Fabio Giambiagi Fabio Giambiagi

Fabio Giambiagi

Perfil de Fabio Giambiagi
Nome Completo Fabio Giambiagi
Nacionalidade Brasileiro
Formação Economia
Ocupação Economista

Biografia de Fabio Giambiagi

Quem é Fabio Giambiagi

Fabio Giambiagi é um economista referência nas áreas de finanças públicas e previdência social.

Fabio Giambiagi faz parte, desde 1996, do Departamento Econômico do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Giambiagi exerceu também o cargo de professor do departamento de economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Pontifícia Universidade Católica (PUC-RJ).

Entre os livros que escreveu estão: Reforma da Previdência e Brasil – Raízes do atraso, O Futuro É Hoje – Educação Financeira para Não-Economistas e Finanças Públicas – Teoria e Prática no Brasil.

É um dos organizadores da obra Desenvolvimento econômico – Uma perspectiva brasileira.

Trajetória de Fabio Giambiagi

Filho de argentinos, Fabio Giambiagi nasceu no Brasil, mas foi criado no país portenho.

É formado em economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e mestre em ciências econômicas pelas mesma instituição de ensino.

O profissional é tido como um dos maiores especialistas brasileiros nas áreas de finanças públicas e previdência social.

Entre 1993 e 1994, exerceu um cargo no Banco Interamericano de Desenvolvimento, localizado em Washington, nos Estados Unidos.

Desde 1996, Fabio Giambiagi integra o Departamento Econômico do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social, que já foi presidido por Rubem Novaes, atual presidente do Banco do Brasil.

No ano de 1995, o economista atuou como assessor econômico do Ministério do Planejamento.

Fabio Giambiagi é também membro do Conselho Superior de Economia da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

Durante sua carreira, foi docente nos departamentos de economia das instituições de ensino Universidade Federal do Rio de Janeiro e Pontifícia Universidade Católica (PUC-RJ).

Além dos livros que assina, foi também o responsável por organizar cerca de 25 coletâneas sobre economia. E também colabora regularmente com veículos de expressão nacional, como os jornais Valor Econômico e O Globo.

Algumas das obras de Fabio Giambiagi são: Capitalismo – Modo de Usar, Rompendo o Marasmo – a Retomada do Desenvolvimento no Brasil, O Futuro É Hoje – Educação Financeira para Não-Economistas, Risco e Regulação, e Finanças Públicas – Teoria e Prática no Brasil.

Especialista em previdência social, ele falou a Folha de São Paulo sobre o projeto em andamento para reestruturar a previdência. Defensor, disse que a iniciativa é positiva, principalmente levando em consideração o tempo que o Brasil perdeu com a proposta inicial de Michel Temer.

Fabio Giambiagi afirmou também ao jornal que os críticos ao projeto estão desinformados e agindo de “má-fé”.

O assunto previdência privada anda em alta – e sem indícios de rápida resolução. Com isso, a previdência privada tem ganhado cada vez mais força na vida dos brasileiros. Esse tipo de investimento é disponibilizado para pessoas físicas, com caráter de longo prazo. A Suno fez um artigo explicando todo o funcionamento da previdência privada. Para entender melhor essa alternativa para garantir um futuro financeiro mais seguro, acesse este texto exclusivo.

Ler mais

Compartilhe sua opinião