Henrique Meirelles

  • Nome Completo: Henrique de Campos Meirelles
  • Data de Nascimento: 31/08/1945
  • Local de Nascimento: Anápolis, Goiás, Brasil
  • Idade: 72
  • Nacionalidade: Brasileiro
  • Formação: Engenheiro civil
  • Ocupação: Político
  • Fortuna: R$ 377 milhões
  • Estado Civil: Casado
  • Site Oficial: https://www.henriquemeirelles.com.br/
  • Redes Sociais:

Quem é Henrique Meirelles

Henrique Meirelles é ex-Ministro da Fazenda durante o governo Michel Temer (2016-2018) e ex-presidente do Banco Central do Brasil no governo de Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010).

Ele também foi presidente do Bank Boston, dentre vários outros cargos executivos que ocupou no mercado financeiro.

Com vasta carreira reconhecida no mercado internacional, Henrique Meirelles também foi presidente mais longevo do Banco Central do Brasil. Ele carrega o status de quem conseguiu reduzir a inflação à metade no tempo que esteve à frente da instituição.

É atribuída a ele também a responsabilidade por conseguir baixar a taxa de juros ao menor patamar da história.

Filiado ao MDB e candidato ao posto de Presidente do Brasil nas eleições de 2018, tem patrimônio de mais R$ 377 milhões.

Trajetória de Henrique Meirelles

Henrique Meirelles

Henrique de Campos Meirelles nasceu na cidade de Anápolis, no estado de Goiás.

Mudou-se para São Paulo na década de 1960 para cursar engenharia civil na Universidade de São Paulo (USP).

Após concluir o curso, fez MBA pelo Instituto de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Anos mais tarde, cursou o Advanced Management Program pela Harvard Business School. O curso é especializado em preparar executivos para assumir a presidência de grandes corporações.

Além da especialização, ele conta no currículo com o título de doutor honorário concedido pelo Bryant College

A carreira no mercado financeiro começou em 1974, no BankBoston – banco de origem norte-americana, controlado pelo Bank of America – que teve os ativos vendidos para o Itaú em 2006.

Meirelles atuou na instituição por 28 anos, mas com apenas quatro anos dentro da casa assumiu a vice-presidência.

Em determinado ponto, assumiu a presidência do BankBoston – permaneceu no cargo por 12 anos.

O trabalho a frente da instituição no Brasil chamou a atenção e ele foi escolhido, em 1996, para ser presidente mundial da instituição, sediado nos Estados Unidos. Ocupou a vaga até 1999 e foi o primeiro estrangeiro a presidir um banco do país de grande porte.

O período nos Estados Unidos rendeu a ele também o título de um dos membros da corte do ex-presidente Bill Clinton.

Meirelles e a política

Henrique Meirelles

Em 2002, Henrique Meirelles retornou ao Brasil e se candidatou, pelo PSDB, a deputado federal por Goiás. Ele foi o mais votado do estado na época.

Um ano mais tarde, após ser eleito, ele se desvinculou do partido e foi escolhido pelo então presidente Luís Inácio Lula da Silva como presidente do Banco Central do Brasil.

Permaneceu como presidente do Banco Central durante os dois governos de Lula. Inclusive, é atribuída a Henrique Meirelles a maneira como o país conseguiu contornar a crise internacional de 2009, sem desestabilização da economia.

A convite de Dilma Rousseff, ex-presidente do Brasil, assumiu cargo no Conselho Público Olímpico. Com mandato de quatro anos, ele podia coordenar os investimentos para as Olimpíadas de 2016, realizadas no Rio de Janeiro.

Foi escolhido como Ministro da Fazenda no governo de Michel Temer – acumulou também a cadeira de Ministro da Previdência Social.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!
Deixe sua opinião sobre Henrique Meirelles