Hal Varian Hal Varian

Hal Varian

Perfil de Hal Varian
Nome Completo Hal Ronald Varian
Nascimento 18 de março de 1947
Local de Nascimento Wooster, Ohio, Estados Unidos
Filhos 1
Nacionalidade Norte-americano
Formação Economia
Ocupação Economista
Estado Civil Casado
Redes Sociais Twitter Linkedin

Biografia de Hal Varian

Quem é Hal Varian

Hal Varian é um economista, estudioso de microeconomia e economia da informação. Além disso, Varian é o economista-chefe do Google.

Hal Varian é também professor emérito do departamento de economia da University of California. Na instituição de ensino, ele também serviu como diretor.

Ele é formado pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT).

Trajetória de Hal Varian

Hal Ronald Varian nasceu em Wooster, Ohio (Estados Unidos), em 18 de março de 1947.

Ele é formado em economia pelo Massachusetts Institute of Technology e em matemática pela University of California.

Varian também é PhD em economia, título que recebeu pela pela University of California, em 1973.

A carreira de Hal Varian começou como professor. Primeiro no Massachusetts Institute of Technology e Stanford University.

Ele passou também pelas renomadas University of Oxford, University of Michigan e University of Siena, além de outras faculdades mundo afora.

Pelos feitos como docente, recebeu dois doutorados honorários: um em 2002, da University of Oulu (Finlândia) e outro em 2006, da Karlsruhe Institute of Technology (KIT), na Alemanha.

Na University of California, foi fundador da Escola de Informação – onde também serviu como diretor.

O grande objeto de pesquisa de Hal Varian é a microeconomia. Ele é um autor respeitado nessa área de pesquisa e, além de dezenas de trabalhos publicados, é também autor de livros, como os traduzidos para o português Microeconomia, Microeconomia – princípios básicos, A economia da informação e o sem tradução para o Brasil Intermediate Microeconomics and Workouts in Intermediate Microeconomics.

Após se aposentar, Hal Varian tornou-se economista-chefe do Google. Antes, ele era consultor da gigante de tecnologia.

Hal Varian foi chamado pelo Wall Street Journal como o Adam Smith da Googlenomics. Ele revolucionou a estratégia de negócios do Google e é conhecido como talvez o mais proeminente cético dos números oficiais de produtividade da América.

Sobre a acusação de monopólio das gigantes de tecnologia dos Estados Unidos (Google, Apple, Facebook e Amazon), ele foi enfático em uma palestra ao dizer que isso não afeta a competição, até porque essa empresas competem entre si.

A microeconomia, tese principal de estudo de Hal Varian, é um dos principais temas das ciências econômicas. Ela é diz respeito ao comportamento econômico individual e particular de cada agente dentro de uma economia. Para entender melhor sobre a microeconomia, clique neste artigo que a Suno preparou.

Ler mais

Compartilhe sua opinião