Fabio Schvartsman

Quem é Fabio Schvartsman

Fabio Schvartsman é CEO da multinacional Vale S.A., maior produtora de minério de ferro do mundo e uma das principais operadoras de logística do país. Fabio assumiu o cargo em 2017 com o principal objetivo de liderar a reorganização societária do grupo com a finalidade de alocar as ações em uma carteira de ordinárias voltadas para o Novo Mercado, mais alto escalão da Bovespa, extinguindo assim Valepar, braço que controla a companhia, e deixando o negócio sem controlador até 2020.

O empresário Fabio Schvartsman já trabalhou em cargos de alto escalão de grandes empresas, como o Grupo Ultra e a Duratex, além de ter sido o responsável por finalizar o processo de profissionalização da fabricante de papel e celulose Klabin. Nesse caso, foi o primeiro executivo que não pertence às famílias controladoras a comandar o grupo.

Um dos principais motivos para escolha dele como responsável pela função de presidente foi seu histórico profissional e a sua capacidade técnica.

Fabio é formado em engenharia de produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – USP.

De 1985 até 2007 ele fez parte do conglomerado Ultra, período que contribuiu para que o negócio se tornasse um gigante.

No início de 2007 ele foi um dos responsáveis pela compra da rede de postos de combustíveis Ipiranga, ação realizada em conjunto com a Petrobrás e a Braskem.

No fim daquele ano ele encerrou sua trajetória na companhia.

Pessoas próximas contam que ele tinha a expectativa de assumir o cargo de presidência da Ultrapar, função ocupada por Pedro Wongtschowski na época.

Fabio Schvartsman tem perfil traçado como um profissional sério e direto.

Para reverter o cenário que a Vale se encontrava quando assumiu, apostou na diminuição do risco financeiro que a multinacional apresentava, além de tonar a empresa mais previsível para o mercado.

Carreira de Fabio Schvartsman

Fabio Schvartsman nasceu em 1954.

Graduou-se em engenharia de produção pela Escola Politécnica da USP. Também na USP realização sua pós-graduação na área.

Fabio Schvartsman teve seu currículo construído, no geral, por passagens em grandes empresas nacionais de commodities.

Aos 31 anos de idade entrou para o Grupo Ultra. Entidade que permaneceu durante 22 anos, até 2007, quando deixou sua função na empresa após uma série de troca de comandos.

Durante seu período na empresa se destacou – em especial – no processo de aquisição da rede de postos de combustíveis Ipiranga.

Em seu período na Ultrapar foi um dos defensores da compra da petroquímica Copene. Empreendimento que a Odebrecht adquiriu e que deu origem à Braskem, frente com melhores resultados da empresa.

Um ano após sair da Ultra, Fabio assumiu o comando do grupo San Antonio. Empreendimento que se tornou um dos maiores fracassos da gestora GP Investments.

No ano de 2010 o empresário se tornou diretor do grupo Klabin, em um processo de profissionalização da multinacional fabricante de papel e celulose.

Schvartsman foi o responsável por realizar o projeto Puma, maior investimento da história do conglomerado.

Inaugurado em 2016 e com valor de custo estipulado em 8,5 bilhões de reais, é considerado o melhor segmento de celulose do Brasil.

Em 2017 o empresário foi contratado como CEO da mineradora multinacional Vale. Algo que causou um certo murmurinho no mercado.

O conglomerado tem em sua cartilha que os mandatos no cargo durem dois anos, mas no geral quem assume historicamente fica períodos maiores, visto que o setor pede projetos voltados ao longo prazo.

Por exemplo, seu antecessor, Murillo Ferreira, ficou seis anos na posição.

Porém, existe uma “regra” de que o presidente da holding não possa ter mais que 65 anos. Fabio assumiu com 63.

O que se passa nos bastidores é que o empresário foi contratado como nome técnico, com objetivo de arrumar a casa.

Como CEO Fabio Schvartsman é o responsável pela mudança de gestão das ações da mineradora e contornar a crise causada pelo rompimento da barragem da Samarco. Dois temas que estão diretamente relacionados ao faturamento da Vale.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Deixe sua opinião sobre Fabio Schvartsman