Irving Fisher Irving Fisher

Irving Fisher

Perfil de Irving Fisher
Nome Completo Irving Fisher
Nascimento 27 de fevereiro de 1867
Local de Nascimento Nova York, Estados Unidos
Data de Falecimento 29 de abril de 1947
Nacionalidade Norte-americano
Formação Economia

Biografia de Irving Fisher

Quem é Irving Fisher

Irving Fisher foi um economista, já descrito como um dos maiores que os Estados Unidos teve. É tido como um dos primeiros economistas neoclássicos do país.

Teoria Quantitativa da Moeda de Irving Fisher foi essencial para o surgimento da escola do monetarismo. Teoria que enfatiza o papel da política monetária para a estabilidade da macroeconômica de uma economia de mercado através de instrumentos como alteração na oferta de moeda e de outros meios de pagamento.

Após uma extensa lista de contribuições filosóficas sobre economia, surgiram conceitos nomeados com seu sobrenome, como:

A reputação de Irving Fisher foi relativizada após declarações envolvendo a quebra a Grande Depressão de 1929, que abalou os Estados Unidos.

Na época, ele alegou que “mercado de ações havia atingido um patamar permanentemente alto”.

E as teorias que seguiram sua ideia para explicar o ocorrido – como a defesa das moedas bancárias e alternativas de reserva total – foram ignoradas em detrimento das observações de outros teóricos.

Trajetória de Irving Fisher

Irving Fisher

Irving Fisher é natural de Nova York. Ele nasceu em 27 de fevereiro de 1867.

Ele é formado em economia pela Yale University e também PhD na mesma área e pela mesma instituição de ensino.

Embora gostasse de matemática, percebeu que, atuar como economista o ajudaria a contribuir mais para suas preocupações sociais.

Publicada em 1982, sua primeira grande teoria, Mathematical Investigations in the Theory of Value and Prices, foi amplamente elogiada.

Além de Yale, Fisher também estudou em instituições de ensino em Berlim e Paris. No final da década de 1890, tornou-se professor de Yale, no departamento de economia.

Seu trabalho como contratado da instituição vai além da sala de aula. Ele editou o Yale Review e atuou em institutos e organizações de assistência social.

Ao lado de outros colegas, ele ajudou a fundar e foi o primeiro presidente da Econometric Society, na década de 1930.

Aliás, Fisher foi um grande entusiasta da econometria.

A pesquisa de Irving Fisher é resumida em capital, orçamento de capital, mercados de crédito e os fatores (incluindo a inflação) que determinam as taxas de juros. As ideias estão expressas na obra The Theory of Interest.

Nove dias antes da Grande Depressão de 1929, ele previu o que estava por vir, mas não da maneira correta. Por meses após o ocorrido, disse que a situação melhoraria.

As ideias dele foram refutadas e muito de sua reputação se perdeu.

Entre as principais obras de Irving Fisher estão: The Nature of Capital and Income, The Money Illusion e The Stock Market Crash and After.

Ler mais

Perfis Relacionados a Irving Fisher

Compartilhe sua opinião