Enrique Cueto

  • Nome Completo: Enrique Cueto Plaza
  • Data de Nascimento: 05/01/1959
  • Local de Nascimento: Santiago, Chile
  • Filhos: 6
  • Idade: 59
  • Nacionalidade: Chileno
  • Formação: Engenharia
  • Ocupação: CEO da Latam Airlines
  • Conhecido como: Enrique Cueto
  • Site Oficial: https://www.latam.com/pt_br/
  • Redes Sociais:

Quem é Enrique Cueto

Enrique Cueto é CEO da Latam Airlines Group, uma das maiores companhias aéreas da América do Sul. O empresário é um dos principais responsáveis pelo crescimento da empresa, sendo que foi em sua gestão que o grupo deixou de ser listado na bolsa de Valores do Brasil. Além disso, Enrique também é presidente da Associação Latino-Americana e Caribenha de Transporte Aéreo – ALTA.

Enrique Cueto é um dos executivos mais respeitados no ramo aéreo no continente, a maior parte de sua carreira é ligado a cargos no campo. À frente da Latam, ele busca fazer com que a multinacional continue crescendo fora do continente, além de superar os percalços existentes na América do Sul e os problemas econômicos que parte dos países convive.

Em 1982, Cueto se graduou em engenharia pela Pontificia Universidad Católica.

Foi no início da década de 80 que iniciou sua trajetória no setor de companhias aéreas. Inicialmente trabalhando na Fast Air.

Empresa construída no final dos anos 70 pelo seu pai.

Durante dez anos, Enrique trabalhou na empresa da família.

Em 1993, o empresário foi contratado como diretor da LAN Airlines, uma das grandes empresas aéreas do Chile.

Após um ano na função de diretoria, Cueto foi promovido para o carga de CEO. Posição em que ficou por quase duas décadas.

No período, Enrique foi um dos grandes responsáveis pelo crescimento do negócio.

Sendo que teve influência direta na colocação da companhia na bolsa de valores e na expansão do grupo para outros continentes.

Em 2012, Cueto foi um dos responsáveis pelo surgimento da Latam Airlines, fruto da junção da Lan com a multinacional brasileira Tam.

Após o acordo o empresário assumiu o posto de CEO da holding.

Atuando em um dos maiores negócios do setor no continente, Enrique trabalha com nomes respeitados no setor. Casos de Claudia Sender, vice-presidente sênior no Brasil, e Jerome Cadier, CEO da Latam no Brasil.

Trajetória de Enrique Cueto

Enrique Cueto

Enrique Cueto Plaza nasceu no dia 5 de janeiro de 1959, na cidade de Santiago, capital do Chile.

Quando jovem, estudou no Saint George’s College. Após terminar o segundo grau ingressou na faculdade de engenharia pela Pontificia Universidad Católica.

Em 1982, recém-formado, foi contratado pela Fast Air. Um ano depois ele se tornou o vice-presidente de finanças do negócio.

Porém, foi na vice-presidência executiva onde ele permaneceu por mais tempo, ficando cerca de uma década na função.

No ano de 1993, ele foi contratado pela Lan. Um ano depois, em 1994, se tornou gerente geral da empresa chilena.

Em sua gestão, a Lan passou por uma série de reformulações. Uma das principais foi o fato das ações da multinacional começaram a ser negociadas em Wall Street.

Além disse, a política de internacionalização da marca foi um dos pontos positivos de sua gestão de Enrique. Sendo que o número de linhas que faziam vôos internacionais cresceu em quantidade relevante.

Em 2010, Cueto promoveu a maior “revolução” do grupo até então. Ele iniciou as aproximações com a Tam, uma das grandes do ramo no Brasil.

Dois anos depois, em 2012, as duas marcas finalizam as negociações, surgindo assim a Latam Airlines.

Durante o processo, Enrico foi um dos principais responsáveis para o sucesso do acordo.

Sob sua gestão, a holding se posicionou entre as maiores da América do Sul, sendo que, em 2017, a Latam teve faturamento de 10,7 bilhões de reais.

Por estar há mais de três décadas no campo, Cueto faz parte de uma série de organização do meio.

O empresário é membro ativo do Conselho de Administração da Aliança Oneworld e do Conselho de Administração da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), além de ser presidente da ALTA.

Junto de nomes como Ramiro Alfonsín, vice-presidente de finanças da multinacional, Enrique Cueto tem a missão de fazer com que a Latam cresça em tempos de crise e deixe de perder fatia de mercado para suas concorrentes nacionais.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!
Deixe sua opinião sobre Enrique Cueto