Fabio Luchetti

  • Nome Completo: Fabio Luchetti
  • Data de Nascimento: 19/12/1965
  • Local de Nascimento: São Paulo, Brasil
  • Idade: 52
  • Nacionalidade: Brasileiro
  • Formação: Administração de empresas
  • Ocupação: Membro do conselho de administração da Porto Seguro S.A.
  • Conhecido como: Fabio Luchetti
  • Estado Civil: Casado
  • Site Oficial: https://www.portoseguro.com.br/
  • Redes Sociais:

Quem é Fabio Luchetti

Fabio Luchetti é membro do conselho de administração da Porto Seguro S.A., seguradora líder do setor automotivo no Brasil, na qual o empresário foi CEO durante seis anos, de 2012 a 2018. A empresa tem suas ações negociadas na Bovespa desde 2004. Sua receita é equivalente a 5,1 bilhões de dólares.

Fabio Luchetti faz parte da Porto Seguro há 34 anos. Nesse período o negócio expandiu e dominou o setor. Hoje, a empresa é composta por 28 empresas ligadas as áreas de: seguro de vidas, previdência, planos de saúde o e odontológico, proteção e monitoramento, telecomunicação, administração de consórcios, crédito consignado, automóveis, residência, saúde ocupacional e segurança do trabalho.

Fábio cursou administração de empresas pela Faculdade de Administração e Ciências Econômicas de Santana – FACES. Mais tarde se especializou em Museologia, Curadoria e Colecionismo pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.

Em seu período como universitário entrou, em 1984, como estagiário na companhia, quando tinha 19 anos. Desde lá foi galgando cargos até chegar a diretoria da Porto Seguro, e, mais tarde, ao topo da seguradora.

Não à toa no mundo dos negócios ele é visto como o caso do empresário de uma companhia só.

Como CEO, foi o responsável por fazer com que a Porto Seguro não sentisse de forma drástica o efeito da crise econômica que o Brasil viveu em seu período no cargo.

No final de março de 2018 Fabio se tornou membro do conselho de administração da empresa, deixando o cargo de CEO para o então vice-presidente, Roberto Santos.

Além do mundo dos negócios, o empresário dedica parte de seu tempo e dinheiro para arte. Luchetti investiu dois milhões de reais na construção da galeria Adelina, local que leva o nome em homenagem à sua avó. A ideia é que ele obtenha resultado financeiro com o a galeria a partir de 2025.

Carreira de Fabio Luchetti

Fábio Luchetti nasceu no dia 19 de dezembro de 1965 na cidade de São Paulo.

Se formou como administrador de empresas pela FACES.

Seu currículo acadêmico possui especialização em Museologia, Curadoria e Colecionismo pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.

Também fez MBA em Performance e Liderança em Madrid e posteriormente na Andigo, localizada em São Paulo. Nesse período aprendeu sobre filosofia, Antroposofia e arquétipos. Conceitos que levou para sua carrei empresarial.

Luchetti defende que existem dois conceitos fundamentais para uma gestão de sucesso.

“Os arquétipos antroposóficos e caórdicos, permitem zelar pela cultura, filosofia levar e posicionar a organização onde se deseja. Esses arquétipos facilitam a gestão organizacional, preservando uma visão mais humanizada e um forte aliado para transições de empresas familiares, processos sucessórios e de profissionalização”, é a definição que Fabio deixa em seu próprio LinkedIn.

Em relação ao seu histórico profissional, o empresário teve toda sua carreira construída na Porto Seguro S.A.

Quando tinha 19 anos, ainda como estudante de administração, se tornou estagiário da companhia.

Através de méritos próprios e paciência foi sendo promovido, até chegar ao cargo de CEO no final de 2012.

Durante seu período como mandatário teve que enfrentar a recessão que o Brasil vivia, buscando manter a receita líquida da empresa positiva, mesmo com todas as dificuldade.

No final de março de 2018 o grupo passou por uma série de reformulações.

Fábio Luchetti deixou o cargo de CEO e se tornou parte do conselho administrativo da companhia, que é presidido por Jayme Garfinkel. Em seu lugar entrou Roberto Santos, até então vice-presidente da Porto Seguro.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!
Deixe sua opinião sobre Fabio Luchetti