Douglass North Douglass North

Douglass North

Perfil de Douglass North
Nome Completo Douglass Cecil North
Nascimento 05/11/1920
Local de Nascimento Cambridge, Estados Unidos
Data de Falecimento 23/11/2015
Nacionalidade Norte-americano
Formação Economia
Conhecido Como Douglass North

Biografia de Douglass North

Quem é Douglass North

Douglass North é um economista e estudioso norte-americano conhecido, principalmente, como um dos criadores da nova “economia institucional”. Sua obra é importante para o entendimento da macroeconomia e do poder e influência das instituições para o campo econômico.

Por sua influência no setor, Douglass North foi condecorado, em 1993, com o Prêmio de Ciências Econômicas em Memória de Alfred Nobel.

Formado e com especialização em economia, Douglass dedicou a maior parte de sua carreira ao campo acadêmico.

Sendo que foi uma figura presente em instituições de ensino norte-americanas, como Rice, Cambridge e, principalmente, Washington.

O trabalho como pesquisador também é destaque em sua trajetória.

Durante a década de 60, quando era professor na Universidade de Washington, North conheceu Donald Gordon. Seu colega de trabalho teve peso fundamental na construção de sua tese.

Principalmente na criação da “cliometria”, ideia que aplica economia e métodos quantitativos ao estudo da história econômica.

Também foi na década de 60, mais precisamente em 1961, que Douglass lançou The Economic Growth of the United States from 1790 to 1860 – uma de suas principais obras.

Porém, sua obra de maior destaque foi no trabalho de Douglass North sobre instituições. Estudos que tiveram papel fundamental em como esta frente é vista na atualidade.

Institutions, Institutional Change and Economic Performance (1990), seu principal livro sobre o assunto, tem influência global.

Seu desenvolvimento acerca do tema lhe rendeu diversas horarias durante sua carreira.

Em 1993, Douglas North ganhou o Nobel de Economia; prêmio que ganhou junto de Ronald Coase.

North faleceu no dia 23 de novembro de 2015, aos 95 anos de idade.

Carreira de Douglass North

Douglass North

Douglass Cecil North nasceu no dia 5 de novembro de 1920, na cidade de Cambridge, Estados Unidos.

Após se formar no colegial, North foi aprovado em Harvard. Todavia o jovem optou pela Universidade da Califórnia, em Berkeley.

Em 1942, ele se formou com um B.A., sendo que se especializou em política, filosofia e economia durante o tempo em Berkeley. Em 1952, North tirou o título de Ph.D., também pela Universidade da Califórnia.

Seu primeiro emprego como professor foi como assistente na Universidade de Washington. Função na qual permaneceu entre 1951 e 1956. Ainda na década de 50, ele se tornou professor associado da instituição.

No início dos anos 60, Douglass foi promovido para professor de economia titular da instituição. Em mais de duas décadas North foi uma figura importante dentro da universidade, chegando a ocupar o cargo de chefe do departamento econômico da instituição entre os anos de 1967 e 1979.

Durante sua carreira acadêmica, North ainda deu aulas de política, na Universidade Rice, e história, na Universidade de Cambridge.

Douglass também ficou conhecido no meio como um estudioso, principalmente, por sua obra ligada as instituições.

Obra de Douglass North

Douglass North

Douglass teve influência em diversos campos da economia, mas sua obra sobre o papel das instituições no campo econômica revolucionaram as ideias sobre o meio.

Durante boa parte da década de 70 North se dedicou sobre o tema.

Sua defesa era de que as instituições, especialmente as que defendem os contratos ligados aos direitos de propriedade, são importantes no processo de crescimento econômico das nações.

Tendo forte influência na economia global, Douglas North se tornou um dos economistas de grande impacto de sua geração.

Ler mais

Compartilhe sua opinião