Harry Schmelzer Jr.

  • Nome Completo: Harry Schmelzer Jr.
  • Local de Nascimento: São Francisco do Sul, Santa Catarina, Brasil
  • Nacionalidade: Brasileiro
  • Formação: Engenheiro elétrico e administrador
  • Ocupação: Executivo
  • Site Oficial: http://www.weg.net
  • Redes Sociais:

Quem é Harry Schmelzer Jr.

Harry Schmelzer Jr. é presidente do Grupo WEG desde 2008. Há dez anos consecutivos, incluindo 2018, é eleito Executivo de Valor, na categoria Máquinas e Equipamentos Industriais, do jornal Valor Econômico.

Antes de assumir a presidência da WEG, uma das maiores fabricantes de motores elétrico do mundo, Harry Schmelzer Jr. havia conquistado o posto de diretor internacional para a Europa.

Nascido em São Francisco do Sul, no estado de Santa Catarina, Schmelzer Jr. está na WEG desde a década de 1980. Na empresa, ele já ocupou os postos de chefe de vendas, gerente de vendas e diretor-superintendente na WEG Acionamentos.

Atualmente, a WEG tem participação acionária em grupos de outros países, como África do Sul, México, Argentina e Áustria. O faturamento líquido é de aproximadamente R$ 9,4 bilhões.

A história de Harry Schmelzer Jr.

Harry Schmelzer Jr. nasceu em São Francisco do Sul, em Santa Catarina.

Formou-se em engenharia elétrica e administração. Especializou-se em administração de empresas no Brasil, com cursos de gestão e finanças pelo Instituto Euvaldo Lodi/Insead na França e pelo IMD Internacional na Suíça.

A trajetória na WEG começou como estagiário.

O cargo de superintendente da WEG veio em 2006 e, em 2007, tornou-se diretor internacional, baseado em Portugal.

Tornou-se diretor no grupo multinacional brasileiro aos 33 anos. E conquistou o posto com muita vontade de aprender, como relatou à Época Negócios.

De acordo com Harry Schmelzer Jr. ele sempre se envolveu com o trabalho além do que era pedido, pois tinha ânsia em aprender mais. E assim foi criando oportunidades. “Quando uma vaga era aberta em outra área, o pessoal me chamava”, relatou.

Em bate-papo com o Negócios & Cia, em 2015, Schmelzer Jr. destacou um pouco de seu trabalho como executivo de sucesso à frente da WEG. Para a reportagem, ele elencou o que é determinante para uma empresa alavancar o processo de inovação.

“É importante criar desafios permanentes de mudanças. Pode ser meta de conquista de mercado, de segmento, de novos desenvolvimentos. Com isso, a companhia, por si só, e todos os envolvidos começam a desenvolver e a inovar. O principal executivo deve estar à frente das mudanças e oportunidades, da busca do novo. Esta é a missão do principal executivo”, destacou.

Prata da casa na WEG

Há mais de 30 anos na WEG – empresa na qual começou a vida profissional -, Harry é um CEO celebrado.

Além dos dez anos consecutivos como Executivo de Valor, na categoria Máquinas e Equipamentos Industriais, do jornal Valor Econômico, ele surgiu em outras listas do gênero.

O levantamento dos melhores CEOs brasileiros da Forbes de 2018 contém o nome de Harry Schmelzer Jr. Essa é a quarta vez que a publicação destaca os esforços dele.

Em recente declaração ao site da WEG, após ser condecorado com o prêmio do Valor Econômico, ele destacou o que pretende continuar realizando a frente do grupo e como guiará os cerca de 30 mil funcionários ao sucesso.

“A WEG continuará com a missão de conservar o crescimento contínuo e sustentável mantendo sempre a simplicidade. Para isto, continuaremos investindo na inovação, na internacionalização e no desenvolvimento das pessoas”, afirmou Harry Schmelzer Jr. ao portal da empresa.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Deixe sua opinião sobre Harry Schmelzer Jr.