Luiz Cezar Fernandes Luiz Cezar Fernandes

Luiz Cezar Fernandes

Perfil de Luiz Cezar Fernandes
Nome Completo Luiz Cezar Fernandes
Nascimento 1945
Local de Nascimento Santa Rita do Passa Quatro, Brasil
Nacionalidade Brasileiro
Formação Contabilidade
Ocupação Banqueiro
Conhecido Como Luiz Cezar Fernandes
Estado Civil Casado
Redes Sociais Linkedin

Biografia de Luiz Cezar Fernandes

Quem é Luiz Cezar Fernandes

Luiz Cezar Fernandes é o banqueiro responsável pela criação do banco Pactual – atual BTG Pactual – , sendo que o empresário foi um dos maiores atores da bolsa de valores no Brasil nas décadas de 80 e 90. Luiz Cezar também é sócio da GRT Partners e tem participação direta em outros negócios.

Luiz Cezar Fernandes tem a maior parte de sua carreira voltada ao setor bancário e ao mercado financeiro. Ele é um dos responsáveis diretos pela criação dos primeiros bancos de investimentos do país, o Pactual. Antes, participou da criação do Banco Garantia, no qual foi sócio de Jorge Paulo Lemann.

Na última década, Fernandes apareceu na mídia por ter problemas financeiros e pelas questões judiciais envolvendo a Fazenda Marambaia. Ele teve que deixar o local em 2018 depois de uma extensa disputa midiática.

Trajetória de Luiz Cezar Fernandes

Luiz Cezar Fernandes nasceu no ano de 1945, na cidade de Passa Quatro, interior do estado de São Paulo, Brasil.

Sua primeira experiência profissional se deu quando tinha 12 anos, período em que trabalhou como mensageiro do Nossa Caixa. Posteriormente ele também prestaria serviços para o Banco Brasileiro de Descontos, atual Bradesco.

Após encerrar o colegial, Luiz Cezar ingressou no curso de contabilidade. Especialização que concluiu em 1963.

Nos anos seguintes, Fernandes seguiu se especializando na área econômica, principalmente, nas questões ligadas ao mercado financeiro.

Durante a década de 70, Luiz Cezar Fernandes participou da criação do Banco Garantia.

Em 1983, Luiz Cezar criou o Pactual. Ele foi importante no crescimento da instituição financeira, sendo que foi o sócio majoritário e ocupou a presidência do negócio por mais de uma década. Nesse período, era um dos homens mais ricos do Brasil.

Contudo, ele deixou a instituição após entrar em desacordo com sócios menores do negócio na época, como André Esteves.

No período, a maior desavença entre Fernandes e seus pares se deu em relação ao rumo que queriam dar ao banco.

Luiz Cezar defendia que o Pactual deveria ser um banco voltado para o varejo, já a outra ala apostava que o futura da instituição deveria ser exclusivamente um banco de investimentos.

Em 1999, Fernandes deixou definitivamente o Pactual. Um ano mais tarde ele lançou o fundo Marambaia Capital, carteira que preside por quase duas décadas.

Em abril de 2012, Luiz Cezar assumiu a função de diretor-presidente da LAEP Investments Ltd., cargo que ficou por oito meses.

No mesmo ano, também assumiu o posto de diretor da Invixx.

A Fazenda Marambaia

Luiz Cezar Fernandes

Após deixar o Pactual, Luiz Cezar começou a se dedicar a Fazenda Marambaia, uma propriedade rural perto da cidade de Petrópolis, estado do Rio de Janeiro.

A propriedade era famosa por se uma das mais sofisticadas do país. Além disto, Fernandes era conhecido por sua criação de ovelhas, sendo que por vezes figuraram no ranking das melhores reprodutoras do país.

Com a situação financeira do banqueiro se deteriorando, em 2010, ele teve que requisitar empréstimo aos antigos sócios do Pactual para que não perdesse a propriedade, avaliada em R$ 12 milhões na época.

Contudo, Luiz Cezar Fernandes não conseguiu arcar com os compromissos e, em 2018, a justiça determinou que Fernandes deixasse a propriedade.

Ler mais

Perfis Relacionados a Luiz Cezar Fernandes

Paulo Guedes
Economistas Paulo Guedes
André Jakurski
Investidores André Jakurski

Compartilhe sua opinião