Howard Schultz

  • Nome Completo: Howard Schultz
  • Data de Nascimento: 09/07/1953
  • Local de Nascimento: Nova Iorque, Estados Unidos
  • Filhos: 2
  • Idade: 65
  • Nacionalidade: Estadunidense
  • Formação: Comunicação
  • Ocupação: Presidente emérito da Starbucks
  • Fortuna: US$ 2,7 bilhões
  • Conhecido como: Howard Schultz
  • Estado Civil: Casado
  • Site Oficial: https://www.howardschultz.com/
  • Redes Sociais:

Quem é Howard Schultz

Howard Schultz é presidente emérito e dono de boa parte da rede Starbucks, maior franquia de cafeteria do mundo. O executivo é um dos principais responsável pelo crescimento do grupo, sendo que graças sua visão empreendedora o negócio deixou de ser apenas um revendedor de grãos especiais de café e se tornou uma “lanchonete” com conceitos inovadores de estética e atendimento.

Howard Schultz é uma pessoa que possui atuação em mais áreas. Sendo que ele é cofundador do fundo de investimentos, o Maveron. Além disso, Howard já foi proprietário da equipe de basquete estadunidense Seattle Supersonics.

Segundo a lista da Forbes de 2018, Schultz está entre as pessoas mais ricas do mundo. Com uma fortuna estimada em 2,7 bilhões de dólares, o empresário aparece na 887ª posição do ranking.

Formado em comunicação, a biografia de Howard Schultz é diretamente ligada ao mercado do café.

Pouco tempo depois de se formar, ele começou a trabalhar como vendedor da Hammarplas, empresa que vendia cafeteiras.

Foi nesse período que ele conheceu a Starbucks.

Em menos de um ano Howard já fazia parte do corpo de funcionários do empreendimento, que só existia na cidade de Seattle até então.

Após um período na Itália, Schultz voltou decidido a convencer os donos do empreendimento a mudar o modelo existente no negócio, porém não teve sucesso.

Motivo pelo qual ele saiu da empresa em 1985.

Em 1986, ele criou a Il Giornale. Empreendimento construído com a ideia que ele gostaria de implementar na empresa de Seattle.

Dois anos mais tarde, Howard comprou o setor de varejo do Starbucks. Na ocasião ele fundiu a marca adquirida com a Il Giornale e se tornou CEO do grupo.

O executivo teve duas passagens como CEO do grupo, entre os anos de 1988 e 2000 e, novamente no cargo, entre 2008 e 2017.

Em ambas teve papel fundamental na expansão do negócio, tanto nacionalmente como internacionalmente.

Em 2018, ele deixou suas funções na empresa, se tornando presidente emérito.

Como empreendedor, Howard Schultz também atua em outras áreas. Especialmente no mercado financeiro, investido em capital de risco, e nos esportes.

Biografia de Howard Schultz

Howard Schultz

Howard Schultz nasceu no dia 9 de julho de 1953, na cidade de Nova Iorque, Estados Unidos.

Após se formar na Canarsie High School, ingressou no curso de comunicação pela Northern Michigan University.

Vindo de família humilde, só conseguiu fazer faculdade por ser um ótimo esportista, motivo pela qual ele conseguiu um abolsa de estudos. Ele também foi o primeiro de sua família a se graduar.

Após se formar, trabalhou por um curto período no setor de vendas da Xerox Corporation.

Em 1979, Howard foi contratado como gerente geral da da Hammarplas.

Foi no período que ele conheceu a Starbucks. Um empreendimento voltado para venda de grãos de café que só possuía lojas na cidade de Seattle.

Em 1982, Schultz foi contratado como diretor de marketing e vendas da empresa de Seattle.

Um ano depois, em 1983, ele passou um tempo na Itália. Interessado pelo conceito de cafeterias existentes no país europeu, ele retornou ao Estados Unidos decidido a fazer uma reformulação.

Porém, os sócios fundadores não se interessaram em desenvolver o projeto.

Em 1986, ele montou o Il Giornale, empresa na qual ele aplicou todos os seus conceitos.

O dinheiro necessário para a construção da empresa veio de aportes financeiros concedidos por um dos sócios da Starbucks, Gordon Bowker, e por um médico que se encantou com a paixão e ação de Schultz.

No final da década de 80, ele comprou o setor de varejo da Starbucks por um valor superior a 3 milhões de dólares e se tornou a liderança da marca.

Durante quatorze anos, ele expandiu a empresa de café pelos Estados Unidos. Em 2000, deixou o cargo. Ficou oito anos afastados, e, em 2008, retornou para desenvolver o projeto de internacionalização da marca.

Howard foi fundamental no sucesso do processo.

Howard Schultz e o Starbucks

Howard Schultz

No início da década de 80, quando ainda trabalhava para Hammarplas, Howard gostaria de saber sobre o cliente de Seattle que aumentava seus rendimentos a cada trimestre.

Por isso, decidiu fazer uma visita aquele cliente.

“Sei que isso soa realmente clichê, mas quando entrei pela primeira vez nesta loja, eu sabia que estava em casa”, conta Schultz sobre sua primeira experiência no grupo.

Que ainda lembra: “eu nunca tinha tomado uma boa xícara de café. Conheci os fundadores da empresa e realmente ouvi pela primeira vez a história de um ótimo café… Eu disse: ‘Deus, isso é Algo que eu estive procurando por toda a minha vida profissional “.

Quase quatro décadas depois, Howard Schultz se tornou um dos principais responsáveis por fazer aquela empresa de Seattle se tornar a maior franquia de café do mundo, se tornando uma dos CEO’s mais respeitados do mundo dos negócios.

 

Gostou do conteúdo? Compartilhe!
Deixe sua opinião sobre Howard Schultz