Dan Ariely

  • Nome Completo: Dan Ariely
  • Data de Nascimento: 24/04/1967
  • Local de Nascimento: Nova Iorque, Estados Unidos
  • Idade: 51
  • Nacionalidade: Estadunidense
  • Formação: Psicologia
  • Ocupação: Professor da Universidade Duke
  • Conhecido como: Dan Ariely
  • Site Oficial: http://danariely.com/
  • Redes Sociais:

Quem é Dan Ariely

Dan Ariely é um dos maiores especialistas em economia comportamental do século XXI. Seus estudos e projetos na área causam bastante impacto, especialmente, por suas ideias de como empreender. Aprender a investir é um dos principais pontos de sua pesquisa, sendo que seu método é direcionado de modo que o investidor compreenda que existem diversos fatores que o levam a fazer parte de um negócio, incluindo o emocional.

Dan Ariely é professor da Universidade Duke, além disso ele é cofundador e criador de uma séria de negócios que atuam nos mais diversos mercados. Sua capacidade empreendedora materializa uma nova tendência do mercado: a de aliar startups com cientistas sociais.

Ariely é formado em psicologia, área na qual possui Ph.D. Porém, o pesquisador também possui especialização em administração de empresas.

Dan é conhecido como um dos principais professores de economia comportamental, sendo que deu e dá aulas em instituições como: Massachusetts Institute of Technology (MIT) e Universidade Duke.

Aliado a carreira acadêmica, Ariely dedica parte de seu tempo empreendendo. Área na qual aplica seus métodos.

Seu nome é diretamente relacionado a: BEworks, Timeful, Genie e Lomonade, Shapa, Irrational Capital.

Todas, empresas que ele faz ou fez parte e que tenha filosofias inovadoras em suas estruturas e serviços.

Além disso, ele é parte do grupo de economistas da Qapital, mesmo não possuindo formação na área.

Os livros de Dan Ariely também são obras de renome no setor.

Sendo que Predictably Irrational: The Hidden Forces that Shape Our Decisions (2009) The (Honest) Truth About Dishonesty: How We Lie to Everyone (2012), são best-sellers do New York Times.

Trajetória acadêmica de Dan Ariely

Dan Ariely

Dan Ariely nasceu no dia 29 de abril de 1967, na cidade de Nova Iorque, Estados Unidos.

Com três anos de idade sua família se mudou com ele para Israel. No país do Oriente Médio, passou a infância e juventude.

Também foi em Israel que ele iniciou seus estudos. Inicialmente cursou física e matemática, mas após um período se mudou para os cursos de filosofia e psicologia.

Dan se formou em 1991. Na época ele regressou aos Estados Unidos, no país ele concluiu seu mestrado, 1995, e doutorado, em 1996, pela Universidade da Carolina do Norte.

Por influência do psicólogo e pesquisador Daniel Kahneman, Ariely também é formado em administração de empresas.

Durante dez anos, de 1998 até 2008, ele foi professor de economia comportamental no MIT.

Em 2008, ele passou a fazer parte do corpo docente da Universidade Duke, ministrando aulas de psicologia e comportamento.

O estudioso é um dos maiores especialistas na temática que alia comportamento e economia. Além deu ser autor de livros e artigos que tem influência na área.

Dan Ariely aplica o “previsivelmente irracional”, seu principal estudo sobre a volatilidade do ser, em uma série de empreendimentos.

Dan Ariely e o empreendedorismo

Dan Ariely

Dan é um dos membros fundadores da BEworks, empresa que trabalha com gestão da prática da aplicação da ciência comportamental para os desafios de estratégia, marketing, operações e políticas.

O negócio foi vendido, em 2017, para Kyu Collective.

Ele também é um dos criadores da Timeful, aplicativo que auxilia na gestão de tempo. Em 2015, a ferramenta foi adquirida pelo Google.

Além disso, Ariely é o chefe de comportamento da Qapital.

No final de 2016, Dan Ariely criou a Irrational Capital. Na empresa ele aplica seus estudos sobre a influência que irracionalidade do homem tem nos investimentos realizados.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!
Deixe sua opinião sobre Dan Ariely