João Roberto Marinho

  • Nome Completo: João Roberto Marinho
  • Data de Nascimento: 16/09/1953
  • Local de Nascimento: Rio de Janeiro, Brasil
  • Filhos: 3
  • Idade: 64
  • Nacionalidade: Brasileiro
  • Ocupação: Empresário
  • Fortuna: US$ 2,4 bilhões
  • Estado Civil: Casado
  • Redes Sociais:

João Roberto Marinho, 64 anos, é empresário e um dos herdeiros de Roberto Marinho. A família controla, ainda hoje, o Grupo Globo, que surgiu em 1911 pelas mãos de Irineu Marinho, seu avô.

Nascido na cidade do Rio de Janeiro (RJ), em setembro de 1953, João Roberto Marinho começou a trabalhar na empresa familiar em 1973. À época, foi ser repórter na editoria Geral do jornal O Globo.

Casado e pai de 3 filhos, preside, dentro do Grupo Globo, o Conselho Editorial e Conselho Institucional e é vice-presidente do Conselho de Administração. Em relatos disponíveis sobre João Roberto, ele é citado por pessoas que já trabalharam ao seu lado como um homem gentil e que sabe ouvir o que os outros têm a dizer.

Embora o Grupo Globo esteja à frente de diversas mídias – e é mais facilmente lembrado pela maior emissora de televisão do Brasil -, João Roberto Marinho já declarou, em entrevista ao Globo, em 2012, que a melhor mídia ainda é o papel.

Além do tino para ser um dos controladores do maior conglomerado de comunicação do Brasil, João Roberto Marinho também é um exímio cavaleiro amador. Tanto que, em 2010, foi campeão brasileiro na categoria por equipes.

Biografia de João Roberto Marinho

Natural do Rio de Janeiro, João Roberto Marinho, atualmente com 64 anos, é filho de Roberto Marinho com Stella Goulart Marinho. Começou a trabalhar na empresa de mídia da família em 1973. Ele ingressou como repórter, na editoria Geral, do jornal O Globo. Ficou no posto por um tempo, até partir para a função de diagramador no Segundo Caderno, seção do jornal.

Voltou a ser repórter, mas agora ocupando um posto na editoria de Esportes – nessa área, chegou ao posto de subeditor. Depois, foi transferido, no mesmo cargo, para o caderno de Economia.

Com apenas cinco anos dentro da redação do Globo, João Roberto Marinho já tinha muito experiência.
Era hora de conhecer diferentes áreas. Ele passou então pelas áreas de produção do periódico – a experiência fez com que assumisse, já no ano seguinte, o cargo de diretor de produção.

Entre as funções, estava coordenar os diversos setores do tradicional veículo impresso. Bem-sucedido, assumiu, em 1982, a vice-presidência de O Globo. Em 1985, o empresário acumulou também a vice-presidente da Rede Globo de Televisão – permaneceu nessa vaga até 1997.

João Roberto Marinho foi eleito, em 1991, o diretor-geral da Fundação Roberto Marinho, braço do grupo sem fins lucrativos que investe em projetos educacionais e culturais. Ocupou a vaga até 1994.

Ao lado dos irmãos (Roberto Irineu e José Roberto) e do pai, deixou, em 1998, as funções executivos no grupo por um tempo. Juntos, formaram o Conselho de Gestão das Organizações Globo, voltado para questões estratégicas do grupo.

A lista dos bilionários brasileiros da Forbes, lançada em 2018, apontou que o patrimônio isolado de João Marinho é de US$ 2,4 bilhões.

Atualmente, João Roberto Marinho é vice-presidente do Conselho de Administração, presidente do Conselho Editorial do Grupo Globo e presidente do Conselho Institucional. Ocupa também a vice-presidente da Associação Nacional de Jornais e da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert).

Gostou do conteúdo? Compartilhe!
Deixe sua opinião sobre João Roberto Marinho