Hans Stern Hans Stern

Hans Stern

Perfil de Hans Stern
Nome Completo Hans Stern
Nascimento 1 de outubro 1922
Local de Nascimento Essen, Alemanha
Data de Falecimento 26 de outubro de 2007
Filhos 7
Nacionalidade Alemã e brasileira
Estado Civil Casado

Biografia de Hans Stern

Quem é Hans Stern

Hans Stern é o empresário alemão, naturalizado brasileiro, responsável por fundar a joalheria HStern, uma das principais do Brasil. A empresa tem característica de atender públicos com um ticket médio considerado elevado.

Atualmente, a HStern, criada por Hans Stern, está presente em mais de cem pontos de vendas, em diversos locais do mundo, como Nova York, Paris, Londres, Moscou, além de Rio de Janeiro e São Paulo.

Fundada na capital fluminense em 1945, a empresa é dirigida por Roberto Stern, filho de Hans Stern.

Em 2016, a joalheria apareceu nos noticiários acusada de facilitar uma suposta lavagem de dinheiro de Adriana Cabral, mulher do ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral. Na época, foi informado que o casal comprava peças na loja de luxo em dinheiro, sem emissão de nota.

Trajetória de Hans Stern

Hans Stern nasceu em Essen, na Alemanha, em 1 de outubro de 1992. Mudou com a família para o Brasil em 1939. Já em solo brasileiro, foi trabalhar em uma empresa que lapidava e importava pedras preciosas. No grupo, exercia o cargo de datilógrafo.

Ainda nessa empresa, interessado nas pedras, começou a viajar pelo Brasil para conhecer garimpeiros e passou a adquirir pedras preciosas coloridas.

Já em 1945, Hans Stern abriu seu próprio negócio: a H Stern, uma pequena loja no Rio de Janeiro. Embora o material encontrado no Brasil fosse menos precioso perante as joalherias do mundo, ele insistiu no uso de pedras brasileiras em suas joias.

Na época, as pedras do Brasil eram tida como semi-joias. Isso mudou em 1971 com o reconhecimento do Instituto Gemológico da América.

Na década de 1990, Hans Stern começou a inserir os filhos na empresa. Segundo consta, Stern era um homem simples e admirado pelos seus funcionários. Ele foi um grande propagandista do Brasil, em especial do Rio de Janeiro, para o exterior. Tanto que o mirante do Leblon foi rebatizado para Mirante Hans Stern.

O sucesso no mundo é tanto, que a HStern está presente em várias cidades importantes para a economia global, como Moscou, Londres, Nova York e Paris.

A pedra preferida de Hans Stern era a turmalina. Ele fez uma coleção de mais de mil peças presentes no museu da marca, localizado na cidade do Rio de Janeiro.

Hans Stern faleceu aos 85 anos, de causas naturais, em 26 de outubro de 2007, no Rio de Janeiro. Ele havia deixado seu patrimônio como herança para a esposa, Ruth, e seus cinco filhos – sendo quatro frutos do casamento e uma proveniente de relação anterior.

Porém, após sua morte, dois irmãos, Nelson e Milton Duarte, se manifestaram como sendo também filhos do empresário de origem alemã. A paternidade foi confirmada por meio de um teste de DNA. Posteriormente, eles entraram na Justiça reivindicando o direito de estarem também na partilha dos bens.

Um metal importante no mercado mundial de joias, da qual a empresa de Hans Stern faz parte é o ouro. Este é, inclusive, uma das formas de investimento mais tradicional que existe. Mas será que vale a pena insistir no metal precioso? Veja uma análise sobre o ouro investimento nesse artigo.

Ler mais

Compartilhe sua opinião