José Leopoldo Figueiredo José Leopoldo Figueiredo

José Leopoldo Figueiredo

Perfil de José Leopoldo Figueiredo
Nome Completo José Leopoldo Figueiredo
Nascimento 1958
Nacionalidade Brasileira
Formação Economia
Ocupação Fundador da Quintessa
Conhecido Como Léo Figueiredo

Biografia de José Leopoldo Figueiredo

Quem é José Leopoldo Figueiredo

José Leopoldo Figueiredo é um dos sócios fundadores da corretora Hedging-Griffo, uma das gestoras de fundos de investimento com maior sucesso da história da bolsa de valores nacional. A empresa chegou a administrar R$ 40 bilhões em sua carteira. O investidor deixou o negócio em 2009.

Fora da Hedging-Griffo, José Leopoldo Figueiredo é conhecido como o fundador do Quintessa, negócio voltado para auxiliar novos empreendedores e fomentar ideias inovadoras para o mercado nacional.

Com graduação em direito e economia, além da especialização em administração, José Leopoldo Figueiredo tem a maior parte de sua carreira voltada ao mercado financeiro

Trajetória de José Leopoldo Figueiredo

José Leopoldo Figueiredo nasceu no ano de 1958.

No campo acadêmico Léo Figueiredo, como é conhecido, tem formação em economia pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP) e direito pela Faculdade de Direito do Largo do São Francisco (USP).

Posteriormente, Figueiredo fez pós-graduação em administração na Fundação Getulio Vargas (FGV).

José Leopoldo atua no mercado financeiro desde o início dos anos 80, quando se tornou um dos sócios fundadores na Griffo Corretora de Valores.

Em 1986, o economista assumiu o posto de administrador da Hedging-Griffo Corretora de Valores. Um ano mais tarde, em 1987, Figueiredo foi promovido para função de diretor superintendente.

Quer dar os primeiros passos no mercado financeiro? Baixe o e-book e aprenda a investir na Bolsa de Valores.

O economista ainda trabalhou do desenvolvimentos e administração dos setores de: mercado futuro, mercado de capitais e administração de fundos.

Posteriormente, também ocuparia o posto de diretor da área de private banking do grupo, função que ocupou até 2009, quando deixou o grupo após quase três décadas.

Fora da Hedging-Griffo, o maior destaque na trajetória profissional de José Leopoldo é no Quintessa. A organização fundada pelo próprio economista, em 2010, é voltada para auxiliar no desenvolvimento de novos empreendimentos nacionais através de práticas modernas de gestão.

A empresa auxilia na captação de investimentos, busca de parceiros e em programas de aceleração das novas empresas.

Figueiredo também é conhecido por auxiliar na criação de projetos ligados à recursos humanos dentro de grandes empresas.

História da Hedging-Griffo

Formada no início da década, a Hedging-Griffo entrou para história do mercado nacional como uma das gestoras de recursos com maior sucesso na bolsa nacional. A corretora chegou ao posto de deter o maior hedge fund do mundo fora dos Estados Unidos.

O nome de maior destaque desse período foi Luis Stuhlberger. Empresário de personalidade reclusa, ainda assim que se caracterizou pela forma profissional e dedicada de atuar no mercado, como contou José Leopoldo em entrevista à Revista Piauí.

Léo Figueiredo ainda declara que parte do sucesso do negócio se deu pelo equilíbrio entre suas capacidades no trato com pessoas e a competência administrativa de Stuhlberger.

Em 2006, a Hedging-Griffo foi vendida ao banco de investimentos Credit Suisse First Boston pelo valor de R$ 653 milhões.

José Leopoldo Figueiredo é lembrado como um dos responsáveis por gerir um dos maiores fundos hedge do mercado financeiro nacional. Para entender sobre fundos multimercado, leia o artigo da Suno sobre o assunto.

Ler mais

Compartilhe sua opinião