Guilherme Leal

  • Nome Completo: Guilherme Peirão Leal
  • Data de Nascimento: 22/02/1950
  • Local de Nascimento: Santos, Brasil
  • Filhos: 5
  • Idade: 68
  • Nacionalidade: Brasileiro
  • Formação: Administração de empresas
  • Ocupação: Copresidente do Conselho de Administração da Natura
  • Conhecido como: Guilherme Leal
  • Estado Civil: Casado
  • Site Oficial: http://www.natura.com.br/
  • Redes Sociais:

Quem é Guilherme Leal

Guilherme Leal é Copresidente do Conselho de Administração da Natura, além de ser dono de 25% das ações da organização. Empresa em que Guilherme Leal faz parte desde 1979. E que tem peso fundamental em sua evolução, principalmente na fixação dos valores da empresa.

Muito do pioneirismo que a empresa traz, é fruto do trabalho e da filosofia de Guilherme Leal, principalmente no que diz respeito a preservação do meio ambiente. Área em que o empreendimento é referência.

O bilionário brasileiro também teve papel fundamental na disseminação da marca pelas regiões do Brasil, ação em que esteve presente desde seu início no negócio.

Leal ficou conhecido, também, por integrar – como pré-candidato à vice-presidência -, a campanha da política Marina Silva para presidente da República do Brasil, pelo Partido Verde – PV.

Em 2012, após seu período na política, deixou de atuar diretamente no universo. Ainda assim, na companhia de outros empreendedores, criou a RAPS – Rede de Ação Política pela Sustentabilidade.

Organização que nasceu com a ideia de que é possível investir na política nacional de forma arejada e – principalmente -, sustentável.

Guilherme  também esteve presente no ranking das 1000 pessoas mais ricas do mundo da revista Forbes por alguns anos. Guilherme Leal tem sua fortuna estimada em mais de 1 bilhão de dólares.

Biografia Guilherme Leal

Nascido na cidade de Santos, estado de São Paulo, no dia 22 de fevereiro de 1950. Ele é o caçula entre quatro irmãos.

Após o término do colegial, ele ingressou na Faculdade de Economia e Administração e Contabilidade da USP, na cidade de São Paulo, onde cursou Administração de Empresa.

Seu primeiro destaque profissional foi na Fepasa, empresa de trens do estado de São Paulo extinta no final de século XX.

Entretanto, uma mudança de comando na companhia, em 1979, fez com que o bilionário brasileiro perdesse seu emprego.

Sem perder tempo, o administrador começou novo negócio. Vendendo um terreno de aproximadamente 40 mil dólares, ele deu início as ações de uma distribuidora própria, a Meridiana.

Inicialmente, seus clientes principais eram seu concunhado Jean-Pierre Berjeaut e o sócio de Jean, Antônio Luiz Seabra. Naquele momento os dois estavam buscando uma forma de aumentar o faturamento da Natura.

Seguindo a mesma linha de Antônio Seabra, Guilherme Leal deu a “cara a tapa” na prospecção dos produtos. Inicialmente atacando o mercado de estados como Paraná e Santa Catarina, e depois rumando à capitais do Norte e Nordeste.

Ações que influenciaram diretamente no crescimento rápido da Natura, afinal o produto era disseminado por diversas regiões, porém mantendo o padrão de qualidade do serviço prestado em São Paulo.

“O Guilherme é um idealista, não dos que vivem no mundo abstrato das ideias, mas dos que fazem acontecer”, comentou Antônio Seabra, que entendia o administrador como um workaholic.

Traços de personalidade que Guilherme Leal transmitiu para seus negócios.

Em 1981 Leal foi convidado por Yara do Amaral Pricoli, parceira de Antônio, para laçar a rede de produtos de maquiagens “ L’Arc em Ciel”, que seria uma das partes da Natura.

Frente que obteve sucesso e que foi diretamente relacionada ao aumento da participação do administrador nas ações da Natura.

Outro seguimento marcante em que Leal atuou, quando parte ativa da corporação, foi nas questões ligadas ao meio ambiente. Tópico que o administrador e Seabra sempre tiveram ideias semelhantes.

Um dos motivos que fez com que a Natura se colocasse em primeiro entre as empresas de cosméticos nacionais, registrando um lucro líquido de R$ 256,8 milhões no quarto trimestre de 2017.

Guilherme Leal também teve uma breve experiência na política como parte da chapa de Marina Silva para presidência da república, em 2010. Mas, segundo o próprio, política partidária não é sua área.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!
Deixe sua opinião sobre Guilherme Leal