José Luís Cutrale

  • Nome Completo: José Luís Cutrale
  • Data de Nascimento: 17/09/1946
  • Local de Nascimento: São Paulo, Brasil
  • Filhos: 3
  • Idade: 71
  • Nacionalidade: Brasileiro
  • Ocupação: Dono da Sucocitrico Cutrale Ltda.
  • Fortuna: US$ 2,4 bilhões
  • Conhecido como: Rei da Laranja
  • Estado Civil: Casado
  • Site Oficial: http://www.cutrale.com.br/
  • Redes Sociais:

Quem é José Luís Cutrale

José Luís Cutrale é dono e administrador da empresa processadora de suco concentrado de laranja Sucocitrico Cutrale Ltda. Negócio responsável por controlar aproximadamente um terço do mercado mundial referente ao produto da fruta. E desde 2015 investe alto em novos setores. Como na parceria com Joseph Safra, do Banco Safra, em que investiu 1,3 bilhão de dólares na compra da marca americana Chiquita Brands.

De acordo com o ranking de bilionários de 2018 da revista Forbes, José Luís Cutrale é a 1020ª pessoa mais rica do mundo e 20ª do Brasil, com uma fortuna estimada de 2,4 bilhões de dólares.

Negócio que se destaca, em especial, pela produção de banana. Seguimento em que se coloca como uma das líderes mundiais no cultivo e distribuição da fruta em escala mundial.

Porém, que produz e distribui também outros produtos agrícolas, como, por exemplo: abacaxis, produtos para saladas e chips de frutas.

O Rei da Laranja, como José é conhecido nos negócios, se viu pressionado a investir em novas frentes pela constante queda em escala mundial da venda de suco de laranja.

Muito se deve pela última década, em que além de sofrer com a crise no cultivo, ocasionado por pragas, foi o acusado de liderar um cartel de exportadores de laranja.

José também detêm quase 20% da Coca Cola – FEMSA, empresa mexicana de bebidas parceira em distribuição da The Coca-Cola Company.

Biografia José Luís Cutrale

José Luís Cutrale nasceu no dia 17 de setembro de 1946, na cidade de São Paulo.

Filho único, José logo cedo foi se adaptando aos negócios que seu avô, Giuseppe Cutrale, tocava desde o início da década de 50.

Comprando e vendendo laranjas pelos Mercados Municipais dos estados do Rio de Janeiro e São Paulo, Giuseppe conseguiu juntar capital para comprar sua primeira fazenda, a Santa Alice, localizada na cidade de Bebedouro, interior de São Paulo.

No ano de 1956, o avô inaugura Citrícula Brasileira Ltda. Empresa que exportava o fruto “in natura” para países europeus e árabes.

Porém, o grande salto do negócio se dá quando José Cutrale Junior, pai de José Luís Cutrale, assume o empreendimento.

Pensando em um investimento a longo prazo o empresário compra da Suconasa, empresa fabricante de suco de laranja instalada em Araraquara, interior paulista. E renomeará para Sucocítrico Cutrale Ltda.

Durante as décadas seguintes, o negócio da família Cutrale foi expandindo e abrindo novas fábricas, como a Unidade de Colina e a aquisição de outras, caso da Fábrica de Conchal, ambas no estado de São Paulo.

Desde 2004, após o falecimento de seu pai José Cutrale Junior, José Luís Cutrale é quem administra o empreendimento.

Na companhia de sua esposa, Graziela Cutrale, e seus três filhos o empreendimento começou a realizar investimentos maiores em novos negócios.

Também em 2004 o empreendimento compra 16,9% da Coca Cola-FEMSA no Brasil pelo valor de 50 milhões de dólares.

Em 2012 a Sucocitrico Cutrale Ltda. inicia a comercialização de soja.

No ano de 2015 – em parceria com o Grupo Safra -, o rei da laranja adquire a marca Chiquita Brands, gigante do mercado da banana.

Por ser uma empresa de capital fechado, somente após esse processo foi liberado o valor patrimonial do conglomerado de José Luís Cutrale, avaliado em mais 5 bilhões de dólares.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!
Deixe sua opinião sobre José Luís Cutrale