Jayme Garfinkel

  • Nome Completo: Jayme Brasil Garfinkel
  • Data de Nascimento: 30/11/1945
  • Local de Nascimento: São Paulo, Brasil
  • Filhos: 2
  • Idade: 72
  • Nacionalidade: Brasileiro
  • Formação: Engenheiro civil
  • Ocupação: Investidor
  • Fortuna: US$ 2 bilhões
  • Estado Civil: Casado
  • Site Oficial: https://www.portoseguro.com.br
  • Redes Sociais:

Quem é Jayme Brasil Garfinkel

Jayme Brasil Garfinkel é o presidente do conselho de administração da Porto Seguro Seguros, terceira maior empresa do ramo no Brasil. É o maior acionista da empresa, com 40% das ações.

Formado em engenharia civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), em 1970 e pós-graduado em administração de empresas pela Faculdade Getúlio Vargas, em 1975, Jayme Brasil Garfinkel é filho de Abrahão Garfinkel, fundador da Porto Seguro.

A empresa familiar começou de maneira tímida, em 1972, e cresceu sob o comando de Jayme.

Ele começou a carreira na seguradora como assistente de diretoria e, com a morte do pai em 1978, assumiu a liderança do grupo.

Foi sob o comando de Jayme Garfinkel que, na década de 1990, que a Porto Seguro começou a ofertar serviços personalizados, como mão de obra para trocar o sifão de uma pia, por exemplo. Isso permitiu que a Porto Seguro cobrar um valor maior pela apólices.

Biografia de Jayme Brasil Garfinkel

Nascido em 1945, Jayme começou a trabalhar na Porto Seguro logo que o pai adquiriu a empresa. Iniciou a carreira como assistente de diretoria, mas assumiu o comando poucos anos depois, após a morte do pai.

Formando em engenharia civil pela USP e pós-graduado em administração de empresas pela FGV, Jayme Brasil Garfinkel foi o grande responsável pela ascensão da Porto Seguro no Brasil.

Com milhões de segurados na cartela de clientes e cerca de 25 mil corretores, a guinada veio a partir da década de 1990, quando a seguradora passou a oferecer aos clientes serviços do dia a dia, que vão desde a troca da luzes no carro ao conserto de chuveiro em residências.

Mas a trajetória para que a Porto Seguro Seguros se torna-se uma empresa tão grande envolveu muitos dramas familiares.

Como revelou na Semana Pró-PME, realizada pelo jornal Estadão em 2017, a relação com a irmã Stela teve altos e baixos por quase 20 anos – motivadas, principalmente, pela relação dele com o cunhado.

Ainda de acordo com Jayme, tudo só se tornou mais tranquilo quando a Porto Seguro abriu capital e ele comprou a parte de Stela. Mesmo com a entrada do banco Itaú, o herdeiro ainda mantém 40% das ações.

Para investidores, a dica é paciência, como revelou no evento Semana Pró-PME: “A dificuldade existe e temos que lidar com ela. Paciência é a chave do sucesso”, afirmou.

Em matéria da Época Negócios, foi revelada a austeridade com que Jayme Brasil Garfinkel trata os funcionários que são familiares. Foi assim com o sobrinho Marcelo Blay e com os filhos.

Se a trajetória da Porto Seguro para estar entre as maiores empresas brasileiras não foi rápida, o empresário se mostrou assertivo nas decisões.

A dica dada por ele é que não dá para ser puramente emocional. Mas é importante saber que a emoção vai interferir muitas vezes – logo, é preciso saber lidar com isso.

Atualmente à frente do conselho de administração da Porto Seguro Seguros, Jayme Brasil Garfinkel está entre os maiores bilionários do Brasil. De acordo com levantamento da Forbes de 2018, o patrimônio dele vale US$ 2 bilhões.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!
Deixe sua opinião sobre Jayme Garfinkel