Gabriel Leal Gabriel Leal

Gabriel Leal

Perfil de Gabriel Leal
Nome Completo Gabriel Leal
Local de Nascimento Brasil
Nacionalidade Brasileira
Formação Engenharia química
Ocupação Head da XP Investimentos
Conhecido Como Gabriel Leal
Redes Sociais Linkedin

Biografia de Gabriel Leal

Quem é Gabriel Leal

Gabriel Leal é sócio e head dos setores Comercial e Relacionamento com Clientes da XP Investimentos, uma das maiores corretoras de investimentos independente do Brasil. Gabriel ainda é diretor da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (ANBIMA).

Gabriel Leal é uma das figuras conhecidas no mercado financeiro nacional, especialmente por seu tempo de atuação na área e por sua experiência em empresas de fora do país.

Formado em engenharia química pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO), tem a maior parte de sua carreira voltada para o setor financeiro.

Sendo que em 2006, ele iniciou sua trajetória na XP Investimentos, onde atuou em diversas posições desde então.

Em 2013, ele se tornou um dos sócios da gestora, sendo que o executivo é o principal responsável pelo setor de relacionamento com clientes e marcas do grupo.

Trajetória de Gabriel Leal

Gabriel Leal

Gabriel Leal é formado em engenharia química pela PUC-Rio, onde estudou entre os anos de 1998 e 2002.

Ainda no campo acadêmico, Gabriel possui um MBA em finanças pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (Ibmec).

No início da carreira, Leal atuou no setor financeiro de diversas multinacionais que atuam no Brasil

Além de sua atuação na XP, o executivo também é conhecido por ser um dos diretores da ANBIMA, estando ao lado de figuras como Carlos Takashi e Carlos Ambrósio.

Gabriel Leal e a XP Investimentos

Gabriel Leal

Em dezembro de 2006, Gabriel iniciou sua carreira na XP Investimentos, inicialmente atuando como gerente da XP Educação, área do grupo voltada para educação financeira de pessoas que buscam começar a investir na bolsa de valores.

Leal permaneceu na posição até novembro de 2010, época que foi transferido para o cargo de diretor da área de Expansão e Novos Negócios da gestora. Posição que esteve por um ano e oito meses.

Foi no período em que o executivo ajudou na implementação do projeto de quiosque da XP, que eram pontos físicos da gestora espalhados em locais como shoppings e aeroportos e que tinham o objetivo apresentar a marca para um novo público e mostrar os produtos da empresa.

Em agosto de 2012, Gabriel se tornou o Diretor de Distribuição e Performance da XP Investimentos. Ao longo dos seus 11 meses na posição, o executivo foi responsável por monitorar a performance e inteligência do canal de distribuição do grupo.

Quase seis anos após ter ingressado na XP Investimentos, em agosto de 2013, Leal foi promovido para Sócio Diretor da área Comercial e de Relacionamento com Cliente da empresa.

Na posição, o executivo é responsável pelos setores de distribuição e relacionamento com clientes das marcas XP, Rico e Clear.

Além disso, Gabriel trabalha também nos canais de distribuição independente, onde são atendidos os agentes autônomos, e nos setores de: Varejo, Private e Wealth Management.

Fatores que colocam Gabriel Leal como um dos nomes conhecidos do mercado financeiro nacional. Outra figura conhecida é seu colega e CEO da XP Investimentos, Guilherme Benchimol. Para conhecer a história de Guilherme Benchimol leia o perfil  sobre o empresário.

Ler mais

Compartilhe sua opinião