Cristina Palmaka

  • Nome Completo: Cristina Palmaka
  • Local de Nascimento: São Paulo, Brasil
  • Filhos: 1
  • Nacionalidade: Brasileira
  • Formação: Ciências Contábeis
  • Ocupação: Executiva
  • Estado Civil: Casada
  • Redes Sociais:

Quem é Cristina Palmaka

Cristina Palmaka é a presidente da SAP no Brasil. Ela assumiu o posto em 2013, após a saída de Diego Szodan para liderar todo o polo da América Latina.

Formada em ciências contábeis pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), Cristina Palmaka conquistou o posto a partir da estratégia de expansão da SAP em território brasileiro.

Empresa de origem alemã, criadora de softwares de gestão de empresas, a SAP Brasil tem cerca de 1,5 mil funcionários e 4,5 mil clientes no Brasil.

Trajetória de Cristina Palmaka

Cristina Palmaka é formada em ciências contábeis pela Fundação Armando Álvares Penteado com pós-graduação e MBA pela Fundação Getúlio Vargas e extensão pela Universidade do Texas. Tem mais de 30 anos de atuação profissional.

Antes de assumir ao cargo, ela trabalhou em outras multinacionais, como a HP, a Philips e a Microsoft.

Ainda que a carreira tenha sido traçada na área de tecnologia, em declaração à Época Negócios de maio de 2018, afirmou que a tecnologia é o menos importante hoje em dia.

Para Palmaka, o essencial é que um grupo esteja cercado de profissionais que entendam o impacto daquilo que é produzido. “Se uma empresa não tem um time engajado olhando para o impacto da tecnologia, ela não muda”, afirmou à publicação.

Além do grupo de funcionários que lidera, Cristina Palmaka se dedica também a corridas de longa distância – conta com mais de uma dezena de provas no currículo, incluindo a tradicional São Silvestre.

A modalidade entrou na vida dela em 2000, ano que saiu da Philips, onde teve sua primeira experiência profissional e permaneceu por 15 anos.

Ao sair, fez parte do quadro de funcionários da HP, onde ficou por cerca de 10 anos. Depois, Cristina Palmaka passou pela SAP Brasil por um breve período (entre 2009 e 2010) e ocupou uma vaga na Microsoft.

Na gigante de tecnologia norte-americana, ficou por três anos. Foi quando surgiu o convite para ser a presidente da SAP Brasil.

Como CEO da filial brasileira da SAP, é reconhecida pela abordagem estratégia para liderar equipes na busca de resultados. A expertise lhe rendeu, em 2016, o título de Executivo de Valor, conferido pelo jornal Valor Econômico.

E os feitos continuam dando frutos: o primeiro data center da SAP na América Latina a ser lançado no Brasil. O projeto, criado para a plataforma de serviços SAP Cloud Platform, oferece ao mercado serviços inovadores, seguros e ágeis para aplicações na nuvem.

Ao ser questionada sobre o que a motiva no cargo, destaca a possibilidade de treinar times de alto desempenho e criar soluções que afetam positivamente a vida da população, em áreas como saúde.

No Brasil, Cristina Palmaka é uma das poucas mulheres a ocupar o posto mais alto de uma grande empresa. E ela pretende deixar um legado por onde passa – por isso o foco constante no desenvolvimento de pessoas.

Em entrevista a Confirp Consultoria Contábil, Cristina Palmaka deu a dica para quem acredita ser impossível equilibrar vida pessoal e profissional: “O meu segredo está na disciplina e foco”.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!
Deixe sua opinião sobre Cristina Palmaka