Ernesto Zarzur Ernesto Zarzur

Ernesto Zarzur

Perfil de Ernesto Zarzur
Nome Completo Ernesto Zarzur
Nascimento 1934
Local de Nascimento São Paulo, Brasil
Nacionalidade Brasileiro
Ocupação Presidente do Conselho de Administração da Eztec
Conhecido Como Ernesto Zarzur
Estado Civil Casado

Biografia de Ernesto Zarzur

Quem é Ernesto Zarzur

Ernesto Zarzur é presidente do Conselho de Administração da Eztec Empreendimentos e Participações S.A, uma das maiores empresas do mercado imobiliário do país, sendo que ele foi responsável por fundar o negócio na década de 70.

Não à toa, o nome de Ernesto Zarzur é um dos maiores no setor dentro do Brasil, sendo uma referência de gestão e capacidade de fazer bons negócios.

A carreira de Ernesto no setor começou nos anos 50, quando começou a trabalhar como corretor no escritório de engenharia do seu irmão.

Desde então, Zarzur criou um verdadeiro império na área de empreendimento imobiliário com a Eztec (EZTC3). Especialmente no estado de São Paulo.

Fazendo a família Zarzur se tornar referência do setor, sendo que Flavio Ernesto Zarzur ocupa a posição de diretor presidente atualmente.

Trajetória de Ernesto Zarzur

Ernesto Zarzur

Ernesto Zarzur nasceu no ano de 1934, na cidade de São Paulo, Brasil.

Sua família era de empreendedores da indústria, tanto que Ernesto sofria pressão para que seguisse este rumo.

Contrariando seu pai, Zarzur se aproximou de seu irmão mais velho, que possuía um escritório de engenharia.

Ao longo da década de 50, Ernesto começou a crescer no negócio, especialmente na área de corretagem do negócio. Segundo o próprio, sua preferência era conseguir a maior parte de sua renda através de comissões, não do salário.

No início da década de 60, Zarzur inciou seu primeiro negócio. Localizado na zona oeste da cidade de São Paulo e nomeado de Edifício Marcelo, homenagem ao seu primeiro filho.

Com sua capacidade de venda, Ernesto conseguiu vender todas as unidads em um curto espaço de tempo.

Foi no período que Zarzur realizou uma diversificação de sua área de atuação, criando a concessionário Vilamar, que foi uma das maiores da cidade de São Paulo até o início dos anos 80, quando ele vendeu o negócio.

Seguindo com o crescimento do ramo imobiliário, criou a Eztec em 1974.

Ernesto Zarzur e a Eztec

Ernesto Zarzur

Ernesto elaborou um plano inicial para o crescimento da empresa: comprar terrenos em bairros longe do centro de São Paulo.

Entre os motivos para isto estava o custo da operação, isto porque os valores baixos de adquirir um terreno e construir um negócio nessas localizações permitia que o valor de comercialização fosse menor.

Utilizando está política, a Eztec conseguiu ganhar influência em toda grande São Paulo e em cidades próximas, se tornando uma referência no meio nas décadas seguintes.

Em 2007, a empresa decidiu realizar seu IPO. Graças ao valor arrecadado no processo, o negócio sofreu menos a crise de 2008.

Tanto que um investimento que chamou a atenção no período foi uma construção realizada naquele ano.

E através de uma política arrojada, Zarzur seguiu sendo uma figura importante no negócio nos anos seguinte, especialmente ao concluir o processo de transição da gestão da empresa para seus filhos.

Ainda assim o empresário seguiu na presidência do conselho administrativo do negócio, além de ser uma figura presente na rotina da empresa.

A questão fica em torno de qual herdeiro vai assumir o papel de líder no negócio, quando Ernesto Zarzur se aposentar por completo. Para saber mais sobre liderança, leia o artigo da Suno sobre o tema. 

Ler mais

Compartilhe sua opinião