Lírio Parisotto

  • Nome Completo: Lírio Albino Parisotto
  • Data de Nascimento: 18/12/1953
  • Local de Nascimento: Nova Bassano, Brasil
  • Filhos: 1
  • Idade: 64
  • Nacionalidade: Brasileiro
  • Formação: Medicina
  • Ocupação: Investidor
  • Fortuna: US$ 1,6 bilhão
  • Conhecido como: Lírio Parisotto
  • Estado Civil: Divorciado
  • Redes Sociais:

Quem é Lírio Parisotto

Lírio Parisotto é o fundador da empresa VideoLar. Lírio também é um investidor do mercado de ações com renome, seguindo critérios parecidos aos utilizados pelo megainvestidor Warren Buffett, no qual ele mantem uma cartela fixa de ações em empresas mais seguras.

De acordo com o ranking de bilionários de 2018 da revista Forbes, Lírio Parisotto é a 1477ª pessoa mais rica do mundo e 33ª do Brasil, com uma fortuna estimada de 1,6 bilhão de dólares.

Desde jovem, no interior do Rio Grande do Sul, Lírio Parisotto tinha consigo o objetivo claro de ganhar dinheiro.

Trabalhando na fazenda; graduando-se médico; sendo bancário; atuando como comerciante e gerente de um frigorífico, o gaúcho sempre foi inquieto.

Porém, foi no entrando no ramo industrial que ele se “acalmou”. Setor onde Lírio Parisotto e ViodeoLar começaram uma longa relação, que durante mais de duas décadas foi diária.

A fábrica ficou conhecida como a primeira fabricante de videocassetes no Brasil. Também foi uma das pioneiras na produção de DVDs e Blu-ray.

Ainda assim, o rápido crescimento da VideoLar está diretamente relacionado ao seu tato de investidor. Também foi nesse início de empreendimento que começou a “nascer” a figura do investidor Lírio Parisotto.

O bilionário justifica que soube aprender com as derrotas e vitórias, situações naturais no universo complexo do mercado, para conseguir bons resultados.

Biografia Lírio Parisotto

Lírio Parisotto nasceu no dia 18 de dezembro de 1953, na cidade de Nova Bassano, próximo à Caxias do Sul, interior do Rio Grande do Sul.

O garoto passou a infância ajudando seus pais no minifúndio da família. Aos 13 anos decidiu que a vida no campo não era o que queria.

Formou-se médico pela Universidade Caxias do Sul. Atividade que não exerceu por muito tempo. Lírio também foi bancário por um tempo e trabalhou em um frigorífico.

Lírio Parisotto só fixou seu foco e tempo quando inaugurou sua empresa.

Porém em 1986, um pouco antes de abrir seu negócio, o gaúcho voltou seu foco para economia e como aprender a investir. Ainda assim sua primeira experiência não foi positiva. Ele perdeu 200 mil reais em escolhas equivocadas.

Em 1988 Lírio Parisotto lança a VideoLar. Empresa pioneira na fabricação de videocassetes no Brasil.

Investimento que se provou acertado. Entretanto que teve seu crescimento facilitado quando seu dono entrou novamente no mercado.

Mesmo após a experiência frustrante de perder 200 mil reais, Lírio arriscou-se novamente no mercado.

Se preparou e estudou mais o mercado de ações e no início da década de 90, investiu 2 milhões de dólares, valor que se multiplicou por quatro.

Com esses 8 milhões de dólares ele fez a VideoLar crescer de forma acelerada, além de comprar outra parte da empresa e se tornar dono de 100% do negócio.

Empreendimento que tocou no dia a dia até 2007, quando, com 53 anos, deixaria o cargo de presidência. Assumindo o conselho.

Com o tempo restante, Lírio começou a dedicar mais tempo ao seu “hobby”, como o próprio diz, de investidor.

Desde 1998 o bilionário tem uma carteira no qual fez investimento inicial de 6 milhões de dólares. No qual existem cerca de 12 empresas fixas em que e reinveste todos os dividendos.

Como Lírio Parisotto defende, o fundamental para todo investidor é saber onde investir dinheiro. Por mais que pareça um conselho simples, o bilionário alerta que muitos se perdem na bolsa de valores por ganância e falta de paciência.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!
Deixe sua opinião sobre Lírio Parisotto