Henrique Salvador Henrique Salvador

Henrique Salvador

Perfil de Henrique Salvador
Nome Completo Henrique Moraes Salvador Silva
Nacionalidade Brasileiro
Formação Medicina
Ocupação Executivo

Biografia de Henrique Salvador

Quem é Henrique Salvador

Henrique Salvador é o presidente da Rede Mater Dei, um grupo de saúde com atuação em Minas Gerais. Salvador teve seu papel a frente do grupo prestigiado no South America Health Exhibition (SAHE) no início de 2019.

A Rede Mater Dei foi fundada por José Salvador Silva, pai de Henrique Salvador, em 1980, em Belo Horizonte.

Antes de assumir papel importante na Rede Mater Dei, Henrique Salvador integrou os grupos do Hospital Sírio-Libanês e Hospital Albert Einstein.

Trajetória de Henrique Salvador

Henrique Moraes Salvador Silva, filho de José Salvador Silva – fundador do Hospital Mater Dei -, é  graduado em medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais.

O médico fez residência em ginecologia e obstetrícia no Hospital Mater Dei e no Hospital Alberto Cavalcanti, ambos em Belo Horizonte – MG. Além disso, Salvador também fez residência em mastologia pelo Guys Hospital Universidade, instituição de ensino de Londres, Inglaterra.

A carreira de Henrique Salvador inclui temporadas nas áreas administrativas e de planejamento estratégico de importantes centros de saúde do Brasil, como Diagnósticos das Américas S.A.(DASA), Hospital Sírio-Libanês e Hospital Albert Einstein.

Já no Mater Dei, Salvador foi diretor comercial e diretor clínico. Também foi presidente da Associação Nacional de Hospitais Privados (ANAHP).

Depois dessa trajetória, Salvador assumiu o cargo de diretor do serviço de mastologia e presidente do Hospital, que conta com três unidades em Belo Horizonte.

O médico é também Membro Titular da Academia Mineira de Medicina e professor livre docente de ginecologia da Fundação Dom André Arcoverde, no Rio de Janeiro.

Torcedor do Atlético Mineiro e fã da banda Bee Gees, Henrique revelou ao portal Saúde Business o que aprendeu com o pai: “Sonhar vale a pena e que com persistência e determinação conseguimos realizações transformadoras. E também que a empresa é um ser dinâmico e em constante movimento. Por isto a importância de se estar sempre atento e à disposição dos interesses do empreendimento, de nossos clientes, colaboradores e da sociedade na qual estamos inseridos”.

Já sobre a relação entre os hospitais público e o setor privado, Henrique Salvador afirmou que a relação tem que ser mais sintonizada. “É preciso entender que os hospitais privados exercem um importante papel na viabilidade do sistema de saúde do Brasil. Sem eles haveria um gargalo gravíssimo no acesso aos serviços de saúde, pois praticamente um quarto dos brasileiros depende do sistema privado. Que ainda podem ser importantes na difusão de boas práticas de gestão, na inovação e validação da moderna tecnologia e no ensino e na pesquisa”.

Sobre o Mater Dei

O Mater Dei foi fundado em 1980 em Belo Horizonte por José Salvador Silva. Desde então, o hospital virou um grupo de saúde e realizou vários feitos no estado de Minas Gerais.

Em 1984, foi inaugurado no Hospital a unidade com equipe multidisciplinar destinada a atender as urgências e emergências domiciliares. Em seguida, surgiu o Serviço de Urgência Cardiológica com Unidade Coronariana Móvel. Outras unidades, como mastologia, vieram depois.

Em 1989, no Mater Dei, nasceu a primeira criança fruto da fertilização in vitro de Minas Gerais. O bebê foi o terceiro caso do Brasil.

Já em 1994, o Mater Dei realizava o primeiro implante de stent em artéria ilíaca de todo o Estado de Minas Gerais.

Pioneiro, dois anos mais tarde na instituição de saúde acontece o primeiro transplante de fígado bem sucedido de Minas.

Além do Mater Dei de Henrique Salvador, outro importante grupo regional de saúde no Brasil é o Hapvida, fundado pelo oncologista Candido Pinheiro Koren de Lima, que atua nas regiões Norte e Nordeste do Brasil. A Suno fez um perfil contando a história profissional de Candido Pinheiro Koren de Lima, que você pode encontrar clicando aqui.

Ler mais

Compartilhe sua opinião