Fábio Coelho

  • Nome Completo: Fábio Coelho
  • Local de Nascimento: Espírito Santo, Brasil
  • Filhos: 3
  • Idade: 54
  • Nacionalidade: Brasileiro
  • Formação: Engenheiro civil
  • Ocupação: Executivo
  • Estado Civil: Casado
  • Redes Sociais:

Quem é Fábio Coelho

Fábio Coelho é vice-presidente da Google Inc. e presidente da Google Brasil desde 2011. O posto no grupo de mídia começou após vasta experiência em outras multinacionais.

O trabalho como CEO no Google Brasil faz com que Fábio Coelho seja figura constante na lista da Forbes Brasil como um dos 10 melhores presidentes de empresas brasileiras.

Nascido em Vitória, no Espírito Santo, Fábio é filho de um engenheiro civil e de uma teóloga.

Casado, o executivo é pai de três filhas – incluindo Ivana Coelho, youtuber que ganhou destaque ao participar do MasterChef Júnior, reality show de culinária da Band.

Trajetória de Fábio Coelho

Nascido no Espírito Santo, Fábio Coelho se formou em engenharia civil na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

A caminhada até o ensino superior foi longa: ainda durante o cursinho, pegava um ônibus para a capital fluminense para adquirir apostilas de colégios, como Anglo e Positivo.

Voltava e estudava por conta própria, como declarou ao livro BIO 50 CEO’S: Líderes contam suas escolhas para construir uma grande história (Camila Balthazar, editora Media Onboard).

Após a graduação, fez MBA também na UFRJ. Ao contrário do pai, que fez carreira na estatal Vale do Rio Doce, a primeira oportunidade de Fábio foi em uma empresa privada.

A grande virada na carreira veio ao se inscrever em um trainee internacional da Gillette. Ao ser um dos 16 escolhidos, entre estudantes de todo o mundo, mudou para Boston (Estados Unidos).

Durante o dia, estava na empresa. Já à noite, partia para as aulas em Harvard. Foi um dos poucos a aguentar o ritmo puxado e terminar o programa.

Ao contrário do que parecia óbvio, a empresa não tinha uma vaga para ele na sede. O plano era que ele fosse visitar supermercados, dirigindo um carro adesivado com o logo da marca, para retirar pedidos. A excelência fez com que fosse promovido.

Em 1993, foi convidado a retornar ao Brasil e assumir a gerência de marketing da Quaker Oats, no Rio de Janeiro. Coube a ele lançar o Gatorade por aqui. Aos 32 anos já era diretor de marketing da Quaker Oats.

Em seguida, entrou para o Citibank e, depois, foi vice-presidente de marketing da BCP, em 2000. Quatro anos mais tarde, continuara sendo vice-presidente, só que da América Latina.

Em 2009 presidiu o portal IG. Cerca de dois anos depois, era hora de entrar no Google Brasil, como presidente da filial.

Fábio Coelho defende que presidente é apenas um cargo. Mas ser líder é um estado de espírito.

A gestão do CEO é pautada em transmitir esperança e apresentar um caminho melhor para as pessoas, estabelecer relações de confiança, demonstrar estabilidade emocional e reconhecer os outros, e ter compaixão.

Esses pilares ele credita ao ambiente familiar em que cresceu e a seus dois grandes ídolos: o pai e a mãe.

Atualmente, além de ser presidente do Google Brasil, Fábio Coelho é também vice-presidente da Google Inc. e membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES). O CDES é composto por dezenas de integrantes que assessoram a presidência da República.

Sob a liderança de Fábio Coelho, figura constante na lista de melhores CEOs da Forbes Brasil, o Google já investiu mais de R$ 500 milhões no Brasil nos últimos anos.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!
Deixe sua opinião sobre Fábio Coelho