David Ogilvy David Ogilvy

David Ogilvy

Perfil de David Ogilvy
Nome Completo David Mackenzie Ogilvy
Nascimento 23/06/1911
Local de Nascimento West Horsley, Reino Unido
Data de Falecimento 21/07/1999
Nacionalidade Britânica
Conhecido Como David Ogilvy

Biografia de David Ogilvy

Quem é David Ogilvy

David Ogilvy é o fundador da Ogilvy & Mather, uma das maiores empresas voltadas para o ramo de publicidade do mundo. Além disto, David é conhecido como um dos maiores publicitários de todos os tempos.

Isto porque David Ogilvy revolucionou o mercado da publicidade, principalmente no sentido de saber onde investir dinheiro em um período em que essa atividade ainda estava ganhando força como uma parte importante do mundo dos negócios.

Ainda jovem, David Ogilvy iniciou sua carreira como vendedor, uma área na qual demostrou capacidade desde o início. Uma de suas criações é o The Theory and Pratice of Selling the AGA Cooker, um dos manuais de vendas mais completos da história.

Ogilvy ainda participou da Segunda Guerra Mundial pelo Serviço de Inteligência Britânica.

No início dos anos 50, entrou para história ao criar a Ogilvy & Mather, uma das principais empresas do ramo.O negócio o tornou conhecido como o “pai da publicidade moderna”.

Trajetória de David Ogilvy

David Ogilvy

David Mackenzie Ogilvy nasceu em 23 de junho de 1911, na cidade de West Horsley, Inglaterra.

Durante a infância e parte da juventude, David estudou no St. Cyprian’s School. Quando tinha 13 anos de idade, o jovem ganhou bolsa para estudar no Fettes College.

Ogilvy incialmente não quis seguir carreira acadêmica após terminar seu período no ensino de base. Tanto que se tornou aprendiz de chef na cozinha do hotel Majestic, de Paris, em 1931.

Um ano mais tarde, em 1932, ele se mudou para Escócia. Foi nesse período que ele iniciou sua trajetória como vendedor, inicialmente, comercializando fogões.

Seu rápido sucesso na profissão fez com que seu patrão pedisse para que ele criasse um manual de vendas para os funcionários da empresa. Foi neste período que Ogilvy escreveu The Theory and Pratice of Selling the AGA Cooker.

Quer se tornar um investidor de sucesso? Veja 5 amostras grátis do conteúdo da Suno.

A qualidade do material produzido por Ogilvy lhe rendeu uma indicação de emprego, vinda de seu próprio irmão, que trabalhava em uma agência de publicidade, para entrar nesse tipo de negócio.

Ele se tornou executivo de contas na empresa. Contudo, sua carreira na nova área foi brevemente interrompida. O publicitário prestou serviço para a Inteligência Britânica nos Estados Unidos, para onde havia se mudado, durante Segunda Guerra Mundial.

Foi no período em que ele desenvolveu seu método, que aliava o consumismo à exploração de questões pessoais. Ele também ficou conhecido por aplicar práticas de consumo ensinadas por George Gallup, uma de suas principais inspirações, em questões envolvendo o nacionalismo. Ogilvy havia trabalhado para Gallup.

Em 1948, após o término da guerra, David inciou um novo projeto, a Ogilvy & Mather.

Modelo de David Ogilvy

David Ogilvy

Aplicando suas experiências em vendas e seu aprendizado em relação ao comportamento humano, algo que aprimorou durante a guerra, o publicitário fez com que a Ogilvy & Mather rapidamente se tornasse uma das agências mais importantes do mundo.

Além de utilizar sua experiência como vendedor, ele defendia que uma estratégia de crescimento bem-sucedida era fundamentada em alguns conceitos. Entre eles, está o fato de que é necessário acreditar no produto que se vende, ou seja, é fundamental encarar o que é vendido como algo além de uma mercadoria.

Ogilvy ainda argumentava a favor da melhora no tratamento com o cliente, da dedicação profissional e do foco na assertividade em uma negociação.

Estes foram alguns motivos que fizeram com que David Ogilvy se tornasse “o pai da propaganda moderna”, sendo exemplo ao gerir um negócio. Para entender a importância da liderança dentro de uma empresa, leia o artigo da Suno sobre o tema.

Ler mais

Compartilhe sua opinião