Maílson da Nóbrega Maílson da Nóbrega

Maílson da Nóbrega

Perfil de Maílson da Nóbrega
Idade 78
Nome Completo Maílson Ferreira da Nóbrega
Nascimento 14/05/1942
Local de Nascimento Cruz do Espírito Santo, Paraíba, Brasil
Nacionalidade Brasileiro
Formação Economia
Ocupação Economista
Site Oficial http://mailsondanobrega.com.br/

Biografia de Maílson da Nóbrega

Quem é Maílson da Nóbrega

Maílson da Nóbrega é um economista e ex-Ministro da Fazenda do governo de José Sarney. Ele foi sucedido no cargo por Zélia Cardoso de Mello.

Maílson da Nóbrega é autor de três obras: O Brasil em Transformação, publicada em 2000; O futuro chegou: instituições e desenvolvimento no Brasil, de 2005; e Além do feijão com arroz, de 2010, que assina ao lado de Louise Sottomaior e Josué Leonel.

Ele também tem um blog sobre economia e política no site da revista Veja.

Trajetória de Maílson da Nóbrega

Maílson da Nóbrega é natural de Cruz do Espírito Santo, na Paraíba. Graduou em economia em 1976 pela Faculdade de Ciências Econômicas Contábeis e de Administração do Distrito Federal (CEUB).

Contudo, desde 1963 é funcionário do Banco do Brasil.

No Ministério da Fazenda ingressou na década de 1970, onde passou por diversos cargos. Em 1988, foi nomeado Ministro da Fazenda do então presidente do Brasil José Sarney.

Na época, ele declarou que faria uma economia “feijão com arroz”, sem planos miraculosos para manter a política econômica estável. Mas inflação que já superava 400% em 1987, aumentou.

Ele também não conseguiu renegociar a dívida externa brasileira como pretendia. O grande marco de sua gestão à frente do Ministério da Fazenda foi o Plano Verão.

Foi durante o Plano Verão, último do governo Sarney e posto em prática em 1989, que foi criado o Cruzado Novo. Contudo, assim como as outras tentativas de conter o acúmulo da inflação, o Plano Verão foi um fracasso.

Com a mudança de governo, em 1990, já distante do cargo de ministro, Maílson da Nóbrega começou a trabalhar como consultor financeiro. Ao lado de outros sócios, criou MCM Consultores Associados.

Ele deixou a empresa em 1995 e em 1997 começou a construir a Tendências Consultoria Integrada, que tem como sócio o ex-presidente do Banco Central Gustavo Loyola.

Antes de ser articulista na Veja, Maílson da Nóbrega escreveu para os jornais Folha de São Paulo e O Estado de São Paulo.

Nóbrega é também o idealizador do documentário O Brasil Deu Certo. E Agora?. A obra audiovisual fala sobre a conquista da estabilidade política e econômica no Brasil e os desafios ao crescimento do país. O filme foi lançado em 2013.

Você sabe quais as funções do Ministério da Fazenda? O Ministério da Fazenda está entre as principais instituições da economia brasileira. As suas ações são, inclusive, importantes para definir o futuro do mercado de capitais brasileiro.

Em resumo, o Ministério da Fazenda é o órgão responsável pela definição e pela execução da política econômica nacional. Também é responsável pelas contas da União, através da Secretaria do Tesouro Nacional. Para entender tudo sobre o Ministério da Fazenda, atual Ministério da Economia, confira este artigo da Suno.

Ler mais

Compartilhe sua opinião