Jack Welch

  • Nome Completo: John Frances Welch Jr.
  • Data de Nascimento: 19/11/1935
  • Local de Nascimento: Peabody, EUA
  • Filhos: 4
  • Idade: 82
  • Nacionalidade: Estadunidense
  • Formação: Engenheiro químico
  • Ocupação: Consultor
  • Conhecido como: Jack Welch
  • Estado Civil: Casado
  • Site Oficial: https://www.ge.com/br/
  • Redes Sociais:

Quem é Jack Welch

Jack Welch é um dos maior gestores da história. Título que conseguiu, principalmente, por seu trabalho na General Electric Company – GE. Como CEO, de 1981 até 2001, Jack fez com que a empresa se tornasse uma gigante de escala mundial, alcançando o top 3 de maiores empreendimentos do EUA em 2017 em receita bruta.

Muito do sucesso da gestão de Jack Welch à frente da GE é relacionado à algumas práticas implementadas por ele, especialmente no assunto transparência e no modo direto da demonstração do resultado do exercício da multinacional. 

Jack Welch tem formação em engenharia química.

A relação entre Jack Welch e General Electric iniciou em 1960, quando o então recém-formado foi contratado na função de engenheiro químico.

Porém, sua habilidade de administrador e suas estratégias agressivas de marketing fizeram ele alçar voos maiores dentro do conglomerado.

Após 21 anos de sua chegada, Welch se tornou o oitavo Chairman e CEO da história do grupo.

Seu modelo de gestão fez com que o grupo obtivesse muito sucesso em seu período na posição de líder.

Uma das principais práticas implementadas pelo engenheiro de formação era a de encarar a multinacional como um pequeno negócio nas questões burocráticas.

O executivo também foi um dos grandes responsáveis por aumentar e diversificar as áreas de atuação do negócio.

Em 2001, após 21 anos na função, Welch deixou a liderança da GE. No período o grupo já estava entre os maiores do mundo.

Welch também é conhecido por seus livros e por sua coleção de prêmios, no qual, ganhou a honraria de Gestor do Século em 1999, cedida pela revista Fortune.

Quase duas décadas após sua saída da GE, Jack continua ativo, como consultor.

Carreira de Jack Welch

John Frances Welch Jr. nasceu no dia 19 de novembro de 1935, na cidade de Preabody, estado de Massachusetts, no Estados Unidos.

Em 1960 se formou em engenharia química pela Universidade de Massachusetts. Mais tarde se tornou doutor na área, cursando sua especialização na Universidade de Illinois.

Foi nesse período que Welch iniciou sua trajetória na General Eletric, aos 25 anos. Mesmo contratado como engenheiro químico, sua capacidade fez com que conseguisse promoções em sequência.

Ainda que no início ele tenha recebido uma proposta financeira mais vantajosa para trabalhar na International Minerals & Chemicals, porém foi convencido a permanecer no grupo.

Em 1972, Welch chegou ao cargo de vice-presidente da empresa. Cinco anos mais tarde, em 1977, se tornou vice-presidente sênior, e, em 1979 alcançou a posição de vice-presidente do conselho de administração.

No ano de 1981, Jack foi nomeado para CEO da GE. Com 46 anos, se tornou o empresário mais jovem a assumir a presidência da empresa.

Sua gestão foi dividida em dois momentos, chamados de: Hardware e Software.

A “Hardware” foi baseada na implementação de um projeto no qual cada divisão do conglomerado tinha o objetivo de se estabelecer na primeira ou segunda colocação em seu segmento de mercado.

Já a “Software” foi focada no investimento dos profissionais da empresa, buscando que iniciativas criativas fossem cada vez mais frequentes.

Muito do sucesso das duas fases se deve à liderança de Jack Welch.

As características de desburocratizar as decisões e – principalmente – criar um modelo de transparência para toda equipe surtiram efeito.

Em 2001 Jack se aposentou da GE, após 41 anos na empresa, sendo que 20 como presidente executivo.

Welch saiu com o crédito de ser um do principais responsáveis em estabelecer a GE uma empresa de sucesso em escala global.

O executivo é autor de alguns livros. Os de maior sucesso foram “JACK: Straight From The Gut”, “Jack: definitivo”, em português e “Winning”, “Paixão por Vencer”, em português.

Jack Welch ainda atua na função de consultor de um grupo CEOs escolhidos pela revista Fortune.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!
Deixe sua opinião sobre Jack Welch