Hugo Barra

  • Nome Completo: Hugo Barra
  • Data de Nascimento: Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil
  • Local de Nascimento: 28 de outubro de 1976
  • Idade: 42
  • Nacionalidade: Brasileiro
  • Formação: Engenheiro
  • Ocupação: Executivo
  • Redes Sociais:

Quem é Hugo Barra

O brasileiro Hugo Barra é o vice-presidente da empresa norte-americana Oculus, braço do Facebook que elabora produtos de realidade virtual. Antes disso, teve diversas funções em gerenciamento de produtos no Google; na Europa e nos Estados Unidos.

Hugo Barra saiu do Google para ingressar na chinesa Xiaomi. Ele deixou a empresa antes da fabricante de produtos eletrônicos abrir IPO na bolsa de valores de Hong Kong. Como ex-funcionário, recebeu mais de R$ 800 milhões.

Trajetória de Hugo Barra

Hugo Barra

Hugo Barra nasceu em Belo Horizonte, em Minas Gerais, no Brasil.

Ele cursou engenharia elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). No decorrer do curso, transferiu a graduação para o Massachusetts Institute of Technology (MIT).

Enquanto estudante do Massachusetts Institute of Technology, Barra estagiou em diversos grupos multinacionais como Walt Disney, Merrill Lynch e Netscape.

No ano 2000, ao lado de outros colegas que conheceu no MIT, fundou uma startup que desenvolveu um software móvel de reconhecimento de voz. A empresa chamava-se LOBBY7.

Três anos mais tarde, a LOBBY7 foi adquirida pela ScanSoft – a fusão das empresas deu origem a Nuance Communications.

Dentro da Nuance Communications, Hugo Barra ocupou cargos de gerência e desenvolvimento de negócios.

Em 2008 juntou-se ao Google, na sede de Londres. Na época, a vaga ocupada por Hugo era a de gerente de produtos para mobile.

Dois anos mais tarde, entrou para o time responsável pelo Android. Em 2012, chegou ao cargo de vice-presidente da divisão responsável pelo Android.

Deixou a empresa criada por Larry Page e Sergey Brin em 2013, para assumir o posto de vice-presidente internacional da Xiaomi – empresa chinesa fabricante de produtos eletrônicos.

Permaneceu na Xiaomi até 2017, quando anunciou seu retorno ao Vale do Silício, nos Estados Unidos.

A volta de Hugo Barra para o país norte-americano ocorreu em função do Facebook, empresa pela qual foi contratado para compor o time responsável da Oculus, envolvida com realidade virtual.

Na época, ele postou em sua página oficial do Facebook:

“Estou animado para compartilhar minha próxima aventura quando retornar ao Vale do Silício – em alguns meses, vou me juntar ao Facebook como VP de realidade virtual (VPVR!) e liderar a equipe da Oculus.

O CEO da Xiaomi, Lei Jun, sempre diz que a maior vocação de um engenheiro é tornar os avanços tecnológicos rápidos e prontamente disponíveis para o espectro mais amplo possível da humanidade. Essa será minha missão no Facebook e estou ansioso para construir o futuro da tecnologia imersiva com Mark Zuckerberg, Brendan Trexler Iribe, Mike Schroepfer e os visionários da equipe Oculus”.

Um ano depois de deixar a Xiaomi, a chinesa abriu capital na bolsa de valores de Hong Kong. Como ex-funcionário, Hugo Barra recebeu mais de R$ 800 milhões pelas ações que detinha.

Ao longo dos anos, o trabalho de Hugo Barra foi reconhecido por veículos internacionais como Wired e Business Insider. Já a brasileira Época incluiu Barra entre os brasileiros mais influentes do mundo em duas ocasiões: 2011 e 2013.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Deixe sua opinião sobre Hugo Barra
Group 285

NÃO VÁ EMBORA AINDA..

O portal que vai te ajudar a começar
a investir.

Todos os conteúdos gratuitos 
da Suno em um só lugar!

Group 285

O portal que vai te ajudar a começar
a investir.

Todos os conteúdos gratuitos 
da Suno em um só lugar!

revenue

eBook Gratuito

Manual do Investidor

Tudo o que você precisa para dar os primeiros passos na Bolsa de Valores

kisspng-warren-buffett-business-stock-nebraska-sales-warren-buffett-5b5ea4d6586671.9006389715329292383621

eBook Gratuito

Invista Como
Warren Buffett

Aprenda a usar a estratégia do Value Investing, usada pelo maior investidor do mundo!