e foi substituído por Eduardo Guardia.

Entre as mudanças do processo, Mansueto Almeida se tornou secretário chefe do Tesouro Nacional. Um de seus objetivos de ajustar o Risco País do Brasil.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!
Deixe sua opinião sobre Mansueto Almeida