Laércio Cosentino

  • Nome Completo: Laércio José de Lucena Cosentino
  • Data de Nascimento: 1960
  • Local de Nascimento: São Paulo, Brasil
  • Idade: 58
  • Nacionalidade: Brasileiro
  • Formação: Engenheiro eletricista
  • Ocupação: CEO da Totvs
  • Conhecido como: Laércio Cosentino
  • Site Oficial: https://www.totvs.com/home
  • Redes Sociais:

Quem é Laércio Cosentino

Laércio Cosentino é fundador e CEO do grupo Totvs, maior desenvolvedora de softwares da América Latina. A empresa que Laércio criou aos 23 anos tem valor de mercado avaliado em 4,3 bilhões de reais. O empresário detêm cerca de 17% das ações da companhia.

O empreendimento de Laércio Cosentino nasceu após ele firmar parceria com seu chefe. A sociedade deu início a Microsiga, em 1983. Até 2005 o negócio seguiu levando esse nome.  No início de 2006, já como Totvs, a companhia abriu seu capital na Bovespa, o dinheiro ganho no processo foi revertido na compra de suas principais concorrentes em território nacional, a RM Sistemas, em 2006, e dois anos depois, em 2008, a Datasul.

O nascimento da organização se deu quando Laércio, com 23 anos, trabalhava como diretor de processamento de dados Siga. Naquele ano ele e seu chefe Hernesto Haberkorn, fundador da Siga, fizeram uma parceria para abrir a Microsiga.

A sociedade nasceu com o objetivo de produzir softwares destinado aos pequenas e médios negócios.

Em 1989 a Microsiga acoplou o outro empreendimento de Haberkorn, a Siga.

Laércio Cosentino e seu sócio apostaram no crescimento da organização através da expansão de franquias.

Na primeira década dos anos 2000 a empresa teve enorme acréscimo financeiro após a entrada de um fundo de investimento e abertura de ações na bolsa. Capital que fez com que ela viesse a se tornar o maior negócio do ramo na América Latina.

Em 2011 a receita líquida da Totvs chegou na casa do bilhão, gerando o valor de 1,07 bilhão de reais.

Biografia de Laércio Cosentino

Laércio José de Lucena Cosentino nasceu na cidade de São Paulo no ano de 1960.

Após concluir o ensino médio, ingressou na Politécnica da Universidade de São Paulo – USP. Nesse período decidiu fazer sua especialização em engenharia elétrica.

“Sempre gostei muito de inovar e criar, esse foi um dos pontos que me fez escolher engenharia para cursar”, contou Laércio Cosentino em entrevista ao portal Na Prática.

Em paralelo com a faculdade, ele começou a estagiar na Siga, empresa de Haberkorn.

Período em que Laércio atuou como programador, analista, gestor e, por fim, diretor.

Em 1983 eles firmaram parceria e fundaram a Microsiga. Seis anos depois a Siga começou a fazer parte da Microsiga.

A “lei” de oferta e demanda do setor no período estava direcionada às pequenas e médias empresas, e foi justamente nesse ponto que a sociedade cresceu. Além de investirem no setor de franquias.

Já consolidada no mercado, o negócio de Laércio é renomeado, em 2005, para Totvs.

Um ano depois, em 2006, os sócios colocam as ações do negócio para serem negociadas na Bovespa. Também no período um fundo de investimento aposta no empreendimento.

Com o dinheiro arrecadado nesse processo, a sociedade compra suas principais concorrentes em solo nacional: RM Sistemas e Datasul.

Investimento que foi responsável para que a Totvs se tornasse a empresa do setor com maior valor de mercado da América Latina, alcançando uma receita líquida de 1,07 bilhão de reais.

Outro grande responsável pelos resultados gerado foi a Totvs erp, programa que auxilia no planejamento de recursos das empresas.

A companhia abriu em 2011 seu escritório no Vale do Silício.

Dois anos mais tarde, em 2013, adquiriu sete empresas de softwares brasileiras.

No ano de 2014 investiu mais de 75 milhões de reais na compra da empresa Virtual Age. No fim de 2015 a Totvs pagou 550 milhões de reais para comprar a Bematech, empreendimento que atua no setor de automação comercial.

Em 2013, Laércio Cosentino deixou o cargo de presidente do conselho da companhia, ainda assim segue atuando como CEO da empresa líder em vendas de software na América Latina.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!
Deixe sua opinião sobre Laércio Cosentino