Harry Schmelzer Jr.

  • Nome Completo: Harry Schmelzer Jr.
  • Local de Nascimento: São Francisco do Sul, Santa Catarina, Brasil
  • Nacionalidade: Brasileiro
  • Formação: Engenheiro elétrico e administrador
  • Ocupação: Executivo
  • Site Oficial: http://www.weg.net
  • Redes Sociais:

Quem é Harry Schmelzer Jr.

Harry Schmelzer Jr. é presidente do Grupo WEG desde 2008. Há dez anos consecutivos, incluindo 2018, é eleito Executivo de Valor, na categoria Máquinas e Equipamentos Industriais, do jornal Valor Econômico.

Antes de assumir a presidência da WEG, uma das maiores fabricantes de motores elétrico do mundo, Harry Schmelzer Jr. havia conquistado o posto de diretor internacional para a Europa.

Nascido em São Francisco do Sul, no estado de Santa Catarina, Schmelzer Jr. está na WEG desde a década de 1980. Na empresa, ele já ocupou os postos de chefe de vendas, gerente de vendas e diretor-superintendente na WEG Acionamentos.

Atualmente, a WEG tem participação acionária em grupos de outros países, como África do Sul, México, Argentina e Áustria. O faturamento líquido é de aproximadamente R$ 9,4 bilhões.

A história de Harry Schmelzer Jr.

Harry Schmelzer Jr. nasceu em São Francisco do Sul, em Santa Catarina.

Formou-se em engenharia elétrica e administração. Especializou-se em administração de empresas no Brasil, com cursos de gestão e finanças pelo Instituto Euvaldo Lodi/Insead na França e pelo IMD Internacional na Suíça.

A trajetória na WEG começou como estagiário.

O cargo de superintendente da WEG veio em 2006 e, em 2007, tornou-se diretor internacional, baseado em Portugal.

Tornou-se diretor no grupo multinacional brasileiro aos 33 anos. E conquistou o posto com muita vontade de aprender, como relatou à Época Negócios.

De acordo com Harry Schmelzer Jr. ele sempre se envolveu com o trabalho além do que era pedido, pois tinha ânsia em aprender mais. E assim foi criando oportunidades. “Quando uma vaga era aberta em outra área, o pessoal me chamava”, relatou.

Em bate-papo com o Negócios & Cia, em 2015, Schmelzer Jr. destacou um pouco de seu trabalho como executivo de sucesso à frente da WEG. Para a reportagem, ele elencou o que é determinante para uma empresa alavancar o processo de inovação.

“É importante criar desafios permanentes de mudanças. Pode ser meta de conquista de mercado, de segmento, de novos desenvolvimentos. Com isso, a companhia, por si só, e todos os envolvidos começam a desenvolver e a inovar. O principal executivo deve estar à frente das mudanças e oportunidades, da busca do novo. Esta é a missão do principal executivo”, destacou.

Prata da casa na WEG

Há mais de 30 anos na WEG – empresa na qual começou a vida profissional -, Harry é um CEO celebrado.

Além dos dez anos consecutivos como Executivo de Valor, na categoria Máquinas e Equipamentos Industriais, do jornal Valor Econômico, ele surgiu em outras listas do gênero.

O levantamento dos melhores CEOs brasileiros da Forbes de 2018 contém o nome de Harry Schmelzer Jr. Essa é a quarta vez que a publicação destaca os esforços dele.

Em recente declaração ao site da WEG, após ser condecorado com o prêmio do Valor Econômico, ele destacou o que pretende continuar realizando a frente do grupo e como guiará os cerca de 30 mil funcionários ao sucesso.

“A WEG continuará com a missão de conservar o crescimento contínuo e sustentável mantendo sempre a simplicidade. Para isto, continuaremos investindo na inovação, na internacionalização e no desenvolvimento das pessoas”, afirmou Harry Schmelzer Jr. ao portal da empresa.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!
Deixe sua opinião sobre Harry Schmelzer Jr.