Ermírio Pereira de Moraes

  • Nome Completo: Ermírio Pereira de Moraes
  • Data de Nascimento: 1952
  • Local de Nascimento: São Paulo, Brasil
  • Filhos: 7
  • Idade: 66
  • Nacionalidade: Brasileiro
  • Formação: Engenheiro de petróleo
  • Ocupação: Coproprietário do Grupo Votorantim
  • Fortuna: US$ 2,7 bilhões
  • Conhecido como: Ermírio Pereira de Moraes
  • Estado Civil: Casado
  • Site Oficial: http://www.votorantim.com.br/
  • Redes Sociais:

Quem é Ermírio Pereira de Moraes

Ermírio Pereira de Moraes é um dos coproprietários do conglomerado brasileiro Votorantim S.A. Empresa que tem ramos na indústria de cimento, de papel e celulose, alumínio, energia e no agronegócio, especialmente laranja. Apresentando Ebitida de mais de um bilhão de dólares no primeiro trimestre de 2018. 

De acordo com o ranking de bilionários de 2018 da revista Forbes, Ermírio Pereira de Moraes é a 887ª pessoa mais rica do mundo e 13ª do Brasil, com uma fortuna estimada de 2,7 bilhões de dólares.

Mesmo atuando em mais de 20 países, o negócio da família de Ermírio Moraes, segue como capital fechado, ou seja, as ações que representam o capital da empresa quase sempre estão separadas entre um número restrito de pessoas.

No caso da Votorantim é fechado para família Moraes praticamente desde seu nascimento.

Antonio Pereira Ignacio, avô do bilionário brasileiro, foi quem, em 1918, deu os primeiros passos com a aquisição de uma fábrica têxtil localizado no interior do estado de São Paulo, porém se tornou um dos maiores empreendimentos da América Latina.

O negócio relativamente modesto há um século, cresceu de forma a se tornar um império globalizado. E que em 2017 registrou lucro líquido de 810 milhões de reais.

Todos fatores que envolvem o modo de negócios do empreendimento contribuem para que Ermírio Pereira seja dono de uma fortuna considerável.

Biografia Ermírio Pereira de Moraes

Filho do casal José Ermírio de Moraes e Helena Pereira Ignacio, Ermírio Pereira de Moraes nasceu em junho de 1952.

Ermírio Pereira é o mais novo entre os quatro filhos do casal. José Ermírio de Moraes Filho, Antônio Ermírio de Moraes e Maria Helena Moraes Scripilliti, são seus irmãos.

O início da empresa que se tornaria o alicerce da família Moraes se deu – inicialmente -, de forma até mesmo despretensiosa.

Quando seu avô materno, Antonio Pereira Ignacio, conseguiu em leilão comprar bens do extinto Banco União.

Entre o “pacote” adquirido estava uma fábrica têxtil localizada na região de Sorocaba, interior do estado São Paulo.

De 1918 a 1925 a Anonyma Fabrica Votorantim não trouxe retorno esperado, muito pela crise que o setor têxtil enfrentava no período.

Nessa época que Antonio Ignacio deu espaço a seu genro, José Ermírio de Moraes, na fábrica. Inicialmente como diretor comercial.

Compreendendo que a única saída para sobrevivência do empreendimento era mudar de área, o grupo começa a expandir para novos setores.

Exemplo disso são os movimentos realizados pela empresa na segunda metade da década de 30.

No qual em apenas cinco anos são criadas a Nitro Química Brasileira, uma das primeiras indústrias químicas do país, a Fábrica de Cimento Santa Helena e a Siderúrgica Barra Mansa.

Graças ao bom momento econômico que o Brasil passava, o empreendimento cresceu de forma acelerada e expandiu seus negócios para outros campos.

Ermírio Pereira, como toda família, sempre atuou na empresa. Que mesmo com todo crescimento, mantinha seus pilares entre os Moraes.

Após a morte de José Emírio, em 1973, seus irmãos mais velhos, Antônio Ermírio e José Ermírio de Moraes Filho, assumiram o cargo máximo.

Antônio Ermírio mudaria os rumos da empresa e permaneceria no cargo até 2001, quando por motivos de saúde e ideia de renovação deixou o cargo de presidência.

A partir daquele momento os irmãos começam a integrar o Conselho de Administração da companhia. E o conglomerado se divide em três frentes: Votorantim: Industrial, Finanças e Novos Negócios.

A empresa também tem a característica de ser a única holding brasileira de capital fechado.

Divisão que se manteve até 2016, quando o braço das finanças e dos negócios se fundiram para se tornar a Votorantim S.A. Indicando mais um período de mudanças na empresa que tem como coproprietários da 2ª geração ainda presente Maria Helena Moraes e Ermírio Pereira de Moraes.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!
Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Deixe sua opinião sobre Ermírio Pereira de Moraes

eBook Gratuito

Manual do Investidor

Tudo o que você precisa para dar os primeiros passos na Bolsa de Valores