David Swensen David Swensen

David Swensen

Perfil de David Swensen
Nome Completo David F. Swensen
Nascimento 1954
Local de Nascimento River Falls, Estados Unidos
Nacionalidade Norte-americana
Formação Economia
Ocupação Investidor
Conhecido Como David Swensen

Biografia de David Swensen

Quem é David Swensen

David Swensen é o diretor de investimentos da Universidade de Yale, sendo que ele é diretamente responsável pela administração dos fundos de investimento e ativos da instituição, que ultrapassam o valor de US$25 bilhões.

David Swensen também é conhecido por ser um dos inventores do Modelo de Yale, uma metodologia utilizada no mercado financeiro.

Formado em economia, David iniciou sua carreira no mercado financeiro, com destaque para sua atuação na Lehman Brothers.

Entretanto, o maior destaque de sua trajetória profissional está na Universidade de Yale. Foi na instituição que criou o Modelo de Yale.

Além disso, sob seu comando, os fundos da universidade ficaram em destaque no setor. Especialmente pelos retornos na primeira década do milênio e a segurança em seus investimentos.

David também é conhecido por sua personalidade forte.

Trajetória de David Swensen

David Swensen

David F. Swensen nasceu em 1954, na cidade de River Falls, nos Estados Unidos.

David fez seu ensino de base e o colegial na River Falls School. Após a conclusão, ele ingressou, no início dos anos 70, na Universidade de Wisconsin-River Falls, onde se graduou em economia.

Ainda no campo acadêmico, Swensen possui um doutorado na área de economia pela Universidade de Yale. Em sua pesquisa de doutorado, ele escreveu um artigo sobre um modelo para análise de títulos corporativos.

Em 1980, David inciou sua carreira na bolsa de valores. sendo que ao longo de sua trajetória no setor, ele se caracterizou por assessorar fundos de grandes agentes do meio, especialmente envolvidos com o setor governamental.

Com destaque para Bolsa de Valores de Nova York, o Fundo de Investimento para Fundações (TIFF), o Instituto Médico Howard Hughes, além dos estados de Massachusetts e Connecticut.

Em sua carreira na área, também vale o destaque para o seu período como vice-presidente sênior da Lehman Brothers. Cargo que atuou na década de 80, por cerca de seis anos, sendo responsável pela área de Swaps do negócio.

Contudo, o maior protagonismo de Swensen foi como assessor financeiro dos investimentos da Universidade de Yale.

Especialmente por ter desenvolvido um método de investimentos que ganhou destaque em todo o setor financeiro.

David Swensen e o Método Yale

David Swensen

David se tornou notícia no mundo das finanças após ele e Dean Takahashi desenvolverem o Modelo de Yale.

O principal foco deste modelo é analisar de forma mais segura a construção de um portfólio de investimento.

Alguns exemplos são de investimentos ligados a: títulos do governo, Fundos Imobiliários (FIIs), títulos do tesouro, ação de mercado emergentes, entre outras.

Através desta ferramenta, David estruturou os investimentos que a instituição de ensino faria com as doações recebidas.

Não à toa a Universidade de Yale tornou-se referência na prática, sendo que entre 1999 e 2009, teve um retorno médio anual de 11,8%.

Em 2014, outra medida tomada por Swensen ganhou o noticiário. Na época, o investidor decidiu que o valor das doações recebidos pela faculdade não seriam direcionados a empresas que influenciavam no efeito estufa.

Na época, a universidade divulgou uma nota alertando sobre os efeitos causados por empresas que não levavam o aquecimento global a sério.

Todo esse histórico fez com que David Swensen se tornasse uma referência entre os investidores de fundos hedge. Para entender como funciona um fundo hedge e sua rentabilidade, leia o artigo que a Suno fez sobre o tema.

Ler mais

Compartilhe sua opinião