Fernando Musa

  • Nome Completo: Fernando Musa
  • Data de Nascimento: 1965
  • Local de Nascimento: São Paulo, Brasil
  • Idade: 54
  • Nacionalidade: Brasileira
  • Formação: Engenheiro mecânico
  • Ocupação: CEO da Braskem
  • Conhecido como: Fernando Musa
  • Redes Sociais:

Quem é Fernando Musa

Fernando Musa é o CEO da Braskem S.A, empresa que atua, principalmente, na área da petroquímica, e é a maior do setor na América Latina. Outro destaque é o faturamento da Braskem, que se aproxima de R$ 50 bilhões.

Além de ser um dos responsáveis pelo faturamento bilionário do grupo, Fernando Musa ainda lidera a empresa em questões ligadas ao desenvolvimento sustentável e preservação do meio ambiente.

À frente da Braskem, onde é CEO desde 2016, Fernando Musa participou do processo de internacionalização da marca, além do fortalecimento da mesma.

Carreira de Fernando Musa

Fernando Musa

Fernando Musa nasceu em 1965, na cidade de São Paulo. Após terminar o ensino médio, ingressou no curso de engenharia mecânica no Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), graduação que concluiu em 1988.

Ainda no campo acadêmico, Musa possuiu um MBA, realizado no início dos anos 90, pela Insead, na França.

Em 1990, o engenheiro de formação foi contratado pela McKinsey & Company para ocupar a função de gerente. Ele ocupou esse posto na empresa de consultoria por mais de cinco anos. Ainda nos anos 90, se tornou partner na Monitor Group, cargo que ocuparia de 1999 até 2007.

Em 2008, Musa também começou a ocupar função na Pragma Patrimônio, ficando no cargo por dois anos.

No início de 2010, o empresário se tornou parte da equipe de integração e planejamento da Quattor Petrochemical, permanecendo por um ano no cargo. Em 2011, deixou a Quattor para iniciar sua trajetória na Braskem.

Fernando Musa e a Braskem

Fernando Musa

Em janeiro de 2011, o executivo foi contratado para ser vice-presidente de setor de Planejamento Estratégico da Braskem. Musa permaneceu na posição por cerca de um ano, quando foi promovido à função de presidente da Braskem América.

Nos mais de quatro anos em que ocupou a função, foi o principal responsável pelas negociações da empresa nos Estados Unidos e na Europa.

Foi nesse período que a companhia nacional comprou ativos das empresas Dow e a Sunoco. Também sob a gestão de Musa, o grupo inicia um projeto de fortalecimento da marca nos EUA, além de firmar acordo com novos parceiros.

Em maio de 2016, Musa é escolhido como novo CEO da Braskem. Desde então, o empresário segue sendo o responsável pela expansão do grupo fora do território nacional.

Além disto, o executivo é um dos responsáveis por desenvolver políticas que mantenham a competitividade do negócio no país.

Outro destaque em seu período como CEO do negócio foi quando a Operação Lava Jato iniciou investigação sobre a Braskem e a Odebrecht, principal controladora do grupo.

Musa foi um dos responsáveis por amenizar a desconfiança do mercado sobre a companhia, principalmente evitando os danos que o escândalo poderia causar na imagem do grupo aos investidores internacionais.

Fernando Musa também é um dos responsáveis pelas políticas que a empresa está fazendo em prol de medidas sustentáveis, principalmente ao assinar o acordo com Aliança para o Fim dos Resíduos Plásticos. Clique e conheça a importância de um investimento a longo prazo para um negócio, leia o artigo da Suno sobre o assunto.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Deixe sua opinião sobre Fernando Musa
Group 285

NÃO VÁ EMBORA AINDA..

O portal que vai te ajudar a começar
a investir.

Todos os conteúdos gratuitos 
da Suno em um só lugar!

Group 285

O portal que vai te ajudar a começar
a investir.

Todos os conteúdos gratuitos 
da Suno em um só lugar!

revenue

eBook Gratuito

Manual do Investidor

Tudo o que você precisa para dar os primeiros passos na Bolsa de Valores

kisspng-warren-buffett-business-stock-nebraska-sales-warren-buffett-5b5ea4d6586671.9006389715329292383621

eBook Gratuito

Invista Como
Warren Buffett

Aprenda a usar a estratégia do Value Investing, usada pelo maior investidor do mundo!