João Vitor Menin João Vitor Menin

João Vitor Menin

Perfil de João Vitor Menin
Nome Completo João Vitor Nazareth Menin Teixeira de Souza
Nascimento 1982
Filhos 3
Nacionalidade Brasileiro
Formação Engenharia civil
Ocupação CEO do Banco Inter
Conhecido Como João Vitor Menin
Estado Civil Casado
Redes Sociais Twitter

Biografia de João Vitor Menin

Quem é João Vitor Menin

João Vitor Menin é CEO do Banco Inter, um dos primeiros bancos digitais do Brasil. O executivo atua há cerca de dez anos na instituição, tendo estado à frente de alguns dos principais acontecimentos envolvendo a empresa.

Além disso, João Vitor Menin ainda é conhecido por ser filho de Rubens Menin, co-fundador e presidente da construtora MRV.

Formado em engenharia, João Vitor Menin nunca trabalhou na área. Ainda em seu período de faculdade, ele se interessou na época pelo universo das finanças.

Iniciou sua carreira no campo financeiro no Banco Intermedium, o qual se tornaria, posteriormente, o Banco Inter.

Desde 2015, Menin ocupa a presidência do grupo, sendo um dos grandes responsáveis pelas investidas na área da tecnologia.

Sob sua gestão, o Banco Inter alcançou o posto de maior banco digital do país. O objetivo de João Vitor é que a instituição financeira alcance a marca de 1,5 milhões de clientes até o final de 2019.

Trajetória de João Vitor Menin

João Vitor Menin

João Vitor Menin nasceu no ano de 1982. Após terminar o colegial, João Vitor começou a cursar engenharia civil pela Universidade Fumec, muito por influência do tamanho que a empresa de seu pai havia atingido. Tanto que, durante seu período na graduação, Menin chegou a estagiar como engenheiro na MRV.

Porém, foi nesse período que ele conheceu outro negócio de sua família, a financeira Intermedium. Em 2004, antes de se formar, saiu de sua posição na MRV para se tornar estagiário naquela instituição.

No período, a empresa era um pequeno negócio e  tinha seu foco voltado apenas ao empréstimo de dinheiro para pessoas que buscavam financiar um imóvel.

Em 2005, Menin se formou em engenharia. Contudo, não chegou a trabalhar profissionalmente na área. O seu interesse para a área financeira fez com que, posteriormente, o executivo obtivesse um MBA em finanças pelo Ibmec.

Nos anos seguintes, o empresário ocupou cargos nas áreas de investimento, comercial e controladoria da empresa. Período que lhe rendeu experiência para assumir o posto de diretor, em 2008, quando o Intermedium se tornou banco.

O primeiro destaque foi o lançamento da conta virtual Intermedium. Isso já sinalizava que o caminho que os gestores da empresa optaram por seguir estava direcionado ao digital.

Em dezembro 2015, Menin assumiu a presidência da instituição financeira.

João Vitor Menin e o Banco Inter

João Vitor Menin

Aos 33 anos de idade, Menin se tornou CEO da Banco Intermedium. Na época, o empresário tinha o objetivo definido de investir no campo digital. Aproveitando como a área era inexplorada no Brasil, o banco se tornou pioneiro em solo nacional.

Em 2017, a empresa foi renomeada para Banco Inter. Ainda naquele ano, foi anunciado que a instituição faria seu IPO. A operação foi realizada em 2018. A abertura de capital na bolsa de valores brasileira rendeu ao Inter R$ 772 milhões.

O valor levantado foi fundamental para que a empresa presidida por Menin continuasse crescendo. Ainda em 2018, a instituição financeira alcançou a marca de 1 milhão de clientes.

João Vitor Menin, além de ser um executivo conhecido no setor financeiro, é mais um integrante da família Menin no campo empresarial. Para conhecer a história de seu pai, Rubens Menin, leia o perfil da Suno sobre o empresário. 

Ler mais

Perfis Relacionados a João Vitor Menin

Sergio Furio
Empreendedores Sergio Furio

Compartilhe sua opinião