Jean Tirole

  • Nome Completo: Jean Tirole
  • Data de Nascimento: 9 de agosto de 1953
  • Local de Nascimento: Troyes, França
  • Idade: 65
  • Nacionalidade: Francês
  • Formação: Economia
  • Ocupação: Economista
  • Redes Sociais:

Quem é Jean Tirole

Jean Tirole é um economista francês premiado com o Nobel de Ciências Econômicas em 2014. Seu trabalho é reconhecido pela capacidade de analisar o poder de mercado.

Atualmente, Jean Tirole é presidente da fundação Jean-Jacques Laffont na Escola de Economia de Toulouse, França, e diretor do Instituto de Economia Industrial, na University Capitole.

Autor de mais de 200 artigos acadêmicos na área econômica, Jean Tirole também assina a autoria de dez livros, como The Theory of Industrial Organization e Game Theory.

Trajetória de Jean Tirole

Jean Tirole é um francês nascido em Troyes em 9 de agosto de 1953.

É engenheiro com diploma pela École Polytechnique e École Nationale des Ponts et Chaussées.

Tirole é pós-graduado pela Universidade Paris Dauphine. Conquistou o doutorado em 1978 pela mesma instituição.

Em 1981, Jean Tirole conquistou um PhD em economia pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts, nos Estados Unidos.

A tese, intitulada Essays in economic theory, foi orientada por Eric Maskin.

Após receber o PhD, Jean Tirole atuou como pesquisador na École Nationale des Ponts et Chaussées. Ocupou o posto de 1981 a 1984.

De 1984 a 1991, foi professor do Instituto de Tecnologia de Massachusetts.

Em sua carreira acadêmica, se destacou em 1988 quando ajudou a definir a teoria moderna da organização industrial, sintetizando os principais resultados da teoria dos jogos em relação à compreensão dos mercados não competitivos.

Já entre 1994 e 1996, Jean Tirole exerceu o cargo de professor de economia na École Polytechnique.

Participou ao lado de Jean-Jacques Laffont do projeto que originou a Toulouse School of Economics – local em que hoje atua como presidente do conselho.

Em 1998, foi presidente da Econometric Society, nos Estados Unidos. Já em 2001, presidiu a European Economic Association em 2001.

Atualmente, Jean Tirole é membro do Académie des Sciences Morales et Politiques, do Conseil d’analyse Économique e do Conseil Stratégique de la Recherché.

Entre as obras que publicou, estão: The Prudential Regulation of Banks, Financial Crises, Liquidity and the International Monetary Syste, The Theory of Corporate Finance e Économie du bien commun.

Entre os prêmios que recebeu ao longa da carreira, Jean Tirole foi contemplado, em 2014, o Nobel de Ciências Econômicas.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!
Deixe sua opinião sobre Jean Tirole