Daniel Dantas

  • Nome Completo: Daniel Valente Dantas
  • Data de Nascimento: 3 de outubro de 1954
  • Local de Nascimento: Salvador, Bahia, Brasil
  • Idade: 64
  • Nacionalidade: Brasileiro
  • Formação: Engenheiro
  • Ocupação: Banqueiro
  • Redes Sociais:

Quem é Daniel Dantas

Daniel Dantas é um banqueiro brasileiro que se tornou famoso na década de 1990. Ele é o dono do banco Opportunity, especializado em gestão de ativos.

Daniel Dantas também tem seu nome ligado ao noticiário policial, tendo sido envolvido em operações como a Satiagraha e a Chacal. Dessa forma, foi preso em 2008 por suposta tentativa de suborno. Ele negou as acusações e diz que foi vítima de perseguição política.

Trajetória de Daniel Dantas

Daniel Valente Dantas é natural de Salvador, capital da Bahia. Nasceu em outubro de 1956. A família dele tem origem tradicional no Estado – seu pai foi investidor do ramo têxtil e sua mãe escritora e socialite.

Daniel Dantas é formado em engenharia pela Universidade Federal da Bahia, pós-graduado em economia pela Fundação Getúlio Vargas e também é mestre e doutor pela FGV. É pós-doutor pelo Massachusetts Institute of Technology, nos Estados Unidos.

Depois da formação acadêmica, tornou-se diretor executivo do Banco Icatu, em 1988. Esteve a frente da instituição financeira até 1994, quando fundou seu próprio banco.

Antes, Daniel Dantas teve passagem pela corretora de investimentos Triplik, pela empresa de consultoria econômico-financeira Simposium e pelo Bradesco Seguros, onde foi vice-presidente de investimentos.

Em 1994, o economista juntou-se ao banco Opportunity, empresa de gestão independente de recursos. Contudo, antes da chegada de Dantas, a instituição tinha o nome de Banco Lógica.

Quando o Opportunity surgiu com esse nome, o quadro de funcionários era composto por cerca de seis pessoas – um ano depois, 90 colaboradores atuavam para o banco.

O Opportunity foi um dos primeiros a atuar na gestão de fundos de private equity, com atuação determinante nas privatizações da década de 1990.

Hoje, o banco investe em infraestrutura, mineração e agropecuária, mas também teve forte atuação no setor de comunicação.

Durante a Operação Satiagraha, Daniel Dantas foi condenado a mais de 10 anos de prisão. Porém, uma reviravolta no caso pôs fim a pena. O Superior Tribunal de Justiça (STJ) anulou as provas da operação por supostas ilegalidades na forma como elas foram obtidas.

No âmbito político, Dantas também foi réu na Operação Chacal, onde foi acusado de ter praticado os crimes de violação de sigilo de informação reservada e corrupção. Ele também foi absolvido dessa acusação.

O nome de Daniel Dantas também surgiu em outros momentos, como durante a CPI do Mensalão. E não raro surge na imprensa envolvido em acusações.

Atualmente, o Opportunity, de Daniel Dantas, possuiu sob gestão quase US$ 38 bilhões. Atua nas áreas de: Asset Management , Wealth Management, Private Equity, Venture Capital  e Real Estate.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Deixe sua opinião sobre Daniel Dantas