Eduardo Gouveia Eduardo Gouveia

Eduardo Gouveia

Perfil de Eduardo Gouveia
Nome Completo Eduardo Campozana Gouveia
Nascimento 1964
Local de Nascimento Estados Unidos
Nacionalidade Estadunidense, naturalizado brasileiro
Formação Ciências da computação
Ocupação Empresário
Conhecido Como Eduardo Gouveia
Estado Civil Casado
Redes Sociais Linkedin

Biografia de Eduardo Gouveia

Quem é Eduardo Gouveia

Eduardo Gouveia é um empresário brasileiro que foi CEO da Cielo até julho de 2018. A carreira de Eduardo é bastante atrelada a instituições financeiras, tendo como uma de suas funções análises técnica sobre quais os melhores investimentos a serem feitos.

Eduardo Gouveia exerceu funções importantes em grandes empresas brasileiras como Visanet, atual Cielo; e a Rede Bompreço, fundida recentemente com o Walmart.

Gouveia nasceu nos Estados Unidos no ano de 1964, época em que seu pai concluiu um Ph.D.

Ainda bebê, chegou a Recife, cidade em que cresceu. Eduardo Gouveia tem formação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco.

O início de sua carreira no Banorte fez com que tomasse gosto pela área comercial.

Após um ciclo de dez anos no banco, saiu para empreender e montou uma distribuidora exclusiva da Gessy Lever, voltada para o público de baixa renda.

Durante o tempo em que atuou no banco, concluiu uma pós-graduação em finanças pelo IBMEC.

Por cinco anos se ocupou com sua empresa, até receber um convite da rede Bompreço para assumir a diretoria do Hipercard.

A bandeira de cartão de crédito da rede teve trajetória diferente após Eduardo assumir a presidência.

Através de um reposicionamento da marca, passou a atingir as classes A e B da sociedade e ganhou reconhecimento a nível nacional.

Simultaneamente, Gouveia também dirigiu o Bomclube, clube de fidelidade da rede de supermercados -resultando, assim, numa maior intensidade de relacionamento entre empresa e clientes.

Em 2006, aceitou o convite para tornar-se o vice-presidente de marketing do Walmart, empresa que havia comprado a rede Bompreço.

Após um ano e meio em sua nova função, foi convidado a assumir a vice-presidência de vendas e marketing da Visanet Brasil.

Com experiência na área de cartões, fez com que a bandeira Visa passasse a ser aceita em diversos ramos de estabelecimentos comerciais.

Eduardo Gouveia e a CieloEduardo Gouveia

Eduardo viu a empresa passar de Visanet para Cielo e acompanhou todo o processo de dentro da empresa.

Se tornou presidente da Alelo Brasil, cargo que ocupou durante três anos e meio; até que em 2017, após renuncia do ex-presidente da Cielo, Romulo Dias, se tornou CEO da Cielo.

Ocupou o cargo até agosto de 2018, momento em que pediu renuncia por motivos familiares e pessoais – deixando a empresa em evidência e com grande crescimento da marca Cielo no mercado.

A empresa se tornou umas das principais do Brasil nos últimos anos, disputando mercado frente a frente com outros grandes da área financeira.

Ela é responsável por R$ 6,8 bilhões de transações no país, o equivalente a 14% do consumo das famílias brasileiras.

O volume financeiro capturado pelos canais Cielo representam, aproximadamente, 10% do PIB; além de contar com presença em mais de 5.500 municípios brasileiros, aproximadamente 99% de cobertura nacional.

E uma rede de mais de 1,7 milhão de clientes ativos e que permeiam os mais diversos setores da economia.

Gouveia é reconhecido pelo seu jeito diferenciado de administrar sua relação com os demais funcionários. Deixando, assim, o clima no ambiente de trabalho mais favorável àqueles que estão na empresa.

Após deixar o grupo Cielo, Gouveia se despediu com pesares, mas deixou em aberto o seu futuro.

O empresário é conhecido por ser muito apegado à família e ter viagens como um dos grandes prazeres da vida. É especulado que Eduardo tire um tempo sabático do setor empresarial, porém, a medida não é vista plo executivo como uma forma de se aposentar.

Ler mais

Compartilhe sua opinião