Eduardo Giannetti Eduardo Giannetti

Eduardo Giannetti

Perfil de Eduardo Giannetti
Nome Completo Eduardo Giannetti da Fonseca
Nascimento 23 de fevereiro de 1957
Local de Nascimento Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil
Filhos 1
Nacionalidade Brasileiro
Formação Economia
Ocupação Economista
Estado Civil Casado

Biografia de Eduardo Giannetti

Quem é Eduardo Giannetti

Eduardo Giannetti é um professor de economia do Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper). É também assessor do partido político Rede Sustentabilidade.

Eduardo Giannetti foi o responsável por elaborar os planos econômicos de Marina Silva para as campanhas presidenciais de 2010, 2014 e 2018.

Giannetti é autor de diversas obras, entre elas as ganhadoras do prêmio Jabuti Vícios privados, benefícios públicos? e As partes & o todo.

Trajetória de Eduardo Giannetti

Eduardo Giannetti da Fonseca nasceu em 23 de fevereiro de 1957, em Belo Horizonte, Minas Gerais.

É formado em economia e filosofia pela Universidade de São Paulo.

Giannetti também é doutor em economia pela University of Cambridge, na Inglaterra. Na instituição, lecionou por alguns anos, entre 1984 e 2001.

Também foi docente da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA), na USP.

Hoje em dia, Eduardo é professor do Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper).

Desde 2010, é responsável pelos planos econômicos de governo de Marina Silva – ela foi candidata à presidência do Brasil nas eleições de 2010, 2014 e 2018 pela Rede Sustentabilidade.

Eduardo Giannetti é também um autor celebrado, com trabalhos e obras publicadas em diversos idiomas e traduzidas para países como Inglaterra, Itália, Holanda, Iugoslávia e Japão.

Vícios privados, benefícios públicos? e As partes & o todo ganharam o prêmio Jabuti, uma das maiores honrarias de literatura brasileira.

Outras obras de Eduardo Giannetti são: Órbitas Pedestres, lançada em 1981; Beliefs in Action, de 1991; Auto-Engano, de 1997; Felicidade, de 2002; O Mercado das Crenças: Filosofia Econômica e Mudança Social, de 2003; O Valor do Amanhã, lançado em 2005; O Livro das Citações (2008); A Ilusão da Alma, (2010); Trópicos Utópicos, de 2016; e O Elogio do Vira-Lata, que saiu em 2018.

Eduardo Giannetti foi também articulista do jornal Folha de São Paulo – manteve a posição até 2014.

Embora Eduardo Giannetti tenha escrito diversas obras de ficção, sua bibliografia é marcada por trabalhos importantes sobre economia. Se você busca entender mais sobre investimentos, a Suno fez uma lista com alguns livros importantes sobre o tema. Confira o material acessando este link.

Ler mais

Compartilhe sua opinião