Herb Kelleher

  • Nome Completo: Herbert David Kelleher
  • Data de Nascimento: 12/03/1931
  • Local de Nascimento: Camden, Estados Unidos
  • Filhos: 4
  • Idade: 87
  • Nacionalidade: Estadunidense
  • Formação: Direito
  • Ocupação: Presidente emérito da Southwest Airlines
  • Conhecido como: Herb Kelleher
  • Estado Civil: Casado
  • Site Oficial: https://www.southwest.com/
  • Redes Sociais:

Quem é Herb Kelleher

Herb Kelleher é um dos fundadores da Southwest Airlines, uma das maiores companhias áreas dos Estados Unidos. No grupo o empresário foi CEO por muitos anos, após se aposentar se tornou presidente emérito da empresa. Graças à Herb a empresa se manteve em vantagem competitiva perante boa parte dos empreendimentos do setor de aviação estadunidense, além de alcançar o topo do meio.

Como líder da Southwest, Herb Kelleher ganhou destaque no meio empresarial pelo seu modelo de gestão. Como gestor foi uma figura que aliava o bom humor e a empatia com bons resultados na evolução do negócio. Não à toa a companhia área está frequentemente na lista de empresas mais respeitadas dos Estados Unidos.

Porém, o início da carreira de Kelleher não foi ligado ao ramo corporativo.

O empresário é formado em direito. Inicialmente, sua ideia era seguir a carreira no setor pelo qual havia concluído sua graduação.

Porém, sua carreira profissional foi longe dos tribunais.

Após concluir sua graduação, Herb se mudou para o Texas. Por influência do empresário Rollin King, o advogado de formação decidiu começar a empreender.

No início da década de 70, Kelleher e Rollin fundaram a companhia área Southwest Airlines.

Os primeiros anos do negócio foram difíceis, ainda assim a perseverança nas políticas base da empresa foram fundamentais para o sucesso posterior do grupo.

Herb foi o CEO do grupo por quase quatro décadas. Sob sua gestão o grupo se tornou um dos maiores de seu setor nos Estados Unidos.

Outra característica marcante de sua administração foi a capacidade de fazer com que os funcionários sentissem prazer em trabalhar no projeto.

Seu modelo de governança corporativa é um dos mais aclamados, e a maior parte das pessoas que conhecem o empresário tem enorme simpatia por sua figura.

Em 2008, ele deixou o cargo máximo do grupo. Porém, por vezes, ainda é uma pessoa presente na empresa.

Trajetória de Herb Kelleher

Herb Kelleher

Herbert David Kelleher nasceu no dia 12 de março de 1931, na cidade de Camden, Estados Unidos.

Herb se formou em direito na Wesleyan University. Mais tarde conseguiu bolsa na New York University.

No final da década de 60, se mudou para o Texas. Seu objetivo era montar um escritório de advocacia, porém o projeto não foi à frente.

Muito pelo resultado de um jantar que Kelleher teve junto de Rollin King e com o banqueiro John Parker.

No encontro ficou decidido que eles investiriam em uma nova empreitada. O plano de negócios foi estruturado em um guardanapo.

Em 1971, Herb e Rollin fundaram a Southwest Airlines.

Os quatro primeiros anos da empresa foram complicados. Outras empresas áreas da época trabalharam com o objetivo de enterrar o negócio que havia acabado de começar.

Porém, o modelo de tarifas baixas para os passageiros, possível graças a eliminação de um série de serviços desnecessários, foi fundamental para o sucesso do negócio.

Muito do crédito que a Southwest possui se deve ao carisma de Kelleher.

Como CEO de 1971 até 2008, o empresário fez a empresa seguir uma séria de políticas que prezavam pelo bem-estar em detrimento do lucro a todo custo.

Em maio de 2008, Herb deixou seu cargo. Gary C. Kelly foi nomeado para seu lugar.

Três anos mais tarde, em 2011, Kelleher foi escolhido como presidente do conselho de administração do Federal Reserve Bank of Dallas. Seu mandato expirou em 2013.

O modelo de gestão de Herb Kelleher

Herb Kelleher

Em quase quatro décadas à frente da Southwest, Kelleher conseguiu fazer com que o grupo chegasse ao topo do setor de aviação dos Estados Unidos.

Porém, além disso, ele construiu uma empresa que tem sua cara.

Seu modelo de liderança inteiro foi estruturado de modo com que Herb fosse apenas um maestro do grupo, ou seja, a ideia era que a capacidade dos funcionários fizesse o grupo crescer.

A ideia era “sair do caminho” de seus subordinados, como o próprio diz.

Além de decentralizar o papel de poder que um presidente administrativo possui.

Por criar e estruturar uma empresa com tais valores, Herb Kelleher já figurou na lista das pessoas mais admiradas dos Estados Unidos, além de já ter sido considerado como o melhor CEO dos EUA. Os dois rankings foram feitos pela revista Fortune.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!
Deixe sua opinião sobre Herb Kelleher