Daniel Mendez

  • Nome Completo: Daniel Mendez
  • Data de Nascimento: 1962
  • Local de Nascimento: Uruguai
  • Idade: 56
  • Nacionalidade: Uruguaio
  • Ocupação: Sócio-presidente da Sapore
  • Conhecido como: Daniel Mendez
  • Site Oficial: http://www.sapore.com.br/
  • Redes Sociais:

Quem é Daniel Mendez

Daniel Mendez é o fundador e sócio-presidente da Sapore, maior empresa nacional de alimentos, que possui um faturamento anual de R$ 1,7 bilhões e é responsável por mais de mil restaurantes empresariais. Daniel ainda é um dos responsáveis pela expansão do grupo para outros países.

Todavia, o negócio de Daniel Mendez chegou próximo ao fim na crise de 2008. A ‘virada’ da companhia aconteceu graças a um reestruturação gerencial do negócio e a revisão do custo de produção praticado pela companhia.

Nascido no Uruguai, Mendez está no Brasil desde jovem. Foi em sua infância que pegou prazer pelo setor de alimentação, principalmente, após trabalhar no restaurante de seu pai.

Na juventude, ele se mudou para o estado de São Paulo com o objetivo de ganhar mais dinheiro. Foi neste período que decidiu abrir seu próprio negócio.

No início dos anos 90, Daniel lançou a Sapore – uma empresa voltada à produção de alimentação em largas escala.

Durante quase 30 anos no mercado, o negócio se tornou um dos principais negócios do ramo no país. Todavia, em 2009, chegou próximo a falência após a crise econômica mundial.

Contudo, a situação do negócio melhorou após a profissionalização e modernização da gestão da companhia.

Em 2013, Mendez deixou a presidência do empreendimento. Desde então, faz parte como sócio-presidente.

Trajetória de Daniel Mendez

Daniel Mendez

Daniel Mendez nasceu no ano de 1962, no Uruguai.

Quando tinha 11 anos de idade, se mudou pra o Brasil com seus pais. Na época, sua família se mudou para a cidade de Jaguarão, no estado do Rio Grande do Sul – que fazia fronteira com seu país natal.

Tanto que nos primeiros anos Daniel ele morou no Brasil, porém, todos os dias atravessava a fronteira entre os países para estudar no Uruguai.

Com 13 anos de idade, Mendez começou a ajudar seu pai no restaurante da família. O jovem trabalhava como garçom.

Foi no período que o jovem começou a gostar de lidar com público.

Na juventude, Daniel se mudou para Porto Alegre. Durante seu período na capital gaúcha ele trabalhou em hotéis e supermercados.

Todavia, seu objetivo era voltar a trabalhar com restaurantes.

Isto, aliado a sua vontade de receber um salário maior, fez com que se mudasse para cidade de Campinas, no estado de São Paulo.

Em 1990, Mendez estava bem estabelecido em Campinas. Foi no período que a carreira de empresário de Daniel Mendez teve início.

Dois anos mais tarde, em 1992, ele inaugurou a Sapore, uma empresa de refeições coletivas.

Ainda que o início do negócio tenha sido complicado, o renome de Mendez no mercado, fruto dos anos atuando na área de alimentação, foi fundamental no sucesso do negócio.

No final do primeiro ano do negócio, a companhia já tinha sete clientes e produzia mil refeições por dia.

Sapore e Daniel Mendez

Daniel Mendez

O grupo formado por Daniel cresceu de forma acelerada, sendo que durante a primeira década se espalhou por outras regiões do país.

Mendez tinha o objetivo de ganhar mercado e tornar sua empresa uma das principais da área. Porém, a profissionalização da parte gerencial do grupo não acompanhou a expansão do empreendimento.

Tanto que na crise econômica global de 2008, a Sapore sentiu os efeitos de forma mais intensa que a concorrência. Chegando próximo a falência.

O período fez com que Daniel remodelasse toda equipe de liderança da empresa, além de criar um conselho que contribuísse com ele nas decisões do grupo.

Entre as alterações promovidas na empresa, a principal foi no modelo de distribuição de alimentos feito pela empresa.

Ainda foi estabelecida uma matriz para compra de produtos, o que permitiu que a empresa sofresse menos com a variação dos preços dos alimentos. E também foram renegociados e cancelados uma série de contratos que o grupo possuía e que, em alguns casos, chegava a sofrer prejuízo.

Tais medidas fizeram com que, em 2011, a Sapore voltasse a ter lucro. Um ano mais tarde, em 2012, a companhia atingiu a maior receita líquida de sua história até então, passando pela primeira vez da casa de um bilhão de reais.

Nos anos seguintes, o grupo se fixou como um dos principais do ramo no país, com mais de mil restaurantes empresariais.

Daniel iniciou o processo de expansão da marca voltado a outros países, com negócios no México e na Colômbia. O objetivo do empresário é investir no mercado Argentino, Paraguaio e, posteriormente, em países da Europa.

O crescimento econômico do grupo, promovido através da sua melhora na eficiência operacional, fez com que Daniel Mendez se posicionasse entre os grandes empresários do meio.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Deixe sua opinião sobre Daniel Mendez
Group 285

NÃO VÁ EMBORA AINDA..

O portal que vai te ajudar a começar
a investir.

Todos os conteúdos gratuitos 
da Suno em um só lugar!

Group 285

O portal que vai te ajudar a começar
a investir.

Todos os conteúdos gratuitos 
da Suno em um só lugar!

revenue

eBook Gratuito

Manual do Investidor

Tudo o que você precisa para dar os primeiros passos na Bolsa de Valores

kisspng-warren-buffett-business-stock-nebraska-sales-warren-buffett-5b5ea4d6586671.9006389715329292383621

eBook Gratuito

Invista Como
Warren Buffett

Aprenda a usar a estratégia do Value Investing, usada pelo maior investidor do mundo!