Ermírio Pereira de Moraes

  • Nome Completo: Ermírio Pereira de Moraes
  • Data de Nascimento: 1952
  • Local de Nascimento: São Paulo, Brasil
  • Filhos: 7
  • Idade: 66
  • Nacionalidade: Brasileiro
  • Formação: Engenheiro de petróleo
  • Ocupação: Coproprietário do Grupo Votorantim
  • Fortuna: US$ 2,7 bilhões
  • Conhecido como: Ermírio Pereira de Moraes
  • Estado Civil: Casado
  • Site Oficial: http://www.votorantim.com.br/
  • Redes Sociais:

Quem é Ermírio Pereira de Moraes

Ermírio Pereira de Moraes é um dos coproprietários do conglomerado brasileiro Votorantim S.A. Empresa que tem ramos na indústria de cimento, de papel e celulose, alumínio, energia e no agronegócio, especialmente laranja. Apresentando Ebitida de mais de um bilhão de dólares no primeiro trimestre de 2018. 

De acordo com o ranking de bilionários de 2018 da revista Forbes, Ermírio Pereira de Moraes é a 887ª pessoa mais rica do mundo e 13ª do Brasil, com uma fortuna estimada de 2,7 bilhões de dólares.

Mesmo atuando em mais de 20 países, o negócio da família de Ermírio Moraes, segue como capital fechado, ou seja, as ações que representam o capital da empresa quase sempre estão separadas entre um número restrito de pessoas.

No caso da Votorantim é fechado para família Moraes praticamente desde seu nascimento.

Antonio Pereira Ignacio, avô do bilionário brasileiro, foi quem, em 1918, deu os primeiros passos com a aquisição de uma fábrica têxtil localizado no interior do estado de São Paulo, porém se tornou um dos maiores empreendimentos da América Latina.

O negócio relativamente modesto há um século, cresceu de forma a se tornar um império globalizado. E que em 2017 registrou lucro líquido de 810 milhões de reais.

Todos fatores que envolvem o modo de negócios do empreendimento contribuem para que Ermírio Pereira seja dono de uma fortuna considerável.

Biografia Ermírio Pereira de Moraes

Filho do casal José Ermírio de Moraes e Helena Pereira Ignacio, Ermírio Pereira de Moraes nasceu em junho de 1952.

Ermírio Pereira é o mais novo entre os quatro filhos do casal. José Ermírio de Moraes Filho, Antônio Ermírio de Moraes e Maria Helena Moraes Scripilliti, são seus irmãos.

O início da empresa que se tornaria o alicerce da família Moraes se deu – inicialmente -, de forma até mesmo despretensiosa.

Quando seu avô materno, Antonio Pereira Ignacio, conseguiu em leilão comprar bens do extinto Banco União.

Entre o “pacote” adquirido estava uma fábrica têxtil localizada na região de Sorocaba, interior do estado São Paulo.

De 1918 a 1925 a Anonyma Fabrica Votorantim não trouxe retorno esperado, muito pela crise que o setor têxtil enfrentava no período.

Nessa época que Antonio Ignacio deu espaço a seu genro, José Ermírio de Moraes, na fábrica. Inicialmente como diretor comercial.

Compreendendo que a única saída para sobrevivência do empreendimento era mudar de área, o grupo começa a expandir para novos setores.

Exemplo disso são os movimentos realizados pela empresa na segunda metade da década de 30.

No qual em apenas cinco anos são criadas a Nitro Química Brasileira, uma das primeiras indústrias químicas do país, a Fábrica de Cimento Santa Helena e a Siderúrgica Barra Mansa.

Graças ao bom momento econômico que o Brasil passava, o empreendimento cresceu de forma acelerada e expandiu seus negócios para outros campos.

Ermírio Pereira, como toda família, sempre atuou na empresa. Que mesmo com todo crescimento, mantinha seus pilares entre os Moraes.

Após a morte de José Emírio, em 1973, seus irmãos mais velhos, Antônio Ermírio e José Ermírio de Moraes Filho, assumiram o cargo máximo.

Antônio Ermírio mudaria os rumos da empresa e permaneceria no cargo até 2001, quando por motivos de saúde e ideia de renovação deixou o cargo de presidência.

A partir daquele momento os irmãos começam a integrar o Conselho de Administração da companhia. E o conglomerado se divide em três frentes: Votorantim: Industrial, Finanças e Novos Negócios.

A empresa também tem a característica de ser a única holding brasileira de capital fechado.

Divisão que se manteve até 2016, quando o braço das finanças e dos negócios se fundiram para se tornar a Votorantim S.A. Indicando mais um período de mudanças na empresa que tem como coproprietários da 2ª geração ainda presente Maria Helena Moraes e Ermírio Pereira de Moraes.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!
Deixe sua opinião sobre Ermírio Pereira de Moraes